terça-feira, 17 de julho de 2018

Colo de mãe


Quando se é adolescente a pressa em chegar à maioridade é muito grande. Os jovens contam nos dedos o tempo que falta para se livrarem da casa dos pais. Pensam que a vida será um mar de rosas longe da família.

No início tudo parece fácil. Mudar de cidade, conhecer outras pessoas, se encantar com as novidades.
De repente, a nova rotina mostra que tudo não passava de ilusão. Uma doce ilusão. Lavar a própria roupa, arrumar a casa, lavar o banheiro, descongelar a carne (senão não terá comida), lavar a louça, faz o jovem sentir uma grande saudade do colo da mãe.

A mãe lavava a sua roupa, arrumava seu quarto, lavava o banheiro, preparava a sua comida, lavava a louça e nunca reclamava. Tudo estava pronto na hora certa. A única preocupação do jovem era estudar.

Então, porque a pressa de deixar para trás o colo da mãe? Bendita pressa que apressa tanto o jovem na sua adolescência.

É chegada a hora de crescer, de aprender a tirar o pó, de cozinhar, de lavar e passar a própria roupa.
É hora do jovem caminhar com as suas pernas, de desmamar (como diziam os mais velhos). Tudo tem o seu tempo para acontecer, não há necessidade de acelerar o tempo.

Os meses voam e o jovem não vê a hora de voltar para a casa dos pais para passar as férias. Como é bom ter o colo da mãe por algumas semanas! Por alguns dias no meio do ano o jovem descansa daquela rotina cansativa de estudar e ter que cuidar dos afazeres da casa. 

A mamãe nunca se cansa. A mamãe não reclama. A mamãe faz tudo com amor. A mamãe quer ver o (a) filho (a) feliz.

Nesse período de férias, o jovem pode dormir até o meio dia e apenas curtir o descanso merecido.

Agora aquele jovem que não via a hora de sair de casa aconselha a irmã e os primos mais novos.

- Não tenham pressa de sair de casa. Curtam o colo da mãe enquanto podem, a rotina, depois que passamos a morar sozinhos é outra, muito desgastante.

A melhor fase, sem dúvida, é aquela em que o único compromisso do jovem é estudar para tirar notas boas.

Depois que ele opta por sair de casa, além do compromisso de estudar, o jovem tem que aprender a se virar, tomar decisões, cuidar do lugar onde mora. Ele tem que ter responsabilidade.

Sem dúvida essa nova fase acrescentará muito à vida do jovem. Tirando a saudade do colo da mamãe, ele vai ter oportunidade de crescer, de ter autonomia, de enfrentar e vencer os desafios.

Esse jovem se tornará uma pessoa segura de si, realizada profissionalmente, será um vencedor.

O colo da mãe? Ele terá sempre que quiser, independentemente da idade. Basta ligar ou mandar uma mensagem. A mãe fará seu prato preferido.




Sua visita me deixa muito feliz, responderei seu comentário com carinho.

Obrigada,
Cidália.


46 comentários:

  1. Fiquei morando sozinho 7 anos por motivo de trabalho. Só assim para dar valor da falta que a mãe faz, voltei na primeira oportunidade. Morar só é horrível!!!

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gustavo, você viu como uma mãe é insubstituível!! Obrigada pelo depoimento!
      Abraço!

      Excluir
  2. oi!
    belo texto :D quando somos crianças queremos crescer e ser livres, mas quando isso acontece queremos voltar a infância. Muitas vezes iremos sentir falta daquele colo que nossa mãe nos dava <3
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana!
      Nem fale, é a mais pura verdade!! Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  3. Lindo e maravilhoso o texto, quando eu era adolescente também contava nos dedos a hora de ter a idade adulta, pensava em sair de casa viver a minha vida, mas quando vamos embora a gente sente a falta da mãe, desse colo tão gostoso. Mãe sempre vai está de braços abertos para os filhos, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucimar pelo depoimento!! Sim, só uma mãe tem um colo tão gostoso e acolhedor!
      Beijos!

      Excluir
  4. Só li verdades. Quando jovens ficamos naquela ansiedade injusta de sairmos de casa e desbravarmos esse mundo tão imenso, quando vemos a realidade da vida aí queremos tornar atrás, mas já é tarde, assumimos compromissos e temos que respeitá-los!
    Fato é que nossa mãe sempre estará lá, para o que precisarmos, sem medir esforços como sempre o fez!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Amilton,nem sempre é possível retornar, mesmo a vontade sendo grande. Obrigada pelo comentário!!
      Abraços!

      Excluir
  5. Muito verdade neste texto! A gente quer crescer mas qdo cresce se pergunta: Éramos felizes e nao sabíamos! Como era bom o colo, ter que preocupar só com os estudos. Mas precisamos crescer e ter responsabilidades tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida, Vany! Chega uma hora em que o filho precisa aprender a se virar, a assumir suas responsabilidades. Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  6. Adorei demais o seu texto, confesso que sou do time que não quer sair de casa não rsrs Mas, aqui em casa aprendemos a fazer as coisas desde pequena e meus pais não dão nada de mão beijada rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo, Érica, afinal os pais precisam de uma mãozinha, não podem dar conta de tudo sozinhos. Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Texto lindo! Colo de mãe é tudo. Não importa a idade que temos, às vezes tudo o que precisamos é do colo delas. O importante é aproveitar cada minuto enquanto ainda temos elas conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Mariana, a minha mãe sempre esteve presente, mesmo doente, enquanto aguentou. Muito obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
  8. Devemos aproveitar o colo materno até o último minuto, pois faz muita falta, não queiram crescer rápido demais, pois é tão bom ter sua mãe a seu lado, ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Ga, não é preciso ter pressa! Nada como o colo da mãe!! Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  9. Adorei o texto!
    Sempre vai ter o colo de mãe nos esperando independentemente da idade! Mãe é uma só, precisamos dar valor enquanto a temos
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade, o colo da mãe sempre estará disponível, não importa a idade do filho. Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
    2. Muitos precisam viver longe pra aprenderem a dar valor a família,eles dizem que querem viver longe dos pais pra terem liberdade só que depois de algum tempo sentem falta do aconchego da família .adorei o texto .

      Excluir
    3. É a mais pura verdade Cleuza, quando eles têm que se virar sozinhos sentem muita falta da família. Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi
    muito o texto só verdades,muitas vezes eu penso e como queria voltar a ser criança ter aquela proteção sabe,afinal nada melhor que o colo dos nossos pais onde ensinou muita coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Alzinete, às vezes bate uma saudade!! Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  11. Colo de mãe é tão bom, não há nada melhor que o aconchego de quem nos ama incondicionalmente. Crescer é bom, mas de vez em quando a saudade da infância bate e a figura materna é uma das mais doces recordações que podemos ter ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga, Patrícia!! Volta e meia me pego recordando o tempo em que tive a minha mãe. Muito obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  12. Acho que o título e a imagem ja dizem tudo rs, pena que a maioria das pessoas só da valor quando nao tem mais

    ResponderExcluir
  13. Totalmente verdade viu? Também fui dessas adolescentes que não via a hora de sair de casa, ser independente, fazer minhas coisas... Agora passar com meus pais junto de minha mãe é tudo que sempre mais quero. Vida de adulto não tá com nada, rs. Amei o texto! Mãe é tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Daiana, nem fale! Vida de adulto tem muitas responsabilidades!! Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  14. Eu nunca quis crescer, nunca quis ter 18 anos, porque sabia das responsabilidades que teria. Acho que depende muito da realidade de cada um, para influencias nos desejos, escolhas e vontades. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Nati, depende sim de cada realidade! Muito obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
  15. Que texto lindo. É bem assim mesmo, colo de mãe é bom em qualquer idade, eu nunca tive pressa de crescer não haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você faz bem em não ter pressa, Suzi! Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
  16. Como é bom o colo de mãe, e que bom seria se todos valorizassem isso enquanto ainda tem. Hoje muitos jovens acabam ficando até mais tarde em casa, passou em uma reportagem, mas acabam se acomodando com todo esse aconchegam, custam a amadurecer e adiando uma independência. De ambas as formas tem seus pontos negativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Evandro, muitas vezes só damos valor ao colo da mãe depois que o perdemos. Assisti essa reportagem!! Pois é, tem filho que se acomoda, rsrsrs. Obrigada pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  17. Morei sozinha por uns anos em outra cidade, agora estou temporariamente na casa da minha mãe e vivenciando isso novamente. Mas em breve me mudo de novo e vou voltar a fazer tudo em casa, mães são anjos, é muito desgastante cuidar da casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a minha mãe morando comigo por uns tempos e foi muito bom. As mães são verdadeiros anjos!! Obrigada Ju pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  18. Seus textos são sempre tão maravilhosos e tem o dom de nos fazer mergulhar em lembranças.
    Esse texto me fez lembrar um tempo em que já estive no lugar do jovem, hoje me vejo no lugar da mãe que espera ansiosa e com amor a vista das filhas.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço suas as minhas palavras, Fernanda, tal como você espero ansiosa e com amor a visita do meu filho, nora e neta. Obrigada pelo comentário!!
      Beijinhos!

      Excluir
  19. Colo de mãe é tudo só damos valor depois que somos adultos ou nos tornamos pais! excelente reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Cibele!! Muito obrigada pelo comentário!

      Beijo!

      Excluir
  20. Quando somos pequenos, nossos pais incutiram em nossas mentes que precisamos ficar na escola. Para as crianças que preferem jogar, é difícil entender por que a educação é importante. Sem nossos pais lembretes constantes, muitos de nós não seriam tão bem sucedidos como somos hoje.é a melhor e pior fase da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pais sempre querem o melhor para os filhos e muitas vezes os filhos não os entendem. Muito obrigada, Leny pelo comentário!
      Beijo!

      Excluir
  21. Temos que dá muito valor à quem está agora do nosso lado. Agora que sou mãe, digo sempre pra minha mãe que a amaoooo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, sua mãe deve ficar muito feliz!! Obrigada, Bruna, pelo comentário!

      Beijo!

      Excluir
  22. Hoje que sou Mãe entendo perfeitamente BEM esse COLO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Obrigada, Brunella, pelo comentário!

      Beijo!

      Excluir