sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Amor sem medida




Uma conversa numa manhã qualquer. Um desabafo com as colegas. A frase ouvida serviu de inspiração para este texto. "A melhor coisa que você faz é cuidar da sua mãe". Certamente sua filha cuidará de você na sua velhice, pois ela estará seguindo seu exemplo.

Quantas e quantas noites uma mãe cuidou dos filhos sem reclamar. Com toda a paciência do mundo, ela se entregou de corpo e alma ao recém nascido. Desde então, acompanhou todos os passos do pequeno até que ele tornou-se independente.

No entanto, quando essa mãe está envelhecida, impossibilitada de se cuidar sozinha pelo peso da idade, alguns filhos não encontram tempo para cuidar dela. Mesmo aquele que tem tempo não tem paciência na maioria das vezes.

Sabemos que tem idoso que possui um temperamento difícil, que dá trabalho. E tem o idoso que só quer um pouco de atenção. 

Alguns idosos sentem-se abandonados. Suas histórias repetitivas já não atraem nenhum ouvinte. 
Uma criança precisa de atividades para se manter ocupada. Uma pessoa com a idade avançada também precisa de atividades para se distrair. Essa pessoa, muitas vezes só quer falar. Se ela passa o dia sem fazer nada, sem sair de casa, provavelmente não tem assunto para conversar, por isso fala do passado.

Uma frase marcante diz que uma mãe é para cem filhos, mas cem filhos não são para uma mãe. Todo filho deve lembrar da seguinte frase: aquele que cuida com amor será retribuído.

Idosos não são descartáveis. Idosos precisam de atenção e carinho. Muitos precisam de estímulos para praticar uma atividade física. A qualidade de vida é importante para que as pessoas vivam bem, com disposição e saúde. 

É necessário que a pessoa queira fazer algo para melhorar sua qualidade de vida. Nada pode ser forçado. Estimular é uma coisa, forçar é outra bem diferente. Se a pessoa faz algo por vontade própria o resultado será mais eficiente. 

Ninguém pode esquecer que a velhice faz parte do processo natural e é uma bênção alcançá-la com saúde. E aqueles que a alcançam com a saúde fragilizada precisam de cuidados, de amor e carinho.

Uma senhora de 87 anos ainda tem forças para sair sozinha de casa, descer e subir a escadaria. Como dorme até tarde, toma o café e sai pela vizinhança na hora do almoço. Para na casa de algumas conhecidas e se queixa da filha, diz que o almoço vai demorar para sair, quando na verdade o almoço estava quase pronto na hora em que saiu. Ela não almoçou porque tinha acabado de tomar café. Seu passatempo é reclamar da filha e dos netos, diz que a deixam sozinha. Haja paciência! Mas, é necessário que a filha e os netos sejam pacientes.

Esse é apenas um caso entre muitos que ouvimos por aí. 

Um abraço em agradecimento pela sua visita!

Cidália.















49 comentários:

  1. Que coisa mais linda, eu faço bem assim. Cuida da minha mãe, queria poder dar mais, nunca será o suficiente por todo o amor e dedicação que ela teve e ainda tem por mim. Cuida de mim e dos meus filhos, uma avó excepcional. Espero ter o mesmo carinho e dedicação pelos meus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você será bem cuidada sempre pelos seus filhos, Nique!
      Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
    2. Ainn amore. Espero que sim. Cuida com todo meu amor, assim como cuido da minha mãezinha também

      Excluir
  2. Isso é muito verdade Cidália! Precisamos cuidar com carinho de quem cuidou de nós com tanto amor e empenho. Super reflexivo e verdadeiro seu texto!

    ResponderExcluir
  3. Isso é tão VERDADE. Eu vejo um descaso infeliz com os idosos e, muitas vezes, isso realmente me dói. O que custa cuidar com carinho quem já fez isso por nós?

    ResponderExcluir
  4. A uns dois meses eu venho ajudando minhas tias a cuidar da minha vozinha. Para mim é uma honra de tê-la em vida. Cuido dela com todo amor, pq sei o quanto ela é importante na minha história.
    Aprendemos muito cuidando dos mais velhos.

    Bjs

    www.meloleticia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Letícia! Sua avó é uma pessoa de sorte por ter você por perto.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  5. Gostei muito desse texto porque vc esta relatando o que acontece com muitos , fazem tudo pelos filhos e quando estão idosos os filhos não tem paciência alguma .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cleuza, pelo comentário e carinho de sempre!
      Beijos!

      Excluir
  6. Idosos são pequenos anos envelhecidos. Eu tenho 3 avos, e daria minha vida por eles se fosse preciso.Teu texto ficou lindo. ♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus avós são abençoados por ter uma neta como você, Andréia!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  7. Texto lindo e reflexão beeeem oportuna.
    Dói no coração ver ou saber que existem idosos abandonados, mal tratados, quando na juventude deram praticamente a vida pelos seus.
    Amor, acho que esse sentimento resume muito a carência da nossa sociedade atualmente.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Malu, é muito triste!
      Muito obrigada pelo comentário, fico feliz sabendo que você gostou.
      Beijos!

      Excluir
  8. Texto lindo e refletido!! Mães já são sinônimos de amor e superação, é como se ela ensinasse tudo para nós menos saber como viver sem elas. Amei demais, temos que cuidar de nossos familiares, principalmente das mães que nos criaram na dificuldade e carinho. Um dia retribuirei pelo menos metade das coisas que minha mãe fez para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você pensa assim, Nathaly! Sua mãe tem sorte em tê-la como filha.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Achei seu texto incrível e muito sentimental, realmente dá uma dor no coração ver como falta empatia nas pessoas, principalmente pelos mais velhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leonardo, vamos ter esperança que haja mais empatia nas pessoas.
      Obrigada, abraço!

      Excluir
  10. Meus pais já têm idade bem avançada e realmente não é tão fácil entender e aceitar. Meu pai sempre foi extremamente agitado, vivia arrumando coisas novas para fazer, hoje está com 86 anos e já não tem mais a mesma paciência de antes, acha que tudo está errado, mas diz que não vai melhorar porque já fez a parte dele. É fato que o respeito tem que sempre ser mantido, mas precisamos tentar entender e nos fazer entendidos para não acabar entrando em um mal entendimento que poderia ser evitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Carla, seu depoimento complementou meu texto.
      Beijos!

      Excluir

  11. Já pensou em deixar seu blog com um layout atualizado para esse ano? Um layout responsivo e bem arrumadinho, com a sua cara? O MK designer pode te ajudar, temos layout lindos a pronta entrega e também pacotes que cabe no seu bolso... Bora aproveitar? Entre na nossa página para conhecer... https://www.facebook.com/mkdesignerelayouts1/ se quiser um orçamento, é só chamar...

    ResponderExcluir
  12. Ja ouvi diversas vezes o inicio desta postagem, o fato é que vivemos como se não houvesse amanha e muitas vezes este amanha chega. Como a mãe cuida dos filhos seria o ideal esta reciprocidade que nem sempre acontece ainda mais no mundo moderno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse uma coisa bem certa, Carla, vivemos sem pensar no amanhã. Com certeza!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  13. Eu cuido da minha mãe porque quero ser cuidada da mesma forma por meus filhos. Lei do retorno! Aqui fazemos, Aqui recebemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Tânia, e será!
      Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Sabemos que necessitamos da experiência dos idosos, mas esperamos que ela venha como.nos gostaríamos. Na verdade , ela vem como.precisamos...o importante é ter sensibilidade para perceber.bjs de sua amiga Sara.

    ResponderExcluir
  15. Essa é uma verdade que não há maneira de contestar, os nossos idosos são desprezados pelos seus familiares, seus vizinhos, pela sociedade e até pelo governantes. Homens e mulheres que tanto ajudaram e trabalharam, passam a ser vistos como desinteressantes e chatos. Nós, os mais jovens, esquecemos que temos tanto a aprender com eles, ricos conselhos podemos adquirir, exemplos de vida e experiência! Eu mesmo adoro conversar com meu avô materno em nossos encontros, quantos aprendizados! Nossos idosos não são chatos ou desinteressantes, são sábios e cultos, conhecem os mistérios da vida!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais pura verdade, Amilton. Seu comentário foi enriquecedor, obrigada!
      Abraços!

      Excluir
  16. É querida uma pena que tem muitos filhos que não querem saber de cuidar dos pais, muito triste já que eles cuidaram dos seus filhos a vida toda, o amor dos pais e um amor sem medida, é para sempre, eu tenho 3 filhos e espero ser bem cuidada kkk já estou velhinha e fico aqui pensando como será! ótimo texto, parabéns, obrigada, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rúbia, é verdade, infelizmente. Muitos alegam não ter tempo.
      Muito obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  17. Esta é uma situação que devemos ate compreender pois os idosos viveram em uma época diferente da nossa. É necessario muita compreencao por nossa nossa parte alem de cuidar dos idosos pois eles cuidaram de nós..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Robson, e é necessário muito amor.
      Obrigada, um abraço.

      Excluir
  18. Acho importante os exemplos que damos a nossos filhos , mais não todos seguem a risca . Procuro ser muito presente em minha família , cuidar do meu pai , filhos e netos , pois um dia precisarei também de cuidados .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa Márcia, é isso mesmo.
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos.

      Excluir
  19. Realmente temos que cuidar de nossos pais. Fico muito triste com as histórias de filhos que são capazes de deixar seus pais em um asilo, e muitas vezes nem visitar vão. Um lindo texto.

    ResponderExcluir
  20. Olá Cidália,

    Seu texto nos traz reflexões muito importantes. Realmente muitos filhos neglicenciam seus pais após os mesmos ficarem idosos e isso é bem triste, pois mostra como falta certa empatia de quem foi cuidado durante a vida toda. Idosos são como crianças, precisam de todo cuidado e amor que pudermos ofertar. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice,
      Fico feliz sabendo que gostou do texto!
      Muito obrigada, beijos.

      Excluir
  21. O descaso com os idosos cada dia aumenta mais,infelizmente nem todos da o amor necessário para os avós e pais idosos,texto incrível parabéns

    ResponderExcluir
  22. Que belas palavras, um texto que nos faz refletir sobre a vida, porque alias todos ficaremos velhos, e precisaremos de cuidados

    ResponderExcluir
  23. Complexo isso, e triste neh?! Trabalho em hospital e vejo muitos chegando la sozinhos, ou porque não tem alguém por eles, ou porque quem eles tem não pode estar com eles. Mas quem somos nós para julgar. Basta lembrar que a vida é ciclica - tudo volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito triste Janaína. Muitos idosos moram sozinhos.

      Obrigada, beijos.

      Excluir
  24. A lei do retorno... A minha vó cuidou da mãe dela para hoje ser cuidada pela minha mãe que será muito bem cuidada por mim!

    ResponderExcluir