sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Cara lavada


A foto de uma artista sem maquiagem e com a raiz do cabelo sem retoque, gerou muitos comentários maldosos, agressivos numa rede social. A maior polêmica.

Pensei em escrever sobre o ocorrido para tentar entender o que passa na cabeça de determinadas pessoas jovens.

Em hipótese alguma quero generalizar. Há jovens conscientes, respeitosos, educados.
Porém, este texto se refere àqueles jovens que pensam que ficarão jovens eternamente.

Ficarão rejuvenescidas as pessoas que passarem por tratamentos especiais, cirurgias plásticas e outras novidades que existem por aí relacionadas à estética.

Como diz meu marido, de que adianta esticar o rosto se não tem como mudar por dentro?
Uma parente comentou que tem partes do corpo que não tem como fazer uma plástica.
Não sou contra a plástica, mas, mesmo se eu tivesse dinheiro penso que não teria coragem de me submeter a uma cirurgia desnecessária.

Cada pessoa é livre para fazer o que quiser com seu corpo se a vaidade falar mais alto.
Àqueles que passarão pelo processo de envelhecimento das células, mesmo tomando alguns cuidados com a pele e com o corpo, enfrentarão rugas no futuro.

Só não passará por esse processo aquele que morrer antes.

A maquiagem ameniza os sinais do tempo e se bem-feita transforma uma mulher. Mas há lugares onde não tem como a mulher entrar maquiada. Dependendo do lugar a mulher tem que aparecer de cara limpa.

Alguns comentários defendendo a artista:

Só não envelhece quem morre jovem.

A beleza está nos olhos de quem sabe ver além da aparência física.

O pior é quem está falando mal e nem a maquiagem dá jeito.

O povo acha que só porque a pessoa tem dinheiro ela é imortal e tem uma fonte de juventude.

Se o artista aparece de forma natural o povo critica, se faz plástica o povo critica também.

Realmente tem pessoas que sempre vão criticar não só o artista, mas qualquer pessoa, por qualquer motivo, nem que seja uma banalidade.

Há quem prefira envelhecer naturalmente e outros que não aceitam a velhice. n
A velhice não deve ser motivo de piada, deve ser respeitada.

 Depoimento da atriz Laura Cardoso: 

Tinha uma colega que dizia que minha autoestima era grande, porque eu sempre confiei na minha cara do jeito que estava (risos). Não tenho problema algum com minhas rugas. Meu rosto reflete a minha vida, a minha alma, o que amei, o que sofri... Eu me gosto assim. 
As pessoas tratam o idoso como se ele fosse um robozinho. É um tal de “senta aí”, “come isso”, “faz aquilo”... Nunca fui vítima de grosserias, as pessoas se dirigem a mim com carinho e respeito. Mas não tem essa de “melhor idade”, não! De melhor, a essa altura do campeonato, só a experiência adquirida. Eu amo a juventude, a mocidade! Hoje, não tenho mais a força muscular e a pele bonita de anos atrás. É muito diferente! Acho que é o jeito com que você leva a vida que faz a idade ser melhor ou pior, seja na velhice ou na mocidade.


Sua opinião é muito importante para mim, obrigada!

Cidália.

28 comentários:

  1. Realmente há muitos jovens que pensam que vão ficar sempre com a mesma idade, e há aquelas pessoas que faz plástica todo ano pensando que vai ficar mais jovem, elas tem medo da velhice, a velhice é algo que todos nós vamos enfrentar não adiante se enganar, como você disse no texto a velhice não deve ser motivo de piada, deve ser respeitada, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com 72anos me olho no espelho e ainda me acho bonita so tenho que agradecer a Deus e a minha família que me dão carinho e respeito . Tem pessoas que maltrata os idosos mais um dia eles tbm vão envelhecer. adorei o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você continua muito bonita Cleuza, o tempo é seu aliado!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  3. É o estado de espírito que conta, com certeza. A melhor idade é aquela que vc se sente bem consigo mesma. Concordo com o que a Laura Cardoso disse.Está certíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Vany, o importante é a pessoa se sentir bem.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  4. O que interessa é o nosso otimismo e bem estar conosco mesmo. O resto deixe acontecer!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua reflexão! O pior é que comentários assim nem sempre vem somente de pessoas mais jovens, tem muita gente mais velha sem noção que se acha no direito de comentar sobre a aparência alheia, sem a menor empatia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada uma, não é mesmo Amanda! Muito obrigada pelo comentário.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Cidália, tudo bem?

    Gostei muito do fato de você trazer este tema para discussão no blog. Também ando vendo essa onda de pessoas que querem que os outros estejam sempre maquiados, com o corpo perfeito ou que façam mil plásticas para se adequar a um padrão. Isso me assusta, pois paro para pensar no que as nossas crianças vão se inspirar no futuro, já que tudo gira em torno dessa conspiração de beleza. Esse texto da Laura reflete muito como penso e é mais do que necessário. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, tudo bem!
      Que bom que você gostou do texto. Outro dia eu e minha irmã conversamos sobre as adolescentes que perdem horas se maquiando e que usam chapinha constantemente no cabelo, para sair de casa.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  7. Eu amo contos, meu forte é escrever crônicas, mas os contos passam uma história real para quem lê e isso é o que faz dos contos tão encantadores. Parabéns, ficou lindo esse conto.

    ResponderExcluir
  8. Idade é realmente estado de espirito, minha avó tem um espirito tão jovem, adora sair e viajar. Só envelhece quem quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua frase, é isso aí, só envelhece quem quer.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Muitas pessoas tem sérios problemas com suas aparência, achando que são feias e imperfeitas. Discordo com isso. Devemos estar feliz com nossas aparencias, independente da idade ou do que as outras pessoas vão falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essas pessoas sempre encontram alguma coisa para reclamar, nunca estão satisfeitas com seu corpo.
      Obrigada, Caio, abraço!

      Excluir
  10. Olá, muito complicado querer agradar pela aparência né? A beleza é demais relativa para que as pessoa criem tanto padrões. Acho que se basta a você se achar bonita de maneira natural, ok. A decisão é sempre da pessoa. E se isso a faz bem e feliz, pronto. As pessoas querem colocar nos outros suas frustações, e ai reclamam se alguém que "pode" mudar, decide não fazer nada. Se mais pessoas tivessem a consciência de si mesmo talvez não houvessem tanto padrões a se encaixar. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Adrielle! Muito obrigada pelo comentário que contribuiu com o meu texto.

      Abraços!

      Excluir
  11. Pois é. É um excelente post, que retrata uma triste realidade. Parece que as redes sociais só deu voz a pensamentos parecidos com esse. Infelizmente não é um caso isolado, sempre vemos preconceito e atrocidades sendo expostas assim, todo mundo se sente no direito de dar uma opinião. De repente envelhecer parece um crime, algo vergonhoso. Vá entender, né. Sinto pena das pessoas que tem uma deturpada ideia de beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Evandro, pelo comentário. Infelizmente, não sabemos o que se passa na cabeça de certas pessoas.
      Abraço!

      Excluir
  12. Eu fico muito triste quando vejo comentários negativos nas redes sociais e até no dia a dia. Sou da opinião que quando não temos algo positivo para dizer a alguém o melhor mesmo é não dizer nada. Nós não sabemos até que ponto o nosso comentário negativo poderá influenciar a outra pessoa. Tem muita gente vivendo em depressões profundas. Um mau comentário pode ser o início do fim. Depois que ganhamos em fazer esse tipo de comentários? Não é muito melhor espalhar luz que escuridão?
    Gostei muito do seu post. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também penso que às vezes é melhor ficar calado do que ofender alguém. Você está certa, é melhor espalhar luz.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  13. Minha sogra sempre diz" Não quer ficar velho, morra jovem!"
    Eu concordo com as pamapalada Laura Cardoso, nossa pele traz a marca do que vivemos, amoresz superações, alegrias...e como diz seu texto, plásticas não resolvem tudo, não muda quem se é por dentro.
    Eu não sei se viu o mesmo POST que eu, mas eu fiquei animada com a crueldade humana do povo falando mal da Xuxa essa semana.

    Parabéns pelo POST!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu adoro contos indepentende do gênero e posso dizer tranquilamente que esse ficou bem caprichado, a publicação está muito boa. Sobre a aparência eu vejo que muitas pessoas tem dificuldade em lidar com o espelho, tem sérios problemas com a aparência e acho que isso não deve ser algo extremamente relevante, temos que ser felizes e nos amar em primeiro lugar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você gostou do conto, obrigada pelos elogios!
      Concordo, devemos nos aceitar antes de tudo.
      Abraço!

      Excluir