sábado, 26 de janeiro de 2019

Snoopy


Logo que ele nasceu foi o escolhido entre os irmãos pela minha sobrinha, a dona da sua mãe, para ser nosso.

A data de nascimento registrada na caderneta de vacinação é 26/04/03.

Ele veio para casa com quinze dias, com o rabinho cortado (naquela época era comum).
Uma caixinha foi arrumada para ser sua caminha, com um pano que tinha o cheiro da mãe (alguém nos orientou para que fizéssemos isso) e um ursinho.


Seu nome foi sugestão de uma namorada do meu filho.

Desde então ele foi ganhando peso e tamanho.

Uma mistura de chihuahua, basset e pinscher, ele sempre foi muito bravinho. Banho só eu (cantando para ele) ou no pet shop. Uma vez meu marido foi dar um banho nele e ganhou uma mordida.

- Ele é o melhor amigo dele mesmo – eu disse – rsrsrs.

Comeu a mesma ração sempre, só mudou para de acordo com a idade, para sênior. Além da ração, criou o hábito de pedir a nossa comida, no café, almoço e janta. Entre as frutas, coco, melancia e mamão.

Não devíamos dar pão, porém, ele foi mal-acostumado.

Pão de minuto, era só ele sentir o cheiro que ia pedir na frente do fogão. Cheguei a fazer um vídeo.

Bolacha só com margarina ou requeijão.

Seu brinquedo, um osso de plástico, era seu maior divertimento. Nós cansávamos de jogá-lo e ele não se cansava para ir buscá-lo.


Se chegava alguém aqui em casa ele avançava, cheirava os pés e depois levava o osso para a pessoa jogar para ele.

Duas parentes morriam de medo dele. Uma delas chegava aqui com um pedaço de pau na mão para se defender. Não batia nele, era só para afastá-lo. A outra não fazia isso, mas era preciso o segurarmos no colo.

Um cachorro pequeno, muito ativo. 



Não teve nenhuma namorada. Apenas uma amizade colorida com uma gata. Estavam sempre juntos, se roçando um no outro. (Pena que não achei nenhuma foto dos dois juntos).

Até outro dia me acompanhou até a garagem, mas por estar enxergando pouco, caiu da escada. Graças a Deus não se machucou, apesar de ter rolado escada abaixo como uma bola. A partir desse dia os cuidados foram redobrados.

Atualmente, sua visão está turva. Dorme a maior parte do tempo. O levamos para tomar sol no quintal. Sozinho, ele tem dificuldade para subir o degrau que tem na área.


Já chegou a ficar rouco de tanto latir algumas vezes em que ficou sem nós por quatro dias.

Têm dias em que ele enjoa da ração. Outros em que volta a comê-la. Às vezes, ainda late na hora da refeição para pedir a nossa comida.

A veterinária falou que ele é um guerreiro. No final do ano passado fez exame de sangue. Teve que fazer um tratamento por causa do tártaro.

Quase não ouve mais. Agora, quando chega alguém aqui em casa, depois de muito tempo que ele aparece.

Esperamos que ele viva muitos anos ainda.

Quanto ao osso de plástico está guardado. Ele não se lembra mais dele, ou não o enxerga. Passou sobre ele e o ignorou.

O osso de plástico está bem velhinho e jaz dentro de uma caixa. Um dia, bem longínquo, será uma bela recordação. (Esperamos!)


Obrigada pela visita,

Cidália.

31 comentários:

  1. Ai Cidália.... chorei aqui!
    Fiquei emocionada qdo vc mencionou que ele nao ouve mais e qdo chega pessoas na sua casa ele aparece bem depois. E o osso de plástico?Que ele amava que jogassem pra ele e ele ia buscar? Agora, está abandonado. Eu tenho duas cachorrinhas aqui e uma delas tem 10 anos. Eu fiquei refletindo em seu post, que um dia poderá ser assim por aqui tbm. E me deu um aperto no coração.Como são nossos amigos né? Como são fiéis! Que linda homenagem para o snoopy! Gostei de conhecer esse guerreirinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Vany, pois é, esses nossos amigos que nos dão tanta alegria envelhecem e precisam de cuidados redobrados. Além do Snoopy tenho uma gata, a Nina, que já tem uma certa idade também.
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu amo bichos. Sou louca por cachorros, mas esta hora da velhice é meio triste, bom que fica as recordações. Amei o snoopy, ele pedir a visita para jogar o osso, demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Meirilene, quando a velhice chega para os animais é triste! Obrigada pelo comentário.
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse texto é tão comovente que não consegui ler o final, vou ler mais tarde, vcs são muito carinhosos com esse lindo cachorrinho . A velhice chega até o os animais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Cleuza! Nem fale, os animais ficam tão frágeis quanto às pessoas na velhice.
      Beijos!

      Excluir
  4. É muito triste quando nossos bichinhos ficam doente, tenho uma cachorrinha que está aleijada, é tão triste, ela se arrasta, não consegue se mover, usa fraldas porque não controla o xixi nem o cocô. Mas ainda assim é uma danada, as vezes destrói tudo o que ver pelo chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dó, mas ainda bem que ela tem vocês que cuidam dela com amor.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  5. Eu que amo o meu querido Bobby fiquei bastante emocionado com esse texto. Como pegamos tanto amor por esses bichinhos, não é mesmo? Acabam fazendo parte da família, não há como negar. Torço para que o seu filho de pelos ainda lhe garanta muitos bons momentos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Amilton, nem fale. Amém, esperamos que ele viva muito tempo ainda.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde, Cidália! No início do.mes , meu cunhado Eudes, perdeu sua gata de o 4 anos, vítima daquela doença que naonpuso escrever o nome. Tive de segurar a emocao quando Eudes goi se despedir dela. Minha sobrinha ficou com ela ate o fim acariando sua cabeça. Eu tenho alguns gatos saudáveis, mas já com idade avançada. Sei que um dia ir ao, mas enquanto isso não ocorrer saberão q são muito amados(meus 13 gatos).gatos jogados em minha garagem , abandonados na praca ou terrenos baldios, poucos nascidos aqui em casa. Eu consigo sentir neles gratidão por terem cuidados médicos, ração, água fresquinha várias vezes ao dia, minha amizade por eles, longas conversas no quintal e conselhos. Já te visitei em sua casa e ele ficava rodeando a mesa para comer o que estávamos comendo.o dia que ele se for e de forma natural saiba vc que é terá cumprido a sua missão com vc e sua família.Sinta, chore, saiba que a vida continua e do outro lado ele encontrará muitas amizades e pessoas q o amém tanto quanto vcs o amam.bjs de sua amiga, Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sara! Sei o quanto você se preocupa com seus gatos e como cuida bem deles, Deus a abençoe! Que legal que sua sobrinha ama os animais tanto quanto você!! Acredito que seus gatos são gratos por tanto amor e carinho dedicado a eles. Tenho esperança que Snoopy viva um bom tempo!
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos da sua amiga,
      Cidália.

      Excluir
  7. Da uma emoção ler essa história, os animais são uma benção nas nossas vidas!

    ResponderExcluir
  8. Cidália, que linda homenagem ao Snoppy, que cercado de tanto carinho, continua guerreiro, apesar de tantas dificuldades. Tenho uma filhotinha, bem pequenininha, uma jovem senhora poodle que também fará 16 anos no dia 07 de março. Já enfrentou cancer de mama por duas vezes, até que retirou todas as maminhas quando tinha uns 6 anos. Já enfrentou tantas doenças, e em junho teve que ser operada às pressas para retirar o útero e o ovário, quase morreu. Ficou 5 dias internada, os únicos ao longo da vida que ficou longe da família. Há uns anos também foi perdendo a visão e audição, parou de subir escadas, caiu em um buraco de construção com quase 2 metros de fundura. Hoje sem enxergar anda pra todo canto, mesmo sem ouvir faz festa com o nosso cheiro quando nos aproximamos, anda pra todo lado, bate a cabeça, mas não desiste, toma água sozinha, etc. Uma guerreira também, que amamos demais. Que tenham mais pessoas como nós que não abandonam seus bichinhos quando ficam velhinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evandro, senti vontade de escrever sobre ele ao ver sua foto de quando era apenas um filhotinho.
      Olha só, a sua Kenny é dois meses mais velha que o Snoopy. Por tantas coisas que ela passou é uma guerreira mesmo. Que sorte a dela de ter pessoas tão boas que a amam e cuidam dela com carinho. É verdade, quando eles estão velhinhos precisam muito de nós, do nosso afeto.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Fiquei emocionada a ler isto :( Na universidade afeiçoei-me a um cão e depois quando acabei o curso voltei para casa e ele ficou lá com os seus donos, como é normal. Mas uns tempos depois voltei para o visitar e ele já tinha morrido, de velhice mesmo. Tinha 20 anos. Fiquei muito triste mas fiquei feliz por ter feito parte dos últimos anos de vida dele. Ao ler a sua história lembrei-me dele porque ele também era surdo e cego, ele só me reconhecia pelo cheiro e mal eu chegava a casa ele percebia e começava logo a abanar o rabo. Ele ainda vai viver MUITO! Aproveite o seu tempo com seu menino, faça de tudo para que ele tenha uma boa vida, ele ainda tem muito para viver e receber amor :D

    Beijinhos, Brenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que esse cão viveu 20 anos, tenho esperança que o Snoopy viva tanto quanto ele! Obrigada pelo comentário!!
      Beijinhos, Cidália.

      Excluir
  10. Fiquei bem emocionada ao ler seu relado, tenho uma bbzão aqui ele não tem um olho :( quando escapou bateram tanto nele que ele perdeu um olho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode ter alguém com tanta maldade assim capaz de fazer uma barbárie com um ser indefeso? Obrigada pelo comentário, um afago no seu bbzão!
      Beijos!

      Excluir
  11. Aqui perto tem um condomínio cheio de gatos, os moradores de lá cuidam com todo amor, levam no veterinário e até ajudam a procurar lares adotivos,aqui em casa tem dois que não são meus e sim dos meus primos, mas vivem mais aqui que na casa deles.

    Eu tive muitos cachorros quando criança, mas depois do ultimo que se foi muito velinho minha família não quis ter outro porque sofremos muito,mas tenho muitas fotos com ele e foram anos muito animados desde que ganhamos de presente.

    Seu post ficou lindo ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom saber que tem tanta gente boa que se preocupa com os animais!
      Eu te entendo muito bem, Kira, obrigada!!

      Beijos!

      Excluir
  12. Eu não quero mais cachorro depois que o Beethoven morreu. Sofri demais, só de ter lido seu post já fiquei com os olhos marejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo seu cachorro! Quando o meu se for também não vou querer outro.
      Obrigada, abraço!

      Excluir
  13. Oi Cidália, sua linda, tudo bem?
    Meu coração ficou apertado com seu texto. Estou torcendo muito para que ele viva muitos anos, mas principalmente, sem sofrer. É da família, às vezes até mais amoroso e companheiro que uma pessoa, não é? Dá muita vontade de ter um também.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cila, tudo bem!!
      Eu espero que ele viva muito tempo ainda, sem sofrimento. Sim, é verdade!!
      Beijinhos!

      Excluir
  14. Me fez chorar agora ao ler seu texto,isso me lembrou da minha cachorrinha Bilu,Quando Viemos Para Japão tivemos que deixá-la, ela já estava velhinha, foi difícil, mas tive que optar por deixar minha amiguinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, nesse caso você não teve outra opção. Mas, certamente quem ficou com ela cuidou dela com amor.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  15. Meu Deus que...sentimento. Os animais são seres maravilhosos e apoderam-se dos nossos corações de uma forma incrível!

    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a mais pura verdade!!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir