sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Aborrecência


Adolescentes, chamados por muitos de aborrecentes, só querem curtir a vida sem pensar nas consequências.

PS: Não estou generalizando, conheço muitos jovens bem educados e responsáveis.

Acordei uma manhã ouvindo um bate boca entre uma vizinha e seu filho adolescente. Não entendi o que estava acontecendo, porém pela alteração das vozes, deduzi.

Sei que não é da minha conta o que acontece na casa ao lado. Então, por que estou falando sobre isso neste texto?

Talvez para fazer uma comparação com os adolescentes de antigamente e os de hoje em dia.

Comecei a trabalhar aos 13 anos com meu pai num pequeno comércio que vendia de tudo, material escolar, doces e bebidas. Eu o ajudava muito no período em que não estava estudando.

Tive algumas paqueras. Naquele tempo era comum os pais serem os últimos a saber sobre os namoricos dos filhos.

Uma vez pedi par ir à festa do sorvete na escola e acabei indo ao clube me encontrar com um rapaz que eu estava paquerando. Minha sobrinha mais velha, que era um ano e oito meses mais nova que eu, era a minha cúmplice.

Um parente que me viu beijando o tal rapaz (era uma aula de beijo, rsrsrs), contou ao meu pai. Quando cheguei em casa fui recebida com violência. Foi a única surra que levei do meu pai, ele já tinha me dado um tapa no bumbum quando subi numa árvore na infância, mas aos quinze anos apanhei para valer.

Depois desse acontecimento namorei um garoto da minha rua para fazer o gosto da minha mãe. Um belo dia terminei com ele, cansada de fazer os gostos dela.

Aos dezesseis anos comecei a namorar com a aprovação do meu pai, isso após ele correr atrás de mim para me bater quando soube que eu estava voltando acompanhada da escola. Dessa vez ele não conseguiu, escapei dele. Três dias depois dele ficar sem falar comigo, meu namorado foi pedir a minha mão.

Esse namorado se tornou meu marido quase quatro anos após essa data.

Hoje a maioria dos adolescentes não tem horário para chegar em casa. Os pais perderam a voz. São poucos os que ainda ouvem seus progenitores. Em algumas famílias são os filhos que falam mais alto.

Quantas vezes ouvi, nas reuniões de pais e mestres, algumas mães dizerem que não sabiam o que fazer com os filhos, crianças de apenas 8 ou 9 anos. Eu pensava: meu Deus, como será então na adolescência!

Sou totalmente contra a violência, meu filho nunca levou um tapa sequer de mim. Do pai ele levou duas palmadas, ao meu ver, desnecessárias.

Educar um filho não é tarefa fácil, mas os papéis não podem ser invertidos.

Com a evolução do tempo muitas coisas mudaram e infelizmente alguns valores ficaram adormecidos.

Tenho pena dos professores que têm que aguentar a rebeldia de alguns alunos. Alunos que não têm limite, que são desobedientes e mal-educados. Alunos que se tornam jovens infratores como alguns menores que estão constantemente nos noticiários.

É comum ouvirmos que um menor de idade assaltou ou até mesmo matou uma pessoa. Isso é muito triste.

As crianças e os adolescentes têm seus direitos, porém devem ter, também, deveres a cumprir. 

Obrigada pela visita,

Cidália.

24 comentários:

  1. Já ouvi pessoas chamando adolescentes de aborrecentes, mais concordo com você que tem muitos adolescentes educados e responsável. Também sou contra violência acho que bater não é a solução, mais conversar pode ser a solução, muito interessante o texto bjs.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que os papéis estejam invertidos, hoje em dia muitos filhos não respeitam seus pais e acho isso triste. Os filhos têm seus direitos mas também têm que saber respeitar seus limites.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia está cada vez mais difícil essa fase, tenho até medo de ter filhos também por isso. Cada coisa que vemos por aí.

    ResponderExcluir
  4. Super concordo com vc no tocante à imposição de limites e no quanto é prejudicial é desnecessário o uso da violência. Eu não tenho filhos, nem sei se vou ou posso te-lo, mas se viesse a ser mãe um dia, faria de tudo para basear minha educação no amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Malu, violência gera violência.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  5. Infelizmente muitos pais têm negligenciado a educação de seus filhos, delegado tal tarefa à escola ou aos avós e ao invés de serem pais buscam ser aquele tipo de amigo que de tudo acha graça e está em todas as confusões. Não! Precisa haver respeito dentro da família, não há necessidade de uma autocracia, mas o respeito aliado à sabedoria formará homens e mulheres maravilhosos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Amilton!
      Seu comentário complementou meu texto, obrigada!

      Abraços!

      Excluir
  6. Eu acredito que tudo começa quando os pais vão deixando as crianças de lado, sabe? Trocam uma boa conversa, para dar o celular e a criança ficar entretida assistindo, por falta de tempo ou paciência. Aí só continua sendo uma bola de neve, até chegar em discussões, saídas escondidas, falta de respeito. Teu texto ficou muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Andréia, é isso mesmo. Infelizmente!
      Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi,tudo bem ?

    Super concordo que nem todo adolescente é aborrecente, está fase dizem ser a mais complicada é muita coisa acontecendo além de várias experiencias e vivencias . Então o olhar dos pais e como é a relação com a família ajuda bastante nessas horas, até para manter o foco e não se voltar para aquela velha cena de onde uma bobagem vira o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com cada palavra do seu texto. Infelizmente, chegamos num ponto em que temos medo de crianças de 8 ou 9 anos pelas ruas, tamanho a realidade que se vive. O diálogo deve ser constante em casa, afinal a família é o alicerce da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste chegarmos ao ponto de ter medo de crianças, mas é uma realidade, principalmente na cidade grande.
      Obrigada pelo comentário, Evandro!
      Abraços!

      Excluir
  9. Nossa amei o seu post, super concordo nem todos os adolescentes são como as pessoas acham, conhece vários super educados e mais adultos que muitos por ai.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a pior fase é da adolecencia muitos ficam até agressivos principalmente com os pais, São sem educação tem uns que mandam até os pais se calarem se são reprendidos , mais felizmente tem adolecentes que sabem respeitar principalmente os mais velhos . Graças a Deus Eu tenho muita sorte com meus netos e Bisnetos são muito amorosos e respeitadores . Adorei o texto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Cleuza, graças a Deus!
      Obrigada pelo comentário e opinião.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Cidália, sua linda, tudo bem?
    Como você também sou contra a violência sou a favor do dialogo. A sociedade atual infelizmente está perdendo os valores. Em minha humilde opinião, acho que falta amor e respeito, de todos os lados. Adorei o tema que trouxe para discussão, traga outros.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, tudo bem!!
      É verdade, concordo com você.
      Que bom que gostou do texto, obrigada!
      Beijinhos!

      Excluir
  12. Pra todas as normas tem suas exceções, nem tudo é o esteriótipo, gostei muito do seu texto por dizer isso

    ResponderExcluir