sexta-feira, 1 de março de 2019

A carta



Uma fala da minha irmã me levou a escrever este texto.

- Que saudade do tempo em que eu aguardava o carteiro com ansiedade!

Minha mente voltou no tempo e eu quis ouvir uma música que ouvi muito na minha adolescência.


A Carta
Renato Russo, Erasmo Carlos
Escrevo-te estas mal traçadas linhas meu amor
Porque veio a saudade visitar meu coração
Espero que desculpes os meus erros por favor
Nas frases desta carta que é uma prova de afeição.
Talvez tu não a leias mas quem sabe até darás
Resposta imediata me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa é confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida mais ninguém.
Tanto tempo faz, que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão de que já vi passar
Um ano sem te ver, um ano sem te amar.
Ao me apaixonar por ti não reparei
Que tu tivesses só entusiasmo
E para terminar, amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Tanto tempo faz, que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão de que já vi passar
Um ano…

Bons tempos em que as cartas eram escritas e aguardadas com carinho.

Tive um amigo que me escreveu muitas cartas, em todas as datas comemorativas desde que fizemos um curso juntos, até que partiu para outro plano. Estão todas guardadas. De vez em quando as releio.

Recebi muitas cartinhas dos alunos ao longo dos anos. Guardei-as por muito tempo. Num determinado dia, após a aposentadoria, resolvi fazer uma faxina nas gavetas.

Cartas de amizade, cartas de amor, cartas de alunos, cartas de amigos e de namorados.

Quem nunca recebeu uma carta que o (a) deixou feliz? Ou uma notícia que o (a) abalou, através de uma carta?

Depois que surgiu o e-mail, as cartas foram esquecidas.

Por um tempo foi comum as pessoas ouvirem:

- Vou te enviar um e-mail.

Com o whatsapp o e-mail também ficou no passado. A caixa de e-mails fica cheia de propagandas e anúncios.

Agora, todos os contatos são feitos através do whatsapp. Há grupos da família, dos amigos, do trabalho, de viagens, etc.

Na era da tecnologia muitas coisas ficaram apenas na lembrança de quem viveu e sobreviveu antes da modernidade.

Muitas escolas ainda ensinam as crianças a escrever cartas, principalmente antes do Natal, para o Papai Noel. É um belíssimo projeto!

PS: Mais uma música intitulada "A carta" (esta fiquei conhecendo agora).


A Carta
Eduardo Costa
Estou escrevendo esta carta meio aos prantos
Ando meio pelos cantos
Pois não encontrei coragem
De encarar o teu olhar
Está fazendo algum tempo
Que uma coisa aqui por dentro
Despertou e é tão forte que eu não pude te contar
Quando você ler
Eu vou estar bem longe
Não me julgue tão covarde
Só não quis te ver chorar
Perdão amiga são coisas que acontecem
Dê um beijo nos meninos
Pois eu não vou mais voltar
Como eu poderia dar a ela esta carta
Como eu vou deixar
Pra sempre aquela casa
Se eu já sou feliz
Se eu já tenho amor
Se eu já vivo em paz
E por isso decidi
Que vou ficar com ela
A minha passagem por favor cancela
Vá sozinha eu não vou mais
Quando cheguei no portão da minha casa
Como se eu tivesse asas
Me senti igual criança
Deu vontade de voar
Quase entrei…

Obrigada pela visita,

Cidália.

40 comentários:

  1. Embora tenha 20 anos, peguei o finalzinho da era de cartas, escrevia para minha avó que mora em outro estado e ela também escrevia para mim, hoje o telefone e as redes sociais facilitaram as coisas, mas ter acesso às palavras manuscritas de alguém ainda será uma experiência inestimável.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amilton, que bom que você ainda vivenciou, ao menos, um pouco da época das cartas.
      Obrigada pelo comentário, abraços!

      Excluir
  2. Lembro das cartas que escrevia para minhas amigas quando eu era criança, tenho algumas até hoje.
    Mesmo com toda tecnologia que existe hoje a carta ainda é algo mais íntimo, mais carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Dri, que você guardou as cartas, pois é uma bela recordação.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  3. Sou do tempo dos papéis de carta, fazia coleção, eram todos lindos e delicados. Sinto muita saudade desse tempo, também guardo as cartas que recebi e que me marcaram. Nada substitui as palavras manuscritas, passe o tempo que passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Patrícia! Muito legal saber que você guarda as cartas mais marcantes.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  4. Olá tudo bem ? Boas lembranças guardamos dessa época . A tecnologia nos trouxe praticidade mais deixamos de lado aquele encanto . Guardo até hoje às cartas q recebi os bilhetes... Ótima reflexão. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia, tudo bem!! Sim, sem dúvida. Que legal!!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  5. Realmente fazer cartas é algo que anda a ficar muito esquecido! Ainda tenho todas as que recebi todas guardadas num caixote. E de tempos a tempos também leio. Ultimamente também tenho escrito algumas e efetivamente enviado. E ver a reação das pessoas quando as recebem não tem preço :D

    Beijinhos, Brenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só que legal, Brenda! Imagino a alegria dessas pessoas!!
      Obrigada, beijinhos!

      Excluir
  6. Nos dias de hoje a tecnologia tomou conta do mundo, as cartas em algum tempo sempre foram uma forma de se comunicar com alguém, me lembro de quando eu escrevia cartas para as minhas primas, parabéns para todas as escolas que ensinam as crianças a escrever cartas bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lucimar, bons tempos àqueles! Muito obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Cidália, sua linda, tudo bem?
    Você me emocionou com o tema que escolheu para a postagem, pois eu sou apaixonada por cartas. Também encontrei algumas antigas, na minha época também tínhamos o costume de mandar cartões de aniversário e de Natal e no dia dos namorados, ou aniversário de casamento. Como disse, meu e-mail também está cheio de propagandas. Tem mudanças que não são boas, e a credito que essa é uma delas.
    P.S; Eu adoro uma música que fala de carta também e é super romãntica: Ai Que Saudades D'Ocê
    Canção de Elba Ramalho e Fábio Júnior. (https://www.letras.mus.br/fabio-jr/45818/)
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, tudo bem!!
      Nem fale, como era bom receber uma carta! Fui ouvir a música que você citou, é mesmo muito romântica.
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Eu adorava escrever e receber carta Minha filha foi morar em SP eu ficava esperando com ansiedade uma cartinha dela Minha neta me mandava cartas tenho guardado uma dessas cartinhas . JÁ recebi uma carta de despedida de alguém que eu amava ele partiu pra longe e nunca mais tive notícias sabe Cidália Tbm me lembrei de uma música de Dalva de Oliveira . Quando o carteiro chegou e meu nome chamou com uma carta na mão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tempo bom não é mesmo, Cleuza? As cartas de despedidas eram tristes, mas ao menos ficava a caligrafia da pessoa como recordação, além das palavras.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Corrigindo a musica que postei mensagem era Isaurinha garcia que cantava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui procurar a música no Youtube, eu havia esquecido dela.

      Excluir
  10. Que post lindo querida, você me fez voltar para o tempo, era muito bom receber e escrever cartas, você me fez relembrar lindas cartas que recebi e tenho guardada, eu estou fazendo minha netinha a sempre escrever cartinhas para a mãe dela, olha ela gosta muito, você precisava ver que lindo, a musica A Carta do Renato Russo e Erasmo Carlos é muito linda, é do meu tempo,beijinhossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está incentivando sua neta a escrever cartinhas, Rúbia!
      Nem fale, era muito bom esperar pelo carteiro!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  11. Que incrível,eu acho tão lindo escrever cartas,eu tenho 33 anos mais no tempo de escola trocávamos cartas,era algo muito bom,parar e colocar seus sentimentos no papel ou até mesmo conta sobre seu dia para um familiar distante. Adorei o post eu viajei em cada palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ser muito legal essa troca de cartas na escola, Cris!
      Obrigada por ter gostado e comentado, beijos!

      Excluir
  12. Eu sou uma fã de cartinhas escritas a mão, tão mais amoroso, carinhoso e com certeza é um ótimo presente, principalmente nos dias de hoje. Sinto falta das minhas cartinhas, sempre escrevi muitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com você, as cartas escritas a mão podem ser ótimos presentes.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  13. Eu achoque devíamos voltar a escrever cartas, dá mais trabalho já que é de próprio punho, e depois tem de levar ao correio etc .... Mas dá um toque romântico, na coisa toda, e é tao gostoso aguardar o carteiro na expectativa de uma carta chegar né?

    ResponderExcluir
  14. Ola tudo bem?
    Esta musica me fez lembrar de meus temlos de jovem e estudante.Nesta epoca de quando estava em alta as cartinha escrita a mão..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, tudo bem!!
      Que legal!!! Obrigada pelo comentário, um abraço.

      Excluir
  15. Oi
    Sempre q venho ao seu blog sempre me deparo com as coisas boas que tinhamos no passado e hoje a juventude não conhece mais como escrever uma carta, como ter ansiedade da chegada de uma carta de boas noticias em nossa casa, acho que algumas coisas nunca deveriam acabar, mas tudo depende de nós fazemos isso voltar a acontecer e ter esse habito de volta... Amei a resenha.. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,
      Pois é, gosto de relembrar algumas coisas boas do passado. Sim, só depende de nós.
      Que bom que gostou, obrigada, beijos.

      Excluir
  16. oi!
    Eu adorava receber cartas :D guardo ate hoje as que mas me marcaram, mas com a tecnologia hoje quase ninguém escreve cartas..

    ResponderExcluir
  17. Oii! Sou das antigas, adoro escrever cartas geralmente longas e cheias de sentimento. A tecnologia tomou de assalto esses momentos deixando tudo mais rápido mas tenho saudades ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julli, que legal! É verdade, infelizmente!!

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Eu quando era mais jovem gostava muito de escrever cartas e enviar elas para pessoas amigas ou familiares, mas fui perdendo esse hábito com o passar dos tempos. Gostei da sua publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yves, tudo bem!
      Fico contente sabendo que gostou do texto, obrigada.
      Um abraço.

      Excluir
  19. Eu já cheguei a escrever cartaz, mas faz tanto anos, a sensação de receber e enviar era maravilhosa.

    ResponderExcluir