sexta-feira, 22 de março de 2019

Adeus ao Snoopy




A esperança era de que ele vivesse muitos anos ainda. Porém, querer que ele tivesse uma vida longa quando sua visão já não era mais a mesma, quando sua audição estava fraca, quando suas perninhas já cambaleavam, seria puro egoísmo.

Sua caminhada ao sol só acontecia quando era levado. Sair sozinho no quintal tornou-se impossível.

Durante os quase dezesseis anos de idade (faltando dois meses), ele foi ficando cada vez mais fragilizado.

E o dia que se esperava que fosse longínquo chegou inesperadamente. Todos sabemos que a morte é a única certeza da vida, porém, é difícil aceitá-la. Como se tivéssemos escolha!

Deitado, quase sem forças, ele esperou por nós. Aguentou firme.

Na madrugada do dia 18/03 ele ainda latiu.

Qual o significado do latido? Penso que foi para chamar o dono e se despedir.

Meu marido ficou ao seu lado até o momento derradeiro. Ele parou de latir assim que meu marido se aproximou.

Não havia mais nada que pudesse ser feito. Sua hora havia chegado.

Quando acordei tive a impressão de que ele estava dormindo. O sono dos justos.
Agora ele repousava em paz.

Um amigo fiel, um cachorro ativo, pidonho na hora das refeições.

Ao vê-lo ali, deitadinho de lado, como se estivesse dormindo como sempre fazia ultimamente, não chorei.

Chorar seria egoísmo ao meu ver.

A falta do choro não significa que não senti a sua perda.

Sentirei saudades, mas não quero me deixar levar pela tristeza.
Quero lembrar dos momentos de alegria que compartilhamos. Foram muitos!

Antes do último suspiro, agradeci a ele pelo tempo que passou conosco.

A lembrança que quero guardar é dele pedindo pão de minuto na porta do fogão ou correndo para buscar o osso, seu brinquedo.

Afinal ele viveu longos anos, bem, não sofreu. Teve uma boa vida com carinho e atenção.

Lá no céu junto com os outros animais, talvez ele encontre a Pitchuca, uma cachorrinha de pernas compridas, serelepe, que viveu por apenas oito meses. 



(última foto tirada com o Snoopy)

Seu corpo inerte foi colocado numa caixa e jaz no fundo do quintal. Sobre seu túmulo foi plantada uma bromélia. 

A casa ficou estranha sem a sua presença. 

PS: Que bom que temos as fotos para matar a saudade!


Grata pela sua visita,

Cidália.




28 comentários:

  1. Sou testemunha de todos os momentos em que estive na sua casa comadre. O Pedro tem muitas fotos com esse guerreirinho animal chamado snopp. Amei sua declaração! A saudade é eterna!

    ResponderExcluir
  2. Lamento, pois não é nada fácil perder quem mais gostamos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Esse não era um post que eu gostaria de ver, mas infelizmente sabemos que assim como os humanos, esses seres cheios de luz também partem. Doeu no coração a partida do snoopy, pois já comentei aqui que também tenho uma cadelinha que acabou de completar 16 anos que também não enxerga e nem ouve mais nada, mas que ainda consegue andar por todo canto, mesmo com as batidas eventuais em tudo que tem pela frente. Adeus Snoopy, fará falta com certeza, mas parte com a certeza que foi amado a todo instante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Evandro! Queríamos que o Snoopy tivesse vivido por muito mais tempo, fizemos o que estava ao nosso alcance, mas, infelizmente, não foi feita a nossa vontade. Continuamos a imaginá-lo pelo quintal ou nos rodeando nas horas das refeições.
      Abraços!

      Excluir
  4. É muito triste quando o nosso bichinho se vai, pois eles quando vem morar com a gente eles começa a fazer parte da família, sinto muito, eles quando estão vivo só trazem alegria, mais quando se vão só deixa saudade, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lucimar, é muito triste!
      Obrigada pelo carinho, beijos!

      Excluir
  5. Olá , é muito triste quando perdemos nosso site companheirinho de anos , mais é essa a unica certeza q temoss. Doe fica a saudade mais juntos as boas lembranças. Sentimentos pela perda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Márcia! Sim, são muitas lembranças, ainda bem!!
      Beijos!

      Excluir
  6. Ola, lastimo sua perca . Sei como é doloroso quando perdemos nossos companheirinho de estimação.
    Ele vai estar sempre presente em lindas lembrança. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, Márcia.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  7. - fiquei muito triste quando eu soube da perda de snupp .mais ele descansou estava muito fraquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cleuza, ele só queria dormir.
      Obrigada pelo carinho, beijos!

      Excluir
  8. Ai Cidália, eu sinto muito pelo Snoop. Eu acompanhei o texto que vc fez dele há pouco tempo atrás e já tinha me emocionado. Ainda bem que foi tudo tranquilo, ele até avisou com seu latidinho né? Cachorrinhos sao alegria para nós.E que bom as fotos para recordar de momentos felizes deles conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Vany! Pois é, penso que ele se despediu com o seu latido. Foram muitos anos de alegria com ele.

      Beijos!

      Excluir
  9. Fiquei extremamente tocado pela sua declaração, imaginei se acontecesse comigo, sou muito apegado ao meu querido Bobby e não estaria preparado para essa separação, acredito que nunca estaremos, por isso é muito importante vivermos momentos de alegria ao lado dos nossos animais que passam a fazer parte da família, anjinhos que nos trazem paz e felicidade! Força nesse momento!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nada fácil acompanhar os últimos momentos do Snoopy, Amilton. Desejo saúde e vida longa ao Bobby!
      Obrigada pelo carinho!
      Abraços!

      Excluir
  10. Nem.xonisgo imaginar tamanha saudade. Tenho uma cadelinha que sou apaixonada e as vezes penso em como ficarei quando ela partir. Que fiquem boas lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Nique! Ainda bem que ficaram ótimas lembranças!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Confesso que não li o post, pois não quero iniciar minha semana mal. Eu amo animais e sempre que vejo uma perda, eu não consigo reter as lágrimas, só de estar escrevendo aqui, meu olhos já estão marejados. Sinto muito, sei como que é a perda de um amigo/filho querido de 4 patas. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gustavo, pelo carinho!! Para mim foi difícil escrever o post, mas foi uma maneira que encontrei para desabafar.
      Abraços!

      Excluir
  12. Poxa, que tristeza! Espero que fiquem todos bem.. eu também sei o que é perder um amigo de quatro patas. Meu Simon faleceu quase aos 10 anos e também viveu cercado de amor.❤


    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma lástima termos que passar por isso, não é mesmo Samara? Mas, infelizmente, é inevitável.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  13. Oi Cidália, sua linda, tudo bem?
    OMG!! Você me fez chorar com sua homenagem a ele que ficou linda. É muito duro perder um amigo, porque eles eles são nossos amigos, nossos filhos, se tornam parte de nossa família não é? Sinto muito por sua perda.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, agora já estou mais conformada, obrigada por perguntar.
      Que bom que você gostou deste post! Sim, é verdade, eles se tornam parte da família.
      Obrigada pelo carinho, beijinhos!

      Excluir
  14. Cães são maravilhosos, e é por isso que é tão doloroso quando os perdemos .Como seres humanos, nós projetamos em nossos amados animais de estimação nossos pensamentos, emoções e idéias.

    ResponderExcluir