sexta-feira, 29 de março de 2019

Devaneios


O mês de fevereiro passou muito rápido e elas não puderam fazer a visita mensal a que estavam acostumadas. Foi um mês de desencontros por motivos pessoais.

Na primeira semana de março, a visita deu certo. As três amigas puderam fazer a segunda visita do ano.

E lá foram elas.

Ao chegar chamaram o nome dela várias vezes. Uma delas foi até uma janela que estava aberta e a chamou mais uma vez.

-Estou tomando banho, podem entrar, a porta está destrancada.

As três entraram e esperaram por ela, que pouco depois entrou na sala penteando o cabelo molhado.

Dessa vez ela estava com o semblante mais alegre. Sentou-se ao lado das amigas.
Sorridente, ela confidenciou:

-Vou contar um segredo para vocês, mas não quero que meus filhos saibam, estou apaixonada.

-Quem é ele, nós conhecemos? Ele é viúvo? - Perguntou uma das três.

-Ele é viúvo, um senhor de idade, muito bonito. Eu gosto dele, mas ele não sabe.

-Qual o nome dele? - Perguntou outra.

-Não sei o nome dele, sei que ele é médico.

As quatro riram muito.

Outros assuntos surgiram.

Hora do costumeiro café com a mesa arrumada pelas três visitantes.

Mais risos enquanto saboreavam as guloseimas.

A foto não podia faltar, o registro para a posteridade.

-Quero muito comprar um celular para me comunicar com vocês.

-Isso mesmo, disse uma delas. Um celular vai ser ótimo para você se distrair.

-Você pode até arrumar um namorado pela internet, disse outra.

Risos e mais risos. 

As brincadeiras costumeiras eram de praxe, assim elas passavam uma tarde descontraída.

As amigas lhe ensinaram exercícios de alongamento que ela podia fazer em casa.

A tarde agradável chegou ao fim. Era hora das três irem para casa.

Ela recebeu abraços calorosos e ficou na porta dando tchau.

-Qualquer hora vou surpreender vocês e aparecer em suas casas.

As três foram embora com a certeza de que o papo sobre a paixonite era um devaneio. 

Coisas da cabeça dela. Uma válvula de escape. Um meio de fugir da realidade.

A porta passava o dia destrancada, mas ela se sentia uma prisioneira, pois, precisava de autorização para sair.

Ainda bem que ela ainda era dona da sua mente, que sua imaginação era fértil e assim ela podia ser feliz mesmo que fosse num mundo de faz de conta.



Obrigada pela visita,

Cidália.



42 comentários:

  1. Olá tudo bem ? Gosto muito dos seus contos. A mente humana é poderosa ela nos conduz aonde quizermos. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia, tudo bem!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  2. Muitas pessoas as vezes só são felizes quando elas imaginam as coisas, a nossa mente é fabulosa, ela se desenvolve, a nossa mente está nas nossas mãos, gostei muito do conto uma reflexão bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz sabendo que você gostou do texto, Lucimar, obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Interessante a história, curiosamente vi ela como uma prisioneira de si, ao não se libertar da própria imaginação não consegue ir até o mundo real encontrar o que lhe faz feliz.

    ResponderExcluir
  4. Existem momentos da vida em que a imaginação se torna fundamental pra esquecermos os problemas. Sonhar com uma vida mais feliz é uma maneira de acalentar a alma.

    ResponderExcluir
  5. É na imaginação que muitos encontram refúgio para a turbulência de um universo cheio de cobranças, perseguições e opressões, é uma maneira de encontrarmos lucidez em frente a tantas razões para sucumbir à loucura. Mais um excelente conto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua opinião me deixou muito contente, Amilton!
      Muito obrigada, abraços!

      Excluir
  6. O mundo seria preto e branco se não existisse a imaginação. Imaginar é fundamental para relaxarmos e desligarmos de nossos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gustavo, ainda bem que existe a imaginação!!
      Obrigada pelo comentário, abraços!

      Excluir
  7. Gosto muito da forma como escreve , Cidália. Como nossa mente é fantástica né? A imaginação é algo sem fronteiras, sem limites. ótimo conto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Vany, nossa mente é poderosa!!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  8. Às vezes fico imaginando realidades alternativas em que eu teria feito coisas diferentes na vida, seguido diferentes rumos profissionais, me envolvido afetivamente com outros.

    As famosas viajadas na maionese das janelas de ônibus, do chuveiro ou de quando a gente abre a porta da geladeira kkk

    Muito legal seu texto!

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!! Que bom que gostou!

      Abraços!

      Excluir
  9. O que seria de nós sem a capacidade de imaginar, vivendo por realidades áridas sem a perspectiva da esperança, da alegria, da melhora? Escapar ocasionalmente da realidade por ser uma excelente forma de lidar e resolver problemas e sentimentos. Ótimo conto, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Dayane!! Ainda bem que podemos deixar a imaginação voar de vez em quando!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  10. O conto é lindo, mas também tem esse fundo de solidão e tristeza. Criar na mente todo um universo de desejos para ocupar lacunas às vezes tão doloridas. Acho que esse texto nos mostra a importância dos amigos em nossas vidas. Tê-los ao nosso lado é não sentir-se sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Evandro, os amigos têm um papel muito importante nas nossas vidas. No conto elas estão ali para ouvir o que "ela" tem a dizer mesmo sabendo que são apenas coisas da cabeça dela.
      Obrigada, abraços!

      Excluir
  11. Menina eu to surpresa com essa historia, você é muito criativa, eu amo imaginar varias coisas, imaginar é tão forte que mutas vezes parece que é real, o que seria de nós sem a imaginação, para criar algo novo todos os dias, para sonhar e crescer a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sara, o que seria de nós sem a imaginação não é mesmo?
      Obrigada pelo elogio!
      Beijos!

      Excluir
  12. Me senti na cena, muito bom seu conto!
    Eu fiquei refletindo na frase que iniciou o texto. Conheço muitas pessoas que vivem assim aparentemente não fazem nada mas talvez suas mentes estejam um constante confusão. É muito triste você pensar que existe pessoas que estão presas dentro de si mesmo.


    Bjs

    www.meloleticia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente sabendo que você gostou do conto, Letícia!!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  13. As vezes a realidade é tão dura que é melhor viver de devaneios a imaginação pode nos levar pra longe para um mundo onde so existe amor .

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Muito bonito seu texto, nossa já tive tantos momentos assim, de devaneios imaginando até mesmo conversas inteiras que nunca vou ter.

    ResponderExcluir
  15. Texto singularmente reflexivo!! Gosto da sua narrativa e fiquei a pensar no quanto essas amigas são incríveis e no quanto ela pode estar perdendo da Vida por se deixar aprisionar, sabe Deus pelo quê... Depressão, talvez?
    Ainda que seja um conto fictício, adoraria ler numa próxima vez que o Amor dela é real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Malu, fico feliz sabendo que você gostou da minha narrativa! Pensarei numa continuação para este conto.
      Beijos!

      Excluir
  16. Não faz isso comigo, garota! Conta mais pelo amor de Deus! rsrs
    Quem é ela, o que ela faz da vida? Por que ela não pode fazer nada além de imaginar?
    Ah como eu amo ler histórias! Como eu amo ler boas histórias e que tenham um mistério reflexivo e delicioso como esse. Eu costumo ser tão intensa nos meus elogios que pode parecer que eu estou forçando algo, mas com toda a sinceridade do mundo... EU AMEI ESTE CONTO! Parabéns pelo talento! Não pare de escrever nunca, garota! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miss!
      Agradeço de coração seu elogio. Seu comentário deu asas a minha imaginação, já pensei na sequencia para este conto.
      Obrigada, amém!
      Beijos!

      Excluir
  17. Fiquei muito curiosa pra.deecobfor sobre essa apaixonada,Quero ler esse livro

    ResponderExcluir
  18. Oi,tudo bem ?

    Nossa gostei bastante da história e acho maravilhoso como a mente é uma peça chave o quanto ela nos modifica, sempre é bom ter um foco e ocupação, até mesmo para dar limites aos nossos pensamentos e nos ajudar a se entender melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom que você gostou da história!!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  19. Olá! Fiquei encantada com o texto. Muito lindo e bem escrito! Precisamos estar bem com a gente mesmo. O resto se completa!

    Até breve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Seu comentário me deixou muito feliz, obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  20. Nossa, que super reflexão: "Tudo que a mente humana pode conceber, pode conquistar"! Estou nessa caminhada de me enxergar e encontrar meu potencial! Bjo, qjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a mente é poderosa, Roberta!
      Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  21. Cidália, de acordo com Clarice Lispector ela não se considera uma sonhadora.O devaneio é uma forma de se alcançar a realidade. Quem faz o devaneio é.muitas vezes considerado um louco. Mas, a loucura é uma questão de grau. Bjs Cidália. É que venham mais viagens para que possamos devaneiar juntas. Uhuuuu sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante seu comentário, Sara! Beijos!!
      Sim, que venham muitas viagens!
      Obrigada!

      Excluir