sexta-feira, 15 de março de 2019

Palavras erradas




As palavras matam.

Se as pessoas soubessem o quanto palavras erradas destroem sonhos, destroem relacionamentos, destroem auto estima, teriam um filtro na garganta.

Já ouvi muito as pessoas falarem que uma palavra proferida na hora da raiva fere mais do que uma bofetada.

Mesmo assim muita gente não perde a mania de ferir, de humilhar o próximo. Parece que ver o outro chateado causa prazer.

O que está acontecendo com as pessoas?

Ninguém é melhor que ninguém.

Roupas caras não dizem nada, o que importa é o caráter.

Outro dia ouvi sobre uma youtuber que é linda e simpática atrás da câmera, mas pessoalmente é antipática, o que a tornou feia diante de uma seguidora que a conheceu pessoalmente.

A seguidora chegou a seguir algumas receitas e dicas de beleza da dita cuja, porém, depois do encontro decepcionante deixou de segui-la.

Me veio à mente uma música da época de escola:

Bom dia nada custa ao nosso coração e é bom fazer feliz o nosso irmão...

Há chefes e chefes.

Há chefes que tratam os funcionários com respeito.

Há chefes que fazem questão de maltratar os funcionários e mostrar que são superiores. 
Esses são exigentes e nunca estão satisfeitos com o trabalho realizado pelos subalternos.

No local de trabalho onde o chefe sabe se impor sem humilhar os funcionários o serviço rende.

Se uma pessoa não é capaz de elogiar, de engrandecer, de admirar, de amar, deve ficar com a sua boca fechada! 

Muitas pessoas não se abalam por qualquer coisa, simplesmente ignoram as ofensas, porém outras podem cair numa depressão profunda. 

"Existem muitas maneiras de cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo ofendem a Lei de Deus. Os que tentam matar a alma também ofendem a Lei de Deus, embora esta falta seja menos visível aos olhos do homem"
Paulo Coelho
"Na verdade, os homens ofendem ou por medo ou por ódio. (O Príncipe)"
Maquiavel


Só a  humildade faz as pessoas grandes.

PS: Colaboração de M.W.P.

Obrigada pela visita, abraços!

Cidália.

33 comentários:

  1. Gostei muito desse texto Cidália tem gente que não pensa pra machucar os outros . Somos todos filhos de Deus e sendo irmãos devíamos ter mais humildade mais amor no coração bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cleuza, as pessoas deviam pensar mais antes de abrir a boca.
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  2. Olá tudo bem ? Seu texto é uma reflexão muito importante . E preciso pensar e repensar antes de falar . Uma palavra mau colocada pode destruir sonhos , auto estima e muito mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Márcia, nem fale!! Obrigada pelo comentário!

      Beijos.

      Excluir
  3. Perfeito esse texto. As palavras ferem mais do que facas afiadas, portanto devemos pensar mil vezes antes de estragarmos uma amizade de anos em apenas cinco minutos com uma meia dúzia de palavras desnecessárias. Mas algumas pessoas não se importam, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gustavo, infelizmente!!
      Obrigada pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  4. É verdade! As palavras ferem mais que uma dor física. É preciso pensar antes de falar, antes de matar sonhos. Um texto reflexivo e que precisamos colocar em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Vany, eu penso muito antes de falar, mas tem gente que não pensa.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Muito bom, devemos tomar cuidado pra nossas palavras pra não ferir o próximo, elas machucam muito mesmo e podem fazer mais mau que se imagina.

    ResponderExcluir
  6. De fato! As palavras podem salvar ou empurrar ao abismo. Precisamos ter muito cuidado antes de proferir qualquer discursos a alguém, precisamos fazer a clássica pergunta: é o que eu gostaria de ouvir?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Amilton, devemos nos colocar no lugar do outro sempre.
      Obrigada, abraços!

      Excluir
  7. Adorei! Temos que cuidar das nossas palavras e pensar como podemos ferir os outros de modo que nem imaginamos. Lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata por ter gostado do texto, Roberta!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  8. Olá ...
    Que texto maravilhoso..na verdade o que falta no ser humano é saber utilizar as palavras, pois quando são utilizadas da forma correta pode ajudar a muitos .
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Robson, basta saber utilizar as palavras.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  9. Lindo seu texto uma grande verdade. É triste quando você fala diretamente com uma pessoa que você fica lá humilhando o tempo todo é muito triste, sim. Devemos dominar nossos pequenos aborrecimentos e conservar nossas energias para as grandes coisas que valem a pena. Não é a montanha à frente que te desgasta - é o grão de areia no seu sapato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por complementar meu texto com seu comentário, Pamela!!

      Beijos!

      Excluir
  10. Nossa, que texto real!
    Eu sei muito bem o poder que as palavras tem, como você mesma disse, ela podem destruir sonhos e autoestimas e acho que isso é o pior de tudo. Realmente, uma palavra mal dita dói mil vezes mais que uma bofetada na cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bianca, pelo comentário! Suas palavras enriqueceram meu texto.

      Beijos!

      Excluir
  11. Realmente, algumas palavras podem nos destruir por dentro, mas se nós trabalharmos para fortalecer nosso ego, a opinião das outras pessoas sobre nós tem um efeito menor. Benefícios de se fazer psicoterapia.

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, se a pessoa tiver o ego fortalecido não se abalará com nada.

      Abraço!

      Excluir
  12. Olá,

    Adorei o texto e ele reflete muito daquilo que penso. As pessoas realmente podem nos ferir bem mais com palavras, isso é um fato. E quanto aos chefes, existem alguns que realmente não sabem ter um bom relacionamento com seus funcionários e tentam afetá-los com as palavras. Parabéns pelo texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo comentário, Alice! Fico feliz que tenha gostado do texto!!

      Beijos!

      Excluir
  13. Olá
    Isso é verdade, palavras são armas poderosas, mas em certas ocasiões da para nos proteger, no caso da fã da Youtuber, o que tem a ver a vida pessoal da moça e o fato dela postar bons vídeos na internet, as pessoas confundem, não é porque você vê os vídeos dela que ela se torna sua amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniele!
      Concordo com você, em certas ocasiões conseguimos nos proteger. Quanto a fã da youtuber, penso que ela não queria fazer amizade, queria apenas que a moça a cumprimentasse com educação. Afinal estavam na mesma festa.

      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  14. Palavras rebaixa ou elevam, o potencial delas está diretamente ligado tanto aqueles que as proferem, mas principalmente a quem as escuta. Alguém pode até te falar palavras ferinas, mas se o seu coração não sintonizar com elas, elas nenhum poder terão sobre vc. Particularmente eu sempre tento me guiar por este pensamento.
    Parabéns pela reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Malu, se as palavras não acrescentar nada é melhor ouvir por um ouvido e soltá-las pelo outro, como dizia mamãe.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? Muito pertinente a sua reflexão, para esse momento e para todos os outros.

    "No local de trabalho onde o chefe sabe se impor sem humilhar os funcionários o serviço rende.", incrível essa colocação. Enfrentei muitos desafios nas escolas que estudei, faculdade e até em locais de trabalhos. Fofocas, assuntos não esclarecidos, inveja, ciúmes, puxadas de tapete... A lista é longa. Mas cheguei a um ponto que, através do autoconhecimento e da minha espiritualidade, consigo separar o que é bom e o que não é. O que vou levar comigo e o que não vou. Não é porque as pessoas estão com essa mania de falar tudo o que pensam, mesmo que possam machucar outras pessoas na brincadeira, que precisamos dar ouvidos. Fico onde me sinto bem. Tenho poucos amigos, mas os melhores. E é assim... selecionar, equilibrar, se policiar, para não cometer os mesmos erros que não "suportamos" nos outros. A mudança precisa começar de nós, sempre. Ninguém precisa aceitar ser humilhado, nem por dinheiro, nem por amor... Vamos nos respeitar, para que possamos cobrar o mesmo das outras pessoas. Muito boa a reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Carolina! Sua opinião é muito importante e servirá como inspiração aos leitores do blog.

      Beijos!

      Excluir
  16. Cidália, quanta humanidade no teu texto. Sim, há pessoas pouco generosas, mas basicamente, acredito que as pessoas externam aquilo que tem m seu interior, então temos de procurar aquelas com um interior lindo e cheio de afetos.

    ResponderExcluir