domingo, 10 de novembro de 2019

Alimentação x Saúde



Recentemente fiz um curso online sobre os segredos da longevidade. Em apenas 4 aulas pude aprender muita coisa.

“É possível reverter o envelhecimento não importa a idade.” (Flávio Passos)

Para isso acontecer a qualidade de vida é fundamental; o estilo de vida faz muita diferença.

Estamos cansados de ouvir sobre a relação da alimentação com a saúde, como diz o ditado, o peixe morre pela boca.

Porém, segundo o palestrante o ser humano não pensa na saúde como projeto a longo prazo, só se dá conta quando a perde ou quando surgem alguns sintomas.

As doenças crônicas aumentaram consideravelmente, mas poderiam ser evitadas.

Devemos ter consciência na escolha dos alimentos (bons nutrientes, boa qualidade).

“Faça do seu alimento o seu remédio.” (Flávio Passos)

“É possível reverter as doenças crônicas fazendo a escolha certa dos alimentos e ainda desacelerar a velhice.” (Flávio Passos)

“Cuidar do corpo é como cuidar de um jardim. (Flávio Passos)

“Açúcar em excesso enfraquece, engorda, prepara o terreno para o surgimento de doenças graves; acelera o envelhecimento das células e dos tecidos do corpo.” (Flávio Passos)

Outro dia encontrei uma senhora no sacolão que contou que a diabetes dela chegou a 500. Ela estava comprando batata doce porque lhe disseram que faz bem. Espero que ela se cuide.

Eu já havia tirado o açúcar do café há um bom tempo, agora só falta diminuir o doce (numa festa meus olhos vão direto para os docinhos). Em casa estou me policiando, pois a cada colherada de açúcar novas rugas surgem.

Em contrapartida refleti sobre a dificuldade que temos em seguir uma alimentação saudável. Para conseguirmos uma verdura fresca, por exemplo, temos que ter uma horta em casa.

Os produtos orgânicos são muito caros e difíceis de serem encontrados numa cidade pequena. Ingredientes usados em determinadas receitas não fazem parte da nossa lista.

Os suplementos indicados têm um preço inacessível, pois de acordo com a recomendação devem fazer parte da rotina.

Após assistir as aulas comecei a pesquisar sobre os alimentos e a procurar receitas saudáveis e fáceis para fazer. Farei o que estiver ao meu alcance para estar bem comigo mesma. Cada um sabe o que é melhor para si.

PS: Já me inscrevi para fazer outro curso online na terça-feira.


Grata pela visita,

Cidália.


40 comentários:

  1. Eu sempre tive uma grande admiração por vc Cidalia e agora mais ainda vc é muito determinada , eu já não consigo , sou diabéticare não consigo ficar sem comer um churrasco ou um pedaço de bolo , parabéns pelo texto Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou conseguindo em casa, mas quando saio não é tão fácil, às vezes não tenho opção.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  2. Oi! Confesso que tenho tentado fazer uma reeducação alimentar. Eu como muuuuuuuuita besteira, tanto doce quanto salgada. E isso já ta sim refletindo na minha saúde. Não é fácil, mas tem que ter perseverança real! Sorte para gente. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil mesmo Raíssa, a gente só sente a necessidade de fazer alguma coisa pela saúde quando corre o risco de perdê-la.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  3. Olá Cidália,
    Eu entendo seu post, recentemente fiz exames e deu algumas coisas alteradas, e pior está com sobrepeso e gordura acima do saudável, então comecei a fazer execícios e controlar minha alimentação. Eu sou muito fraca para doces e hambúrguer. rsrs, mas estou tentando, já consegui emagrecer. E seu post é muito importante, realmente precisamos cuidar da nossa saúde e desde cedo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suellen!
      Eu também era fraca para doces, mas estou conseguindo me controlar porque preciso. Que bom que você já conseguiu emagrecer.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  4. Muito importante sua atitude! Eu tenho tentado mudar minha alimentação, mas sei bem como é difícil. Quero montar uma hortinha em minha casa também, pois tenho cada vez mais medo de comprar frutas e legumes nos mercados. Até o gosto delas está diferente!

    Desejo sucesso na caminhada! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil, Vanessa, mas aqui em casa estamos conseguindo. Temos um projeto de horta para o início do ano, por enquanto temos apenas couve e alguns temperos (cheiro verde, orégano, alecrim, manjericão e alfavaca).

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  5. Batata Doce para diabete?Essa é nova viu.
    Eu sempre cuidei muito da minha alimentação. Acho muito importante você dar atenção ao seu corpo e o que come

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helana, então, é bom para o controle dos diabéticos, porque é um carboidrato de baixo índice glicêmico, quando a gente consome a batata doce, ela libera, lentamente, o açúcar que ela tem na corrente sanguínea, liberando esse açúcar gradualmente, não estimula muito a insulina.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Olá,

    Lidar com a alimentação e ao mesmo tempo com a saúde é algo de fato muito difícil, pois sempre acabamos pesando para um lado ou outro. Estou tentando iniciar uma reeducação alimentar e conhecimento é sempre muito válido, estou investindo mais nisso. Amei seu post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice,

      É verdade, não é fácil, sem contar que hoje em dia quase tudo é transgênico e ainda tem a questão do agrotóxico.
      Que bom que você gostou, obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  7. É como dizem, vc é o que vc come. E cuidar da saúde com uma alimentação saudável é sem dúvida a melhor maneira de previnir mtas doenças tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, Eduardo. Obrigada pelo comentário!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Fazem anos que vejo muita gente pregar um estilo de vida diferente, tendo como base uma alimentação mais nutritiva e natural.
    Eu acho que a reeducação alimentar é algo muito interessante. Por irmos a maioria das vezes "no mais fácil", a gente acaba por ir detonando nossos corpos.
    Ótimo post. Espero que você se desenvolva cada vez mais com esses cursos. Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Carol. Queremos o mais fácil e o mais gostoso sem pensar no que é saudável.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Estou mudando alguns hábitos que eu tinha completamente... realmente a alimentação faz muita diferença

    ResponderExcluir
  10. Sou rebelde. Evito de ler sobre essa radicalização na alimentação. Substituí o açúcar por sacarose. Mas sem doces eu não vivo. Gorduras eu detesto. Frituras nunca faço na minha casa. Mas sou bem desencanada. Deixo a vida e a gula me levar. Kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Cidália é importante sempre cuidar da nossa saúde, então uma boa alimentação é essencial, mudar os hábitos é preciso, como está no texto cuidar do corpo é como cuidar do jardim, temos que tomar cuidado no que vamos ingerir para o nosso corpo, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lucimar, mudar os hábitos é difícil, mas requer disciplina, principalmente quando temos que pensar com mais seriedade na saúde.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  12. Ola Cidália tudo bem.
    Que post mais informativo e todos deveriam le-lo e colocar em prática.
    De acordo com seu texto por i crivel que pareça eu me incluo neste rol de pessoas que precisa de se movimentar e sair do sedentarismo.
    Teve uma epoca que fui ao médico e el disse que eu estaria com colesterol e trigliceres altos.
    Disse a ele o que era aquilo. Ele prontamente explicou fudo que todos sabem...
    Fiquei com muito medo e tornei um radical passei a adotar açúcar organico, oleo de coco, tomar água, caminhadas e comer frutas sem falar que deixei de tomar leite.
    Ao participar de festas eu viro a cara para não ver salgadinhos e bolos ...
    E com todo este radicalismo tornou o orçamento mais caro mas a saude agradeceu muito.
    Excelete post e valeu a pena você participar do curso e compartilhar conosco este rico conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson, tudo bem!
      Numa conversa recente com uma médica ela fez a comparação das pessoas de antigamente e as de agora. Somos responsáveis pela nossa saúde. Vejo pessoas que abusam do açúcar e depois sofrem as consequências.
      Que bom que você ouviu seu médico!
      Obrigada pelo comentário, um abraço!

      Excluir
  13. Olá Cidalia
    adorei sua dica de alimentação saudavel e diminuir o açucar eu como doce todos os dias porque se parar minha glicose vai para baixo, eu como e minha glicose e 99 e qdo nao comi durante 3 dias p evitar doce mesmo sabendo q a minha e normal, mas queria evita tive dor de cabeca, ai pensei e o doce, chupei uma bala e voltei ao normal, fiquei ótima com 4 minutos como o corpo reage ne,tem pessoas q sao tem 500 e tem q diminuir muito o açucar ja eu tenho q comer p controlar... adorei o post muito informativo e util... bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina, que interessante. No meu caso não posso ficar sem tomar café (sem açúcar). Não tomo muito, apenas duas vezes por dia.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  14. Nossa que bacana esse post! É muito importante comer saudável isso impacta vários âmbitos de nossa vida. Sem dúvidas é um post pra motivar a gente a mudar nossos hábitos e ter uma vida mais saudável. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma reeducação alimentar não é nada fácil, Julli, mas devagar é possível ir mudando alguns hábitos.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  15. Realmente nossa saúde depende das nossas atitudes, principalmente em relação a alimentação! Eu já tive uma alimentação saudável, aí com a depressão foi tudo em vão, mas esse ano vou recomeçar, afinal a única que recebe o benefício sou eu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais pura verdade, Minda, quem mais gosta da gente somos nós mesmos. Estarei torcendo por você!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  16. Oi
    É muito importante cuidar da alimentação para ter uma boa saúde, tive que fazer uma reeducação alimentar por causa de alguns problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joana!
      Pois é, precisamos mudar nossos hábitos, principalmente, depois de certa idade.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  17. Acredito que o segredo para uma boa saúde e uma vida longa realmente esteja na alimentação. Mas infelizmente, como você bem coloca, a maioria das frutas, legumes e verduras que compramos, são repletas de agrotóxico que nem sempre conseguimos eliminar por completo. Eu também adoro doces, sou praticamente uma formiga. Gostaria também de melhorar ainda mais meus hábitos alimentares. Muito legal essa opção do curso online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para conseguirmos seguir à risca só se plantarmos o nosso alimento, o que é difícil. O jeito é fazermos como dá para ser feito, evitando na medida do possível os alimentos não saudáveis.
      Obrigada, Evandro, um abraço.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Eu acho super importante cuidar da saúde, seja com suplementos, exercícios físicos, exames e outros, mas sem sombra de dúvidas que a alimentação é o principal fator para ter uma boa saúde!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yves, tudo bem!!

      Sim, sem dúvida. Obrigada, um abraço!

      Excluir
  19. A melhor estratégia alimentar para envelhecer bem é pular alimentos processados. No entanto, a prevenção dessas doenças exigirá mudanças nos comportamentos relacionados ao tabagismo, atividade física e dieta; são necessários investimentos em educação. Para pessoas com pressão alta, o exercício pode diminuir o risco de morte cardíaca. Pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares podem diminuir o risco de muitas doenças associadas ao envelhecimento, com certeza. Fazer melhores escolhas de estilo de vida, incluindo praticar mais atividade física, ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, suas palavras complementaram meu texto. Graças a Deus já consegui desapegar de vários "alimentos".
      Beijos!

      Excluir
  20. Olá Cidália!Que legal este curso online que você fez,além de aprimorar seus conhecimentos é um ótimo incentivo,pois alimentação saudável é tudo de bom para nossa saúde.
    Envelhecer com saúde é fundamental,temos que nos cuidar desde cedo,pois nossa saúde é nossa maior riqueza,continue firme e forte.
    Depois nos conta sobre o outro curso e suas experiências. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José!
      Aprendi muito com o curso e estou me mantendo firme nos cuidados alimentares.
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir