sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A Mulher




Uma frase que li no Instagram me levou a escrever este texto.

A metade do mundo é de mulher e a outra metade são os filhos dela.

Muitas coisas ouvimos no dia a dia, hoje por exemplo, ouvi na academia da boca de uma moça que a mulher brasileira não se valoriza, que o Brasil é visto como o país do samba (ela disse isso enquanto mostrava na TV duas sambistas). Não bastasse isso, a moça e outra amiga acharam defeito nas duas beldades.

Eu não disse nada, mas pensei “quem dera eu soubesse sambar como essas duas!” Sempre tive vontade e nem com as minhas sobrinhas me ensinando consegui aprender. Não tenho molejo.

Acho lindo quando vejo pessoas sambando ou dançando qualquer tipo de música com maestria. Sinto uma pontada de inveja e acabo me conformando. 

Já quebrei o salto de uma sandália dançando vaneirão com uma sobrinha num baile. Como meu marido não gosta de dançar, ela foi o meu par. Rodopiamos pelo salão.

O que tem a frase lida no Instagram com o comentário da moça na academia? Vou deixar essa pergunta para quem quiser deixar uma opinião no comentário.

Já ouvi da boca de um homem que a mulher se arruma para outra mulher e não para o homem. Será? Eu me arrumo para mim, me visto da maneira que me sinto bem, confortável, não sigo os modismos. Gosto de admirar determinadas roupas, porém não me vejo vestida nelas.

Muitas músicas foram feitas para homenagear a mulher. Temos uma data para nós (08/03).

Mulher de 40 (Roberto Carlos)

Sorriso bonito
Olhar de quem sabe um pouco da vida
Conhece o amor
E quem sabe uma dor
Guardada escondida
Por experiência
Sabe a diferença
De amor e paixão
O que é verdadeiro
Caso passageiro
Ou pura ilusão
É jovem bastante
Mas não como antes
Mas é tão bonita
Ela é uma mulher
Que sabe o que quer
E no amor acredita
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Não importa a idade
A felicidade
Chega um dia que vem
Se ela vive feliz
Ou espera de novo encontrar outro alguém
Se ela se distrai
Uma lágrima cai
Ao lembrar do passado
Seu olhar distante
Vai por um instante
A um tempo dourado
Retoca a maquiagem
Cheia de coragem
Essa mulher bonita
Que já não é menina
Mas a todos fascina
E a mim me conquista
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Retoca a maquiagem
Cheia de coragem
Essa mulher bonita
Que já não é menina
Mas a todos fascina
E a mim me conquista
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Não quero saber da sua vida, sua história
Nem do seu passado
Mulher de quarenta eu só quero ser
O seu namorado
Fonte: LyricFind
Compositores: Erasmo Carlos / Roberto Carlos
Letra de Mulher de 40 © Sony/ATV Music Publishing LLC

Mulher (sexo frágil) Erasmo Carlos

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa a noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque o filho quer seu peito
O outro já reclama sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher
Mulher, mulher do barro de que você foi gerada
Me veio expiração pra decantar você nesta canção
Mulher, mulher na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez, sou forte mas não chego aos seus pés
Dizem que a mulher e o sexo frágil
Más que mentira absurda
Eu que faço parte da rutina dá uma de elas
Sei que a forca, está com elas
Vejam como e forte, a que eu conheço
Sua sapiência, não tem preciso
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Más fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa a noitinha
Quero uma mulher si minha
Más pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque o filho quer seu peito
O outro já reclama sua mão
E o outro quer ou amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da forca da mulher
Mulher, mulher, me veio expiração
Pra decantar você Nesta canção
Mulher, mulher, na escola em que você
Foi ensinada
Jamais tirei um dez, sou forte más não chego aos seus pés
Mulher mulher mulher, um um um...
Fonte: Musixmatch
Compositores: Erasmo Esteves / Sandra Sayonara Sayao Lobato Esteves
Letra de Mulher (sexo frágil) © Warner/chappell Edicoes Musicais Ltda


As mulheres são fortes, soberanas, determinadas, guerreiras, empoderadas, batalhadoras, quando querem. Mas, também, podem ser frágeis, românticas, iludidas (lembrei de um filme que assisti, O Limite da Traição).

A mulher pode ser e fazer o que ela quiser.

Não podemos esquecer da frase inicial deste texto.

A metade do mundo é de mulher e a outra metade são os filhos dela!



26 comentários:

  1. A mulher, com seu caráter, seu jeito de ser, fazer e acontecer, abre os caminhos de seus filhos e filhas. São seus exemplos de vida, de atitudes.
    Assim entendi a relação da frase inicial com o pensamento equivocado das duas moças, tão críticas, tão invejosas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Vera! Gostei muito da sua opinião, obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Infelizmente o mundo é assim,eu me valorizo e muito assim como você,me arrumo para mim como me sinto bem e confortável.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida eu já passei dos 63 eu me arrumo e me visto para mim! se estou me sentindo bem eu visto, também não sigo os modismos, para mim quem crítica é porque não tem coragem de usar! infelizmente são invejosas! kkk parabéns pelo post, beijinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, você tem razão! Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu sempre me arrumei pra mim mesma e claro procuro me sentir bem usando o que eu gosto então não acho que a frase desse homem esteja certa em relação a todas as mulheres.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de estar de bem comigo , me sinto bem quando me arrumo , com certeza me arrumo pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Eu penso que todos e em especial as mulheres, que é o post em questão. Na verdade devemos nos sentir bem conosco mesmos sem se preocupar com modismo e com as opiniões dos olheias..
    Seu texto foi uma boa reflexão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade, Robson. Obrigada pelo comentário!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Gostei muito desse texto falando da mulher sempre gostei muito de dançar mais infelizmente nunca consegui aprender quanto a me vestir sou muito complexada e tímida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa deixar de ser complexada, Cleuza!!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  8. Fantástico texto,acho que as pessoas se preocupam demais em criticar e generalizar tudo.Duas mulheres representando um pais inteiro, só porque eu não gosto não serve...Cada mulher pode e deve ser feliz da maneira que deseja,deve se vestir para sentir bem,porque assim pode fazer os que estão a seu lado felizes.Concordo somos leoas e dóceis,depende do momento,da situação e somos fortes,de uma força especial.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Tânia, amei a sua opinião.

      Beijos!

      Excluir
  9. Eu vi essa frase no facebook e para mim retrata a força da mulher e sua importância na sociedade. Essa música do Roberto é linda, digna de uma mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, Beatriz. Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi
    Texto maravilhoso 👏👏
    Eu sempre me valorize e sempre me arrumei para mim mesma,é muito bom ter amor próprio....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Joana, o amor próprio é fundamental.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  11. Também me arrumo para mim, não ligo para a opinião de outras pessoas. Achei linda a frase inicial, é impactante e nos faz refletir sobre a nossa importância na sociedade.

    ResponderExcluir
  12. O maior problema no mundo atual é essas coisa de classificar pessoas, pra mulher isso pro homem aquilo, isso pode aquilo não e assim vai a humanidade com seus conceitos equivocados ... Mulher é aquilo que ela quiser ser, ousada ou recatada, tanto faz, temos de aprender a deixar as pessoas livres. Posso não gostar da forma como alguém se manifesta ou age perante a sociedade, mas guardo pra mim, pois quem sou eu na fila do pão pra julgar os outros?

    Penso que sinceramente quem fica julgando celulites ou estrias de outra mulher deve ser alguém com uma vida muito vazia, é triste ver isso em pessoas jovens ....

    Eu não me arrumo pra ninguém a não ser pra mim mesmo, se gostarem eu vibro ... se não gostarem ignoro ... Que cada uma de nós possa dar liberdade a outra mulher de ser do jeito que ela quer, e que possamos nos apoiar sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Minda, pelo comentário! Sua opinião complementou o meu texto, amei!

      Beijos!

      Excluir
  13. Olá,

    Concordo com muitas coisas colocadas em seu texto. A mulher realmente pode chegar a qualquer lugar, para isso só basta ser determinada e persistir. O que mais me deixa triste é ver uma mulher falando "mal" da outra, é como se o maior julgamento partisse daquelas que deveriam estar se apoiando. Também estou no time das que se arrumam para si mesmas, para se sentirem satisfeitas, apenas! Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Alice, as mulheres devem se apoiar.
      Gostei muito da sua opinião, obrigada!
      Beijos.

      Excluir