domingo, 24 de janeiro de 2021

A rosca

 


Ela passou o Natal sozinha por opção. Recusou o convite da irmã e do sobrinho. As filhas não puderam estar presentes. Mesmo assim a ceia foi preparada com carinho. Assou um pedaço de carne de porco, enfeitou a salada. Assistiu a Missa do Galo na TV.

 


Segundo ela, não é porque estava sozinha que ia deixar de comer o que gosta.

No auge dos seus 80 anos, para ela não tem tempo ruim. Apenas seus joelhos a incomodam. Mas, ela dá um jeito. Ao levantar segue uma rotina. Enfaixa os joelhos, lava o rosto e passa um creme com filtro solar. Dar uma volta no jardim e pegar um sol lhe faz muito bem.

Na parte da manhã ela faz as atividades diárias da casa. Já não tem mais a mesma destreza, precisa do apoio de uma bengala. Porém essa dificuldade não a impede de cuidar da casa.

Na parte da tarde ela descansa, lê ou assiste televisão. Ainda consegue ler as pequenas letras da Bíblia sem o auxílio de óculos. A audição é que está diminuindo.

Na véspera ela fez uma rosca para uma amiga e outra para uma encomenda.

Uma rosca natalina deliciosa.

Volta e meia ela e essa amiga conversam por telefone. Elas têm muito assunto para conversar. Numa dessas conversas ela contou que recebeu a visita do padre que levou a comunhão.

Ela está bem informada, acompanha as notícias pelo Facebook ou através de algum telefonema. As amigas da igreja não a esquecem. As vizinhas são pessoas amigas que estão prontas para lhe prestar algum favor.

Na virada do ano ela recebeu a visita de uma das filhas e o genro. Desta vez ficaram em casa, não foi possível saírem para nenhum lugar. Foi muito bom ter a companhia dos dois.

Na primeira segunda-feira do ano ela passou a manhã lavando roupa. Na manhã seguinte, dobrou e passou. Fez essa tarefa sentada para o seu conforto. Mais devagar do que antigamente quando seus joelhos não a impediam de se movimentar com rapidez. 
 
No auge dos seus 80 anos. Para ela 80 é apenas um número como outro qualquer. Sente que sua alma é jovem.

 

Obrigada pela visita,

Cidália.

32 comentários:

  1. Amei essa crônica!! Parabéns,escritora! Você está mudando seu estilo para melhor.

    ResponderExcluir
  2. Seuttexto retrata uma realidade de muitos idosos.A idade do corpo não é a mesma da alma. Mesmo aos 80 esta senhora está ativa,muito inspirador.Parabéns bjus.

    ResponderExcluir
  3. Uma maravilhosa crônica, o texto nos mostra que a idade não atrapalha a vida, e essa senhora com 80 anos vive a sua vida ativamente, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Crônica incrível,pena que é uma realidade,claro que muitos adultos ficam só por opção.

    ResponderExcluir
  5. Oii

    Adorei seu texto, motiva a gente a não se importar com a idade e sim com o tempo de qualidade vivendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susan,

      Que bom!! Muito obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  6. Ah, que coisa mais linda.
    Você escreve graciosamente bem! Realmente, idade é apenas um número... o que vale é a sua vontade de viver e fazer acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário e elogios, Rafaela!

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Cidália!Que texto maravilhoso e reflexivo!
    Realmente os anos vividos são só números,mesmo com as limitações devemos aproveitar cada minuto de nossas vidas,a alma não envelhece e não podemos deixar morrer nossas vontades,alegrias e sonhos,cada dia que levantamos é um motivo para comemorar,(Ela está certíssima e nos encoraja a enfrentar a caminhada)
    Parabéns pelo excelente texto!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria José!
      Muito obrigada pelo comentário que complementou meu texto. É isso mesmo, cada dia que abrimos os olhos de manhã, é motivo para comemorar e agradecer.
      Beijos!

      Excluir
  8. Amei, é bem por aí mesmo, não podemos nos entregar pelo número de anos que temos, mas continuar e tentar até o fim realizar nossa rotina, texto mais que perfeito! Quero ser assim quando chegar nos meus 80!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Minda, que bom que gostou do texto. Amém!

      Beijos!

      Excluir
  9. Texto incrível para começar o ano! Amei a crônica. Como em todas as outras fases, eu vou amar a terceira idade e tudo o que ela pode proporcionar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Julli!! Obrigada pelo comentário, que bom que gostou do texto!

      Beijos!

      Excluir
  10. Muito inspirador seu texto! Se Deus permitir chegarei lá

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu achei esse texto/crônica incrível, ficou maravilhoso e inspirador. Eu acredito que os anos vividos são apenas números, mas é claro que há uma limitação com os anos e ainda assim devemos aproveitar o máximo possível da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Ivens, devemos aproveitar o máximo!!
      Obrigada pelo comentário, um abraço.

      Excluir
  12. Que lindo texto. Me lembrou a minha vó que apesar da idade está sempre ativa. Não tem tempo ruim para ela. Texto inspirador!

    ResponderExcluir
  13. Oiee minha linda! Amo ler suas postagens, sempre cheias de carinho com os relatos do cotidiano. A rosca deveria estar uma delícia. Com certeza a idade é apenas um número.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava sim, uma delícia, Paloma!!
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos

      Excluir
  14. Ame o seu texto e a crônica. Quando você faz o que gosta, está ajudando não só a si mesmo, mas aos outros, porque os anos servem apenas para vivenciar a vida, o que é importante no círculo da vida. “O que nos torna jovens é sermos sempre mais felizes, poder realizar nossos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lenny! Essa frase é perfeita!!
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  15. adorei ter lido esta historia, não inporta a idade, bem é apenas um numero importa é ser feliz e viver a vida em pleno.
    beijos felizes

    ResponderExcluir
  16. Maravilha! A vida pode ser aquilo que a gente quer só depende da forma como encaramos vivê-la! Adorei seu texto! Dá gosto de ler!

    Um abraço!

    ResponderExcluir