Quando dona Josefa acordou estava na cama. Será que ela teve um pesadelo? Tentou se levantar, mas não conseguiu. Ouviu vozes. Não reconheceu nenhuma voz. Olhou a sua volta e não reconheceu o quarto.
O que estava acontecendo com ela? Fechou os olhos e voltou a dormir. As pálpebras estavam pesadas. Num canto do quarto o filho Jesuíno conversava com a enfermeira.
- Como ela está? Parece que tem muito sono!
- É o efeito dos medicamentos. Ela fraturou o fêmur com o tombo - disse a enfermeira.
- Quanto tempo ela vai ficar internada? Não vou poder ficar aqui com ela, tenho meu trabalho.
- Ela precisa de acompanhante meu senhor.
- Vou telefonar para minha esposa. Assim ficarei sabendo direito o que aconteceu.
Ao falar com a esposa, Jesuíno soube que a mãe fora encontrada, caída na rua, pela faxineira que estava passando, de bicicleta, naquele momento. Foi ela quem telefonou para a emergência pedindo ajuda.
Iracema falou que ficaria com a sogra naquela noite, mas queria que o marido avisasse os outros irmãos. Eles que viessem buscar dona Josefa. Ela não ia ficar cuidando dela.
Jesuíno entrou em contato com um dos irmãos e contou o que aconteceu. Jaime ficou de buscar a mãe quando ela tivesse alta. Se comprometeu de avisar os outros irmãos.
Jaime ligou na escola e pediu para falar com a Sueli, era um caso de emergência. No momento em que Ariana tomou conhecimento do estado de saúde da sua avó, não pensou em mais nada. Arrumou suas coisas e foi para a rodoviária. Há algum tempo ela estava planejando visitar a avó. Deveria ter ido antes, talvez tivesse evitado o acidente da pobre mulher.
Dona Josefa abriu os olhos e viu a neta querida ao seu lado. Ficou muito feliz. Na noite anterior sentiu-se mal ao ver que a nora estava no quarto. Iracema agiu friamente, como se estivesse ali apenas para cumprir uma obrigação.
Os dias de agonia passaram lentamente para dona Josefa. Ela recebeu a triste notícia de que teria dificuldade para caminhar. Precisaria de apoio. O que seria dela? Ela não queria dar trabalho para ninguém.
Ao receber alta, Josefa e a neta foram levadas para casa pelo Jesuíno. Teriam que esperar a chegada do Jaime.
Ariana sentiu um mal estar quando entrou naquela casa onde fora desprezada por alguns anos. Teve que fazer um esforço para não dar meia volta e fugir dali.
Iracema mal as cumprimentou e saiu para passar o dia com uma das filhas. Antes de sair disse para o marido que tinha comida na geladeira, era só esquentá-la.
Ariana ajudou a avó a arrumar as suas coisas. A avó estava triste e abatida. Estar ali, mesmo sabendo que seria por pouco tempo, só aumentava a sua angustia.
No final da tarde, Jaime chegou para pegar a mãe e a sobrinha. Jesuíno não os convidou para passarem a noite na sua casa. Mal trocou duas palavras com o irmão. Também não tocou no assunto sobre o empréstimo com a mãe.
Jaime pegou as duas mulheres e as levou dali o mais rápido possível. Tinha alguma coisa naquela casa que o deixava amargurado. Passaram a noite num hotel e partiram na manhã seguinte.
Dona Josefa ficaria na escola com a filha e as netas, ocuparia o quarto do neto. Em breve sairiam dali. Sueli estava comprando uma casa nos arredores. O dinheiro que lhe coube pela venda da propriedade da mãe e mais suas economias foi suficiente para adquirir um pequeno imóvel.
Elizandra recebeu a irmã com uma boa notícia.
- Mana, soube que o Geraldo terminou com aquela moça. Ele descobriu que ela estava enganando-o. O filho era de outro rapaz. Não sei todos os detalhes, sei apenas que ele veio morar com o tio. Vai arrumar um emprego por aqui.
O semblante da Ariana se transformou. A esperança voltou. Seu coração se alegrou. Se ele a procurasse agiria diferente. Quanto a sua mãe, ela teria que entender que o Geraldo não tinha culpa do que o tio fez no passado.
Sueli estava animada com a mudança. A nova casa não era tão grande, porém daria para abrigar a sua família com conforto. As quatro mulheres dividiriam o quarto maior. Seria por pouco tempo. Elizandra logo casaria e teria sua própria casa. O quarto menor seria para o José Carlos.
As moças teriam um beliche. Sueli ficaria na cama de casal com a mãe. A sala e a cozinha eram espaçosas. O quintal era de bom tamanho. Elas poderiam fazer uma horta e um jardim.
Dona Josefa, cercada de amor e carinho, parecia outra pessoa. Começou a se interessar novamente pelos trabalhos manuais. Fez planos de ajudar a filha na reforma da casa. Queria construir mais um quarto na casa.
Pediu que Sueli a acompanhasse ao Banco para ver seu saldo da poupança. Enquanto estava na casa do Jesuíno era ele quem controlava sua conta. Ao tomar conhecimento do saldo, dona Josefa ficou indignada.
O que teria aprontando o Jesuíno dessa vez?
Aguarde mais um trecho desta história na próxima semana!
Sua visita me deixa muito feliz!!
Obrigada!
Abraços!!
Cidália.
PS: Mais um belo desenho feito pelo meu sobrinho Marcos Wagner!
Oi Ci. Como eu adoro suas histórias!!! São sempre muito envolventes! :)
ResponderExcluirEstou aqui curiosa pra saber o que Jesuíno fez agora... RS
Não demora pra trazer o próximo capitulo. Rsrs
Beijos
Lilica
Olá, Lilica!
ExcluirFiquei muito feliz com seu comentário motivador!!
Obrigada!!
Beijos
Está história é caso de família brasileira mesmo, Ci!
ResponderExcluirEstarei aguardando o próximo capítulo! Estou curiosa.
Bjs
Muito obrigada, Quel, pelo comentário!!
ExcluirObrigada, beijos!
Oi Ci! Eu adoro a suas histórias e já estarei esperando o próximo capítulo!
ResponderExcluirOi!!
ExcluirOba, fiquei muito feliz com seu comentário!
Obrigada, beijos!!
Coitada da dona Josefa passou um mal pedaço naquela casa ,mais agora ao lado de quem a ama ela está feliz , será que Jesuíno gastou todo dinheiro que safado roubar a própria mãe . Tô torcendo pra Ariana ficar com Geraldo , amo suas histórias Cidália já tô esperando o próximo capítulo , lindo desenho parabéns
ResponderExcluirO Jesuíno é capaz de tudo quando se trata de dinheiro, até mesmo enrolar a própria mãe!! Muito obrigada pelo comentário e opinião, Cleuza! O desenho está lindo, sim, obrigada!!
ExcluirBeijos
Oi ci, to aqui de novo lendo esses teus contos maravilhosos. Mas hoje preciso falar também da ilustração. Que coisa mais linda teu sobrinho arrasa. Beijos
ResponderExcluirOi, Dani!
ExcluirAgradeço em nome do meu sobrinho!! Ele faz lindos desenhos nas escolas aqui do município.
Obrigada pelo carinho de sempre, beijos!
Oi!!
ResponderExcluirParabéns Marcos 😀 você desenha muito bem. E a história cada vez mais emocionate, já estou ansiosa pelo proximo capitulo.
Bjo
Oi, Joana!
ExcluirAgradeço em nome do meu sobrinho!! Oba, obrigada pelo apoio!
Beijos!
Olá
ResponderExcluirQue história envolvente, gostei bastante. Já quero saber o que Jesuíno aprontou hahaha
Abraço
Blog Folha de Pólen
Olá, Marcelo!
ExcluirObrigada pelo comentário, já tem a sequencia, confira.
Abraço!
Que legal vc ter associado esta ilustração ao texto, seus contos são muito bons e fico ansiosa para ler o proxima etapa. Beijos
ResponderExcluirObrigada, Luma, pelo carinho e apoio!! Gosto de ilustrar o texto e meu sobrinho tem facilidade para desenhar.
ExcluirBeijos!
Ótimo conto com uma bela ilustração, já estou ansiosa para saber o que Jesúino fez desta vez, rsrs.Bjs.
ResponderExcluirObrigada, Erika!
ExcluirEu e meu sobrinho ficamos felizes com o elogio!!
Beijos
olá!
ResponderExcluirNão me canso de falar o quanto estou adorando sua história... Esta muito gostoso acompanhar e torcer para Ariana! Curiosa para saber o que Jesuíno aprontou!
abraços.
Olá Cíntia!
ExcluirMuito obrigada pelo apoio e carinho de sempre, fico feliz sabendo que você está gostando da história!!
Abraços!
Adorei a leitura, super envolvente. Parabéns pelo talento flor :)
ResponderExcluirBeijos
http://www.crisfelix.com.br/
Oi Cris!
ExcluirQue bom!! Obrigada pelo comentário!
Beijos
O desenho está lindo mesmo, parabéns ao seu sobrinho. Sobre a história, adoro lê-las, sempre fico empolgada para saber mais e mais e dessa vez não foi diferente.
ResponderExcluirOi Erica, meu sobrinho agradece o elogio! Fico contente sabendo que você está gostando da história!!
ExcluirObrigada, beijos!
Olá
ResponderExcluirA história está muito interessante, estou bem intrigada com o Jesuíno e Iracema, eles parecem gente muito ruim, mas acho que tenho mais medo da Iracema, ela parece aquele tipo de pessoa bem ardilosa.
Olá Daniele!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário, gostei muito da sua opinião!!
Beijos!
Ola, tudo bem? Adorei, a historia é super interessante, ansiosa par ler a continuaçao, muito obrigado 😊😊😊
ResponderExcluirOlá, tudo bem!
ExcluirEu é que agradeço pelo comentário!! Que bom que você gostou da história!
Beijos.
Oi tudo bem?
ResponderExcluirAi finalmente a Dona Josefa está com quem ela e sendo feliz depois de ter sofrido tanto. Não acredito que o Jesuíno aprontou de novo hahaha não vale nada mesmo. Parabéns pela história te desejo sucesso.
Beijos
Oi, Taís, tudo bem!
ExcluirPois é, está na hora dela ter um pouco de alegria!! O Jesuíno é um sem vergonha!
Muito obrigada pelo comentário!!
Valeu, beijos!
Que chato isso que aconteceu com a Dona Josefa, ela é uma mulher sofrida a agora acontece isso com ela. O que será que o Jesuíno fez, aguardando os próximos capítulos. Gostei muito do desenho do Marcos Wagner ele desenha super bem, bjs.
ResponderExcluirOi, Lucimar!
ExcluirNem fale, coitada né!! O Jesuíno aprontou feio com a mãe!
Meu sobrinho agradeceu o elogio!
Obrigada, beijos!!
Dona Josefa é um exemplo claro da forma como muitos idosos têm sido tratados nos últimos tempos, se dão ao máximo por aqueles que gerou para no final das contas sofrer com desprezo dentre outras falcatruas.
ResponderExcluirAposto que o Jesuino passou a mão em tudo, tomara que eu esteja errado kkk. Que venha o próximo capítulo!!!
A propósito, seu sobrinho é um artista! Dê os parabéns a ele.
Abraços 😊
Olá Amilton!
ExcluirÉ verdade, infelizmente, a história retrata a realidade de alguns idosos.
Você acertou, foi isso mesmo o que aconteceu, a revelação já foi postada.
Darei sim, muito obrigada!!
Abraços!
É um triste retrato da nossa realidade, muitos idosos são desprezados ou usados. Deveríamos valorizar quem, muitas vezes, lutou tanto por nós. Seus contos conseguem captar a alma humana em toda sua plenitude, com todas as nuances de bondade e maldade em que o homem pode variar.
ResponderExcluirQue legal seu comentário, Evandro, obrigada pela opinião e elogio!! Amei suas palavras!
ExcluirAbraço!!
História muito bonita que cada capítulo nos rodeia, embora não conheço o resto da história, mas eu dei uma olhada e descobri que envolvemos cada capítulo, o sofrimento dessa Dona Josefa agora ela pode realizar seu sonho de viver um grande amor.
ResponderExcluirMuito obrigada, Pâmela, pelo comentário!!
ExcluirBeijos!
Adoro seus contos, muito interessante acompanhar sempre essa história bjo
ResponderExcluirOba!! Obrigada, Cibele, pelo comentário!!
ExcluirBeijos!
Já estou curiosa para saber o feito do Jesuino também.....
ResponderExcluirObrigada, Melissa, pelo comentário!
ExcluirBeijos!
Super curiosa pra saber sobre o Jesuino.. Adorei o conto vou voltar pra ver o fim dessa historia, parabens e sucesso
ResponderExcluirLevando a Sério
Muito obrigada pelo comentário, fico feliz sabendo que você gostou desta história!!
ExcluirBeijos
Ai Jesuíno do céu o que você aprontou com as contas de Dona Josefa, a pobre mulher não merece isso. Acabei me identificando bastante com isso, infelizmente. Adoro todas as partes dessa história, é demais!
ResponderExcluirOlha só, que bom, Daiana! É verdade, a coitada não merece ser enganada!!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário e apoio!!
Beijos!
Olá !!
ResponderExcluirAdoro suas histórias ! Sempre me deixam ansiosa pelo desfecho !
Coitada da Dona Josefa,minha gente !!
Bjs
sucesso !
Olá Jaque!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário e apoio!! É bom saber que você está gostando da história!
Beijos!
Olá,
ResponderExcluirSempre que possível, gosto de acompanhar suas histórias porque me deixam mega curiosa para saber o que irá acontecer a seguir e prende minha atenção do início ao fim!
Fiquei bem curiosa para saber o que Jesuíno andou aprontando.
LEITURA DESCONTROLADA
Olá Michele!
ExcluirVocê não imagina como seu comentário me deixa feliz!! Que bom que você gosta das minhas histórias!
Obrigada, beijos!!
ola tudo bem ? achei sua historia bem envolvente, a maneira que você escreve nos prende até o fim
ResponderExcluirja estou na espectativa do proximo capitulo . BJSSS
Olá, Laini, tudo bem!!
ExcluirOba, que bom que você gostou da história!
Obrigada, beijos!
Nossa, coitada da dona Josefa. Quando parece que as coisas vai melhor um pouco, por conta do carinho das família, parece que mais uma bomba aparece para atormentá-la. Peguei com carinho muito grande por ela e estou como bastante raiva do filho e da nora. E a, Ariane, será que ela vai conseguir ficar com o amor da vida dela? Ansioso para saber. 😁
ResponderExcluirOlá, Leandro, seu comentário me deixou muito contente como sempre, pois gosto de saber a sua opinião!!
ExcluirMuito obrigada pelo carinho, abraço!
Amo acompanhar as suas histórias! Estou aguardando ansiosamente por mais um trecho desta história *o*. Beijooos:*
ResponderExcluirMuito obrigada pelo apoio, é bom saber que você está gostando da minha história!!
ExcluirBeijos!
Olá! Boa tarde!
ResponderExcluirEstou bem curiosa com o que Jesuíno fez haha
Sua escrita é uma delícia! Vou ficar de olho nos próximos capítulos.
Sucesso!
Beijos
Olá, Mari, boa tarde!!
ExcluirEsse Jesuíno é um filho ingrato!
Seu comentário me deixou muito feliz, obrigada!!
Beijos!
Oi,tudo bom?
ResponderExcluirNossa que história bacana, gosto muito de ler esse tipo de postagem, bem autoral.
Parabéns pelo talento na escrita.
Beijos, Joyce de Freitas.
Oi, Joyce, tudo bem!!
ExcluirSeu comentário me deixou muito feliz!!
Obrigada pelo elogio!
Beijos!
Eu amo ler esenhas assim, curta e bem explicada sempre bom vim aqui no seu blog ❤
ResponderExcluirOlá, Jaqueline!
ExcluirNão é uma resenha, é um trecho de uma história que estou postando em partes pequenas para facilitar a leitura.
Obrigada pelo comentário, bjos!
Suas histórias estão cada vez melhores, estou adorando acompanhá-las. Mal posso esperar pela continuação.
ResponderExcluirbjs
Dani, do Blog Sabe o que é?
http://sabeoque.blogspot.com
Olá, Daniela!
ExcluirMuito obrigada pelo elogio, amei seu comentário!!
Beijos!
Li ansiosa para saber o final dessa história, muito bem escrita!
ResponderExcluirAguardo o próximo capitulo ❤
Obrigada, Jacke, pelo comentário e elogio!!
ExcluirBeijos!
Oi, tudo bem? Que texto mais incrível. Você escreve muito bem. É bem criativo posts assim, nos deixa curiosos para saber mais a respeito da história. Ansiosa pela continuação. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirOlá, Érika, tudo bem!!
ExcluirQue bom que você gostou desta história! Muito obrigada pelo comentário e elogios!!
Beijos!
Cidália! Devo me desculpar por ter sumido daqui! Estive corrida nos últimos dias, mas agora que estou aqui novamente já vou colocar minha leitura em dia...Como você escreve bem! Adoro esta sua história! Este Jesuíno é um embuste e Ariana é uma neta doce e meiga. Gosto mesmo de acompanhá-la. Um forte abraço!
ResponderExcluirOlá, Tatiana, seu comentário me deixou muito contente!! Que bom que você está gostando desta história!
ExcluirMuito obrigada pelos elogios!!
Um forte abraço!
Obrigada!
ResponderExcluir