terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Injustiça


 

O que leva uma pessoa a querer ferrar com a outra?

Na novela das seis, o pai mata a filha por acidente e acusa o jovem apaixonado por ela de ser o assassino. Como ele é um juiz obteve ajuda de alguns amigos para forjarem as provas contra o moço. Na trama, o castigo foi repentino. O pobre inocente foi preso, pegando uma pena de vinte anos, porém, ele o verdadeiro culpado, foi parar num sanatório. O peso na consciência fez com que ele começasse a ver e ouvir a filha morta o acusando.

Na vida real tudo o que uma pessoa faz, seja de bom ou ruim, volta para ela. Não é necessário querer vingança ou rogar praga. Pelo contrário a pessoa prejudicada, por mais injustiçada que se sinta, deve desejar o bem para quem lhe fez algum mal.

O que leva uma pessoa a querer ferrar com a outra?

A pessoa está fazendo o seu trabalho nos finais de semana para complementar a renda mensal que é insuficiente, investe nos materiais, passa o dia sem comer, ou fica debaixo do sol para terminar o serviço. 

Como essa pessoa pode estar agindo errado? O fato dela ser funcionária pública ou ocupar um cargo comissionado não pode impedir que essa pessoa preste serviço nos finais de semana e feriados.

O que leva uma pessoa a querer ferrar com a outra?

Inveja, vingança, raiva ou politicagem?

No caso da novela o pai era contra o namoro e ele responsabilizou o rapaz pela morte da filha. Ele queria matar o jovem, mas por um infortúnio o tiro atingiu a filha. Ele se vingou acusando o moço e o mandando para a prisão.

Na vida real, a pessoa que liga anonimamente para fazer uma denúncia incabível não deve ter nada para fazer a não ser tentar prejudicar o próximo?

Essa pessoa, mal-amada, deve sentir inveja do carisma de seus semelhantes. Talvez, essa pessoa, mal-amada, invejosa, abomine o sucesso de seus semelhantes.

Talvez, numa manhã qualquer, essa pessoa acorde e ao invés de agradecer a Deus por mais um dia de vida, ela pegue o telefone e faça uma denúncia anônima. Será que depois dessa atitude essa pessoa vai se sentir bem? Será que nem por um momento ela não vai sentir um pouco de remorso? Como deve ser o coração dessa pessoa?

Provavelmente essa pessoa nunca ouviu a frase, fazer o bem sem olhar a quem. Ou talvez essa pessoa tenha trocado a palavra bem pela palavra mal. Ou talvez essa pessoa não se importe com as consequências dos seus atos.

Na novela o pai perdeu o juízo e teve que parar de trabalhar, a sua consciência não lhe dá trégua. Ele arruinou a própria vida ao se intrometer no romance da filha e agir impulsivamente. Além de perder a filha, terá que conviver com o remorso e a culpa.

Há pessoas e pessoas.

Há pessoas boas que estão sempre prontas para ajudar o próximo e há pessoas ruins que só se sentem bem quando prejudicam ou humilham alguém.

Desde que o mundo é mundo vemos as injustiças que são cometidas com muita gente.

O poder sobe à cabeça de algumas pessoas e elas se sentem donas da verdade. Elas não se importam com as consequências das suas ações.

 

"""Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado."" (Platão)

 

Fique a vontade para manifestar a sua opinião, obrigada.

Cidália.

32 comentários:

  1. Tem pessoas que vivem para praticar o mal sem pensar que a pessoa prejudicada vai ter que pagar por algo que não cometeu mm aos eu sempre acreditei na lei do retorno Deus é nosso pai maior ele tudo sabe tudo vê amei o texto

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Acho que sei do que e de quem você está falando nessa crônica desabafo. Realmente, uma pessoa querer ferrar outra pessoa,só pode ter sido movida pela inveja, um rancor sem nexo, uma maldade intrínseca.Lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Tem a lei do retor aqui se faz aqui se paga quem prejudica sera prejudicado.

    ResponderExcluir
  4. No mundo a muitas injustiças, eu não entendo o prazer da outra querer prejudicar o outro, querem ver o mal do outro, se sentem bem fazendo o mal, o mal sempre volta pra quem pratica o mal, um bom texto, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Pessoas infelizes que se manifestam prejudicando o outro. O trabalho honesto incomodando! Que triste!!

    ResponderExcluir
  6. Um dia vamos colher aquilo que plantamos...seja bom ou ruim.
    Ótimo texto madrinha... beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Infelizmente o mundo têm pessoas más e que só sentem prazer em prejudicar o próximo. Temos que ter bastante cuidado com quem está ao redor...

    ResponderExcluir
  8. O ser humano é complexo, alguns possuem uma tendência a testarem limites, regras e relacionamentos, além das psicopatias de fazerem o mal por prazer, sem sentir culpa.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Acredito que esse é um tema muito complexo. Nunca sabemos de verdade o que está acontecendo com determinada pessoa pra ela agir daquela forma. Como dizem os profissionais, somos feitos de camadas, pode passar a vida inteira e não conheceremos todas elas. Imagina pensar nas pessoas que não temos muito contato... Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika,tudo bem!
      Sim, não dá para saber o que se passa na cabeça das pessoas.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  10. Tem muitas pessoas com a maldade ao extremo , a novela traz um tema bem real , a pouco tempo vimos o caso de uma adolescente que mata a amiga a tiros no banheiro e a defesa diz que foi acidental. Plena crueldade.

    ResponderExcluir
  11. Estou meio fora das novelas atualmente, mas seu texto é bem explicativo.
    É muito triste as situações de injustiça.

    ResponderExcluir
  12. O que rege o universo é a Lei da Ação e Reaçao. Já vi inúmeros casos casos ocorrerem sem que eu estivesse envolvida diretamente, apenas observando . E acredite a Lei Divina é infalivel. Espere e verás. Faltou a essa pessoa empatia que faltará a ela quando precisar como gostaria que em.minha cidade tivesse lugares coloridos e com toque artístico. Passaria sempre por lá para apreciar e tirar fotos.
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sara, a Lei Divina é infalível.
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  13. É uma pena que pessoas que não têm talento queiram prejudicar e atrapalhar o talento natural de quem o tem. É um dom de Deus, alguém possuir um talento que contribua para embelezar a cidade. Quem prática o mal, recebe o mal. Nunca será feliz. Acha que pode se sentir melhor fazendo alguém sofrer por praticar injustiça e agir no anonimato (no anonimato é fácil) difícil é ter coragem de se expor e falar cara a cara, mas fazer o que, quem age covardemente nunca conseguirá dormir em paz com sua consciência. O injustiçado deve pedir a Deus que seu mal feitor possa ser perdoado e que se arrependa e entenda que praticar o mal, só atrai o mal pra sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Silvio, mas infelizmente não se pode confiar em algumas pessoas.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  14. As pessoas só esquecwm que a Lei do retorno é real:
    Gálatas 6:7 (JFA) Não erreis; Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso, também, ceifará.

    Lembre-se: todos somos livres pra plantar, mas tem, obrigatoriamente que colher o que plantou.

    Ninguém planta pimenta e colhe morangos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Dionei, a Lei do retorno é infalível.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  15. Gostaria de parabenizar pelo texto muito bem escrito com as palavras, mostrando o paralelo entre a ficção da novela e o que realmente acontece nos dias de hoje. Quando eu falo que há muitos demagogos de plantão e pessoas asquerosas que querem o poder a todo custo e tentam de todas as maneiras destruir a vida de muitas pessoas boas. Infelizmente existe sim. A vida se encarrega dessas pessoas, de se cobrar o preço pela maldade. Mais crermos em Deus que é soberano.
    Realmente ninguém planta pimenta e colhe morangos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Almeida, pelo elogio.
      Infelizmente é verdade, existe esse tipo de gente que quer se dar bem pisando nos outros. Temos que deixar nas mãos de Deus!

      Excluir
  16. Texto perfeito! Têm pessoas infelizes que sentem que necessidade de fazer o mal para outras para se sentirem "bem". Pobres criaturas!

    ResponderExcluir