No capítulo anterior (http://contosdacabana.blogspot.com.br/…/vida-as-avessas-iv-…), dona Sueli pediu a atenção de todos:
- Estou muito feliz por ter a minha família de volta. Agradeço a vocês, meus irmãos, por terem cuidado dos meus filhos durante esse tempo. Assim que for possível quero agradecer pessoalmente o Jesuíno, também. Sei que meu pai agradeceu a ele, mas quem lhe deve o favor sou eu. Aos senhores, meus pais, só posso dizer que me ajudaram muito me acolhendo em sua casa. De agora em diante vou poder manter meus filhos comigo. Consegui um trabalho de zeladora numa escola aqui perto e vamos morar lá.
Enquanto falava, dona Sueli direcionou seu olhar aos filhos e disse:
-Vocês poderão estudar lá meus filhos. E nos horários de folga me ajudarão.
A alegria foi geral. A família aplaudiu dona Sueli. Ariana perguntou se era na mesma escola onde eles haviam estudado antes de irem morar com os tios. A mãe respondeu que não. Era uma outra escola, maior.
Ariana não teve coragem de contar para a família que seus tios nem chegaram a comentar sobre a escola. Ela via suas primas saírem uniformizadas logo após o almoço e voltarem a tardinha. Sabia que elas tomavam o ônibus escolar, porque ouvira comentários. A escola ficava há cinco quilômetros de onde moravam. Seus tios não conversavam com ela, mas conversavam perto dela. A casa dos tios era num bairro afastado. O bairro era novo e haviam poucos habitantes. Nem dava para ver a casa do vizinho mais próximo. Como ela não saía de casa, não via ninguém além dos parentes.
Por conta disso, Ariana ficou atrasada nos estudos. Teria que se esforçar para acompanhar seus irmãos. Na hora certa contaria à mãe. Não naquele momento de alegria, de felicidade para sua mãe e para todos.
Afinal a família estava reunida, mesmo que não tivessem uma casa para morar. Talvez, um dia, sua mãe conseguisse alugar uma casa para eles. O que importava, no momento, era que morando na escola não pagariam nenhuma conta e sua mãe ainda teria um salário.
No final daquele dia, Ariana ouviu um dos seus tios comentar com seu avô, enquanto fumavam na varanda, sobre o tio Jesuíno.
- Pai, a esposa do Jesuíno é uma mulher ruim. O senhor não vê que faz muito tempo que ele não aparece por aqui e nem dá notícias? E nem convida a gente para ir à casa dele. Não sei como ele ficou com a sobrinha durante esse tempo.
- Meu filho, não quero que fale nada perto da sua irmã e nem da sua avó. Pode comentar com seu irmão na volta, se quiser. O Jesuíno ficou com a minha neta, mas dispensou a empregada. A mulher dele, aquela minha nora desnaturada, colocou a menina para dar conta de todo o serviço da casa. Não a mandaram para a escola.
- A mana precisa saber disso meu pai.
- Já pensei nisso e quero contar antes dela se mudar, mas as crianças não precisam saber e nem sua avó. Ela não vai aguentar saber que seu tio foi dominado por aquela mulher. E vai sentir remorso por não ter ficado com a neta aqui em casa. Se dependesse dela as crianças teriam ficado aqui junto com a mãe. Mas, você vê como a casa é pequena, não tem espaço suficiente e o que ganho mal dá para sobrevivermos.
Ouvindo aquela conversa, Ariana pensou que, quando pudesse, queria ajudar seus avós. A casa era pequena, na noite passada ela dormiu com a mãe e nessa noite os irmãos também dormiriam no quarto, em colchões no chão. Seus tios, um dormiria no sofá e o outro no chão da sala.
Na segunda-feira de manhã, Ariana, os irmãos e a mãe foram para a escola. Levaram os poucos pertences que possuíam. Quem tinha mais coisas eram os irmãos, José Carlos e Elizandra que ganharam roupas e brinquedos dos tios. Tudo novo. Nada usado como ela tinha ganhado da tia e primas.
Na escola foram bem recebidos pela diretora, que explicou as tarefas que sua mãe precisava fazer. Ela e os irmãos ajudariam, após as aulas, na limpeza das salas de aula.
O que importava era que a família ficaria unida. Como estava acostumada com o trabalho, Ariana ajudaria a mãe nas tarefas maiores e deixaria para os irmãos mais novos, as mais simples, como varrer as salas e limpar as carteiras.
O anexo onde iriam morar era confortável, tinha dois quartos. As três mulheres ficariam juntas e o irmão ficaria sozinho num quarto menor. A sala, a cozinha e o banheiro tinham um bom tamanho.
Para José Carlos e Elizandra tudo parecia maravilhoso. Logo se enturmaram. Ele no último ano do ensino regular e Elizandra no sexto ano. Fizeram muitos amigos.
Ariana parara no sétimo ano e como não pretendia abandonar a mãe para estudar, caso terminasse o último ano, seria melhor não frequentar a turma do irmão. Na verdade, sentiria vergonha por causa da idade. Ela sabia que era bobeira, porém não ouviu os apelos da mãe.
Era melhor ajudar com o trabalho e deixar apenas o serviço mais leve para os irmãos. Queria que eles tivessem mais tempo para o estudo. Confessou à mãe que seu tio não a colocara na escola. Não teve coragem de contar que ocupara o lugar da empregada, porém, pela reação dela desconfiara que seu avô já havia contado.
Era melhor ajudar com o trabalho e deixar apenas o serviço mais leve para os irmãos. Queria que eles tivessem mais tempo para o estudo. Confessou à mãe que seu tio não a colocara na escola. Não teve coragem de contar que ocupara o lugar da empregada, porém, pela reação dela desconfiara que seu avô já havia contado.
A escola era grande e sua mãe não daria conta de lavar todos os banheiros e demais dependências. No total eram poucos funcionários para cuidarem da limpeza. E seus irmãos não dariam conta do serviço.
Como Ariana sabia cozinhar bem, teve a ideia de fazer marmita para os professores. Assim teria o seu dinheiro. Ela queria comprar linhas e lãs para tricotar. Seria uma maneira para aumentar a renda da família.
Sueli estava orgulhosa da filha que se mostrara uma moça trabalhadeira. Não demonstrava cansaço. Era seu braço direito. Era elogiada por todos na escola, funcionários e professores.
No ano seguinte, José Carlos voltou para a casa do tio para continuar os estudos. Seu tio tinha uma boa situação financeira e o colocaria num colégio particular para fazer um curso técnico. Sua mãe queria o melhor para ele e para as meninas e aceitou de bom agrado a ajuda do irmão.
Elizandra gostava de bordar e costurar mais do que estudar. A máquina velha de costura da mãe era utilizada por ela nas horas livres. A mãe lhe ensinou a fazer vestidos e pijamas.
Ao completar dezoito anos, Ariana começou a ser chamada para substituir as professoras do ensino básico, como leiga. Sentia-se realizada ao ver que mesmo sem ter concluído os estudos era capaz de alfabetizar uma criança.
Sueli passava os finais de semana na casa de seus pais com as filhas. Nos feriados José Carlos se juntava à família. Seus tios e primos o acompanhavam. A casa pequena era aconchegante, apesar do pouco conforto. Os colchões eram espalhados pelo chão da sala.
Sueli passava os finais de semana na casa de seus pais com as filhas. Nos feriados José Carlos se juntava à família. Seus tios e primos o acompanhavam. A casa pequena era aconchegante, apesar do pouco conforto. Os colchões eram espalhados pelo chão da sala.
Numa manhã chuvosa de outono, Sueli acordou as filhas com uma notícia triste. Despejou as palavras sem rodeios. Ariana abriu os olhos esperando que tudo não passasse de um pesadelo.
Você gostou da surpresa revelada pela mãe da Ariana no início deste texto?
Você gostou da surpresa revelada pela mãe da Ariana no início deste texto?
Continua.
Não deixe de ler os outros capítulos acessando os links abaixo:
http://contosdacabana.blogspot.com.br/…/vida-as-avessas.html
http://contosdacabana.blogspot.com.br/…/vida-as-avessas-ll.…
http://contosdacabana.blogspot.com.br/…/vida-as-avessas-lll…
http://contosdacabana.blogspot.com.br/…/vida-as-avessas-iv-…
Obrigada pela visita!
Abraços,
Cidália.
PS: Ilustração feita pelo meu sobrinho Marcos Wagner.
Olá!
ResponderExcluirAhhh que maldade! Agora vou precisar esperar o próximo post para saber o que a Sueli contou. Hahaha Fiquei curiosa!
Adorei a história!
Parabéns!
Beijos!
Camila de Moraes
Olá, Camila!
ExcluirOba!! Que bom que você gostou!
Obrigada pelo comentário!!
Beijos!
Que curiosa estou! Mas o que será que a Sueli contou?!
ResponderExcluirAnsiosa para os próximos capítulos
Aguarde o próximo capítulo, Keila, rsrsrsrs!
ExcluirObrigada pelo comentário!!
Beijos!
Gostei muito da surpresa que a mãe de Ariana fez para os filhos , suas histórias são lindas e comoventes amei o desenho
ResponderExcluirQue bom que você gostou da surpresa e do desenho, Cleuza!!
ExcluirObrigada pelo carinho, beijos!
adorei a história e já fiquei curiosa
ResponderExcluirpara ler mais e mais
adorei bjs
Oba, que bom, Li!!
ExcluirObrigada pelo comentário!
Beijos!
A única parte ruim é que fiquei na curiosidade agora. No mais, ótimo post, já quero acompanhar a continuação. 😍
ResponderExcluirOie, Melissa, que bom que gostou!!
ExcluirObrigada pelo comentário!
Beijos!
Gostei muito da surpresa a Ariana ficou muito feliz, agora fiquei mais curiosa pra saber o que Sueli vai contar, esperando o próximo capítulo Cidália bjs.
ResponderExcluirOba, que bom que você gostou da surpresa, Lucimar! No domingo postarei mais uma parte, aguarde...
ExcluirObrigada pelo comentário, beijos!
OI!!
ResponderExcluirAdorei a história :D e fiquei muito curiosa. Já estou ansiosa pela continuação ;)
bjo
Oi, Joana!
ExcluirObrigada pelo comentário!!
Beijos ❤
Uma história que fala do cotidiano de muitas pessoas em nosso país, adorei o que li, fiquei curiosa para saber mais ...
ResponderExcluirBjs (•‿•)
Oi Minda!
ExcluirObrigada pelo comentário!!
Beijos ❤
Cidália sempre nos enchendo de surpresas e curiosidades com seus contos fantásticos! Sucesso querida!
ResponderExcluirMuito obrigada, Vany, pelo comentário e elogio!!
ExcluirBeijos ❤
Adorei sua história e fiquei bem curiosa pela Sueli, continue postando! <3
ResponderExcluirBeijos,
Livros que Li
Obrigada, Amanda, pelo comentário!
ExcluirBeijos ❤
Interessante a história fiquei curiosas para saber o resto :)http://www.katisouza.com.br
ResponderExcluirObrigada, Martins, pelo comentário!
ExcluirBeijos ❤
Que mavilha de texto, adorei sua escrita! Parabéns!
ResponderExcluirQuando sai a próxima postagem? Fiquei com gostinho de "quero mais"!
bjs
www.livrosdabeta.blogspot.com.br
Olá!!
ExcluirObrigada, fico feliz que tenha gostado da minha escrita!
Todo domingo tem uma nova postagem.
Beijos ❤
Oi amore,
ResponderExcluirQue delícia de escrita, parabéns!
Escrita muito gostosa e comovente!
Vou ver se volto pra ler os demais capítulos.
Beijokas!
Olá, Grazi!
ExcluirFico muito feliz sabendo que você gostou da minha escrita, obrigada!!
Oba!! Será bem vinda!
Beijos ❤
Ai meu coração, to amando cada capítulo da sua história. Você escreve de uma maneira tão envolve que mal posso esperar pelo próximo <3
ResponderExcluirwww.aromadecachos.com.br
Oie, Mari, que bom que você está gostando da história!!
ExcluirSeu comentário me deixou muito contente!
Obrigada, beijos! ❤
Mas gente!? Como assim? Quero saber o que aconteceu!
ResponderExcluirVou aguardar o próximo!
Beijinhos,
Aline Magalhães
Alineland
Obrigada, Aline, pelo comentário e apoio!
ExcluirBeijinhos ❤
Continuação surpreendente...Bom demais ver isso
ResponderExcluirGostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix
Que bom que você gostou, Alécia!!
ExcluirObrigada pelo comentário, beijos! ❤
Olá! Ótima escrita,e ainda sabe deixar o leitor curioso com um final de capítulo desses xD
ResponderExcluirVou continuar acompanhando a história :)
Abraços
momentodeficcao.wordpress.com
Olá, Letícia!
ExcluirFiquei muito feliz com seu comentário, obrigada pelo elogio!!
Beijos!
Ola
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns pela escrita .
Não acompanhava a historia da Ariana antes,mas ha deu para perceber que a vida não andou sendo tão legal com ela nos capitulos anteriores.
Fiquei curiosa para ver o que aconteceu
Beijos
Olá Babi!
ExcluirMuito obrigada!!
Verdade, ela passou uma fase ruim depois que perdeu o pai. Quando puder confira os capítulos anteriores.
Beijos!
Oba! Muito feliz por Sueli! Por ter conseguido o trabalho de zeladora e agora conseguir morar com os filhos. Gostei demais dessa surpresa! Agora me vem a o que Ariana desejou ter sido um pesadelo? to AMANDO
ResponderExcluirOi, Daiana!
ExcluirQue bom que você gostou da surpresa revelada no início deste post! Já era hora dela conseguir reunir os filhos novamente, não é mesmo? O capítulo seguinte já está no blog.
Obrigada, beijos!
Nossa, achei interessante, mas preciso ler os capitulos anteriores pq fiquei um pouco perdida hahaha
ResponderExcluirOi, Renata, obrigada!
ExcluirQuando puder leia-os, tá? Espero que goste!
Beijos!
Confesso wue fiquei meio perdidinha, pois não venho acompanhando a história desde o início. Mesmo assim gostei de sua narrativa e fiquei curiosa pelo que está por vir. Bexitus!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEntendi!! Quando tiver tempo confira os capítulos anteriores, espero que goste!
Obrigada, beijos!
ola tudo bem ? adorei a historia , quero ler capitulos anteriores e acompanhar os proximos.
ResponderExcluirsua escrita está otima , desejo sucesso . bjssss
Olá!!
ExcluirOba, fiquei muito feliz com seu comentário!
Obrigada, beijos!
Adorei vou procurar ler os outros capítulos para entender mais a história mais adorei beijos sucesso
ResponderExcluirOlá Paula!
ExcluirOba, espero que goste dos outros capítulos!!
Obrigada, beijos!
ola tudo bem si eu gostei da surpresa ?
ResponderExcluiramei amei a historia esta muito boa mesmo parabens ja li todos os outros e a cada capitulo vai ficando ainda melhor
Olá Bruna, tudo bem!
ExcluirQue maravilha, seu comentário me deixou muito feliz!!
Obrigada pelo elogio!
Beijos!
Fiquei muito feliz com a notícia dada por Suely e que, aos poucos, tudo encaminha bem para Ariana e família. Mas no fim essa notícia triste não foi coisa boa. snif Coração já chega a doer imaginando o que pode ser. Parabéns pelo excelente capítulo. Parabéns ao Marcos também pela ilustrações, sempre maravilhosas.
ResponderExcluirMuto obrigada, Evandro, suas palavras são sempre motivadoras!! Eu e meu sobrinho agradecemos pelos elogios. Pois é, tudo estava indo tão bem na vida da família, mas de repente uma notícia ruim aparece para abalar a todos.
ExcluirAbraço!
Oi, Cidália! Que história emocionante! Confesso que no primeiro momento fiquei completamente perdida, pois não acompanhava os capitulos anteriores, mas pude perceber que é uma bela história! Que bom que a Sueli conseguiu um trabalho e pode morar com os filhos. Fiquei curiosa sobre o que Ariana desejou ser um pesadelo...
ResponderExcluirAbraços
www.biashaina.com.br
Oi, Beatriz!
ExcluirMuito obrigada, seu comentário me deixou feliz!! Pois é, ainda bem que ela reuniu os filhos novamente. O capítulo seguinte já está no blog!
Abraços!
Que legal...História empolgante...
ResponderExcluirSueli vem conquistando o público
Gostei, muito legal.
Blog ArroJada Mix
Muito obrigada, Alécia, que bom que gostou!!
ExcluirBeijos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirComo sempre, mais um capítulo muito bem escrito e completo, que consegue imergir o leitor nas linhas. Gostei das revelações que ocorreram logo no início e no rumo que a história está tomando. Também adorei esse suspense em torno do que Sueli pode ter revelado. Com certeza já quero o próximo!
Beijos!
Olá, Alice, tudo bem!
ExcluirSeu comentário me deixou muito feliz!!
Obrigada pelas palavras motivadoras!
Beijos!
Boa tarde, como vai? Que legal a sua iniciativa de trazer a resenha desse conto. Gostei bastante da história dele por se tratar de um conto em capitiulos, o que nos deixa ainda mais animada para ver as proximas resenhas. beijos
ResponderExcluirOlá, tudo bem!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário!!
Beijos!
Que legal!
ResponderExcluirUm conto em capítulos, isso é um máximo .
Eu amei
Oba, que bom, Aninha!!
ExcluirObrigada, beijos!
Fiquei tão envolvida que não percebi o capítulo acabando e bateu aquela curiosidade para o restante, amei o modo como colocou o empenho da Ariana em estar sempre ao lado da mãe, imagino como deve estar sendo difícil para ela ter que abrir mão de algumas coisas para estar sempre presente. A humildade na escrita e nas feições das personagens são um encanto a parte, teu dom e facilidade em expressar para nós é um amor, Cidália. Amo os contos daqui, são aconchegantes. Sucesso viu. Beijão.
ResponderExcluirOlá, Priscila!
ExcluirSeus elogios me deixam animada para continuar escrevendo. Fico muito agradecida pelo carinho e apoio!! Sinto-me lisonjeada ao ler seu comentário!
Obrigada, beijão!
Olá!
ResponderExcluirAdora história sobre dramas familiares. Fiquei um pouco perdida no começo, uma vez que não acompanhei os capítulos anteriores, mas ao longo do texto fui conseguindo me ambientar e compreender. E, no final, deu pra perceber que a história carrega um baita peso dramático, aliás, o que será que aconteceu de tão ruim? Fiquei curiosa...
Beijos
Olá, Talita!
ExcluirQue bom que você gostou da história e do drama vivido pela família da protagonista.
Se puder acompanhe as novidades!!
Muito obrigada, beijos!
Super lindo o texto e gostei mto por ser algo que acontece no dia a dia. Família e tudo né? E uma pessoa deixar mtas coisas que gosta para acompanhar e ficar perto de alguém que ama não é tão fácil assim.
ResponderExcluirAssim que postar o próximo capito já estou esperando pra ler.
Bjos e ótima terça feira.
Olá!!
ExcluirSim, sem dúvida, família é tudo o que há de mais importante!!
Estou muito feliz com seu comentário, aguarde os próximos capítulos!!
Obrigada, um ótimo final de semana!
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirConfesso que fiquei bem surpresa com a surpresa revelada hahahahaha Estou adorando acompanhar essa história e mal posso esperar pelos próximos capítulos.
Beijos.
Olá, Carolina, que bom que você gostou da surpresa!!
ExcluirQue ótima notícia!
Obrigada, beijos!
A história é linda e nos envolve de tal forma que não queremos parar de ler, estou super Curiosa para conhecer os próximos capítulos...O que Sueli deve ter contado às suas filhas? Não quero perder os próximos capítulos, bjs.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEstou feliz com seu comentário, que bom que ficou curiosa!! Aguarde!
Obrigada, beijos!
Adorando a história ! Mega curiosa para saber o que Sueli contou e torcendonpor ariana. Parabéns
ResponderExcluirObrigada, Maria, que boa notícia!!
ExcluirBeijos!
Oi,
ResponderExcluirNossa eu super achei a história bem interessante e boa de ler, é o primeiro capitulo que estou lendo e com certeza quando eu tiver um tempinho vou ler os anteriores. Eu fiquei muito feliz com a surpresa da mãe para os filhos. Adorei bjs!
http://fabiisanto.blogspot.com.br/
Oi, Fabii!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário, espero que goste dos outros capítulos!!
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirApesar de ficar meio perdida, sua escrita é muito boa, e bem cativante, fiquei curiosa com essa história, assim que tiver tempo irei conferir as outras histórias. Que maldade deixar os leitores curiosos com esse final rs'
beijos!
Olá, Tahis!
ExcluirObrigada pelos elogios, seu comentário me deixou feliz!!
RSRSRSRS!!!!!!
Beijos!
Olá! Continuo a acompanhar seus textos. Parabéns, a cada post torna a história ainda mais interessante. Já aguardando os próximos, bjoo
ResponderExcluirOlá, Lorena!
ExcluirOlha só, que notícia maravilhosa!!
Muito obrigada, beijos!
Olá,
ResponderExcluirAdorei o texto que me fez refletir um pouco e querer dar ainda mais valor ao que tenho.
Uma família simples que se deleita com pequenas coisas que a vida lhes proporcionam. Me emocionei bastante com a notícia feliz que dona Sueli deu aos filhos: poder estudar. Sou meio nerd e sempre gostei de estudar, então meio que entendo a dor de ter isso tirado da gente afinal quando era mais nova passei por algumas situações complicadas também.
LEITURA DESCONTROLADA
Olá, Michele!
ExcluirQue alegria saber que esta história ajudou-a a refletir! Sim, temos que valorizar as pequenas coisas que a vida nos oferece! Muito obrigada pelo comentário e depoimento!!
Beijos!
Oi, Cidália.
ResponderExcluirEu adorei a surpresa. Estava imaginando algo parecido. Parece que coisas estão tomando caminhos melhores. Mas fiquei preocupado com o fim desse capítulo.Ao ver notícia triste já assusta. Será que alguém morreu? Bem, vou saber no próximo capítulo. Estou adorando a história e os desenhos também.
Abraço!
meuniversolb.wixsite.com/meuniverso
Oi, Leandro!
ExcluirQue bom!! Estava na hora da Ariana reencontrar a mãe e os irmãos! Pois é, a vida é feita de momentos bons e ruins. Oba!! Eu e meu sobrinho agradecemos!
Abraço!