quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Indagações

 


Uma foto do tempo em que ela era criança despertou-lhe algumas indagações.

Logicamente que é impossível fazer comparação entre o ontem (antigamente) e a atualidade. Ela sabe disso.

A sua infância apesar de pobre e sem brinquedos comprados foi muito divertida e criativa.

As brincadeiras feitas na rua onde não tinha trânsito ou na casa de amigos, a casa imaginária sobre uma árvore, o faz de conta numa mesa de escritório (inspirada numa novela), uma peça teatral com direito a pipoca ou ouvir os “causos” contados pelo pai. Tudo era divertido.

Antes da chegada da tecnologia ela incentivou o seu filho a brincar com os amigos no quintal, na rua não era mais possível. Brincou e participou de jogos com ele e alguns sobrinhos netos.

O que ela vê agora são pais orgulhosos da sabedoria dos filhos que desde pequenos sabem mexer no celular. Isso é ótimo contanto que eles tenham um tempo para brincar com os amigos, com seus brinquedos e que tenham um momento para os livros.

Outra preocupação dela é como estará o planeta Terra no futuro para as crianças de hoje.

As pessoas vivem como se não houvesse o amanhã. Ela não tem nada contra. Cada um vive da maneira que lhe convém.

Porém, com o que está acontecendo no meio ambiente, a destruição da Amazônia e do Pantanal, estará o planeta como ela vê nos filmes apocalípticos?

A consequência imediata tem sido o assoreamento dos rios na planície, o que tem intensificado as inundações - com sérios prejuízos à fauna, flora e economia do Pantanal. ... A pecuária, principal atividade econômica da região, tem sido drasticamente afetada. (https://www.embrapa.br/pantanal/impactos-ambientais-e-socioeconomicos-no-pantanal)

 

As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e o assoreamento dos rios. (https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-da-amazonia.htm)

 

“Que Deus abençoe as crianças”, ela lembra de uma música que cantava no dia da criança na escola.

Que as crianças sejam adultos felizes. Que encontrem daqui uns anos um planeta habitável, é tudo que ela espera.

Que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar do meio ambiente para oferecer às crianças um mundo melhor.

É preciso preservar a natureza para que haja equilíbrio ambiental.

É preciso abandonar o egoísmo e a ganância e se preocupar mais com o futuro das novas gerações.


Grata pela sua visita,

Cidália.



12 comentários:

  1. Precisamos cuidar do meio ambiente para os nossos filhos também ter a chance de usufruir, eles também tem o direito, com certeza é preciso conservar a natureza, para as outras gerações ter posse, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga concordo com você as pessoas precisam ter mais consciência, sobre a importância de cuidar do meio ambiente só assim nossas crianças vão ter um mundo melhor, parabéns pelo texto, como sempre todos lindos, beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz sabendo que você gosta dos meus textos amiga, obrigada pelo carinho!

      Beijos!

      Excluir
  3. Antigamente a gente era feliz e ñ sabia disso, as brincadeiras eram mais saudáveis que hoje com o celular e o computador o dia todo, quase nenhuma criança tinha problema de diabetes e nem colesterol alto hj, brincava nas ruas, subia em arvore, era a natureza que eles viviam, podíamos voltar essa época, mas a violência de hoje e os pais q não tem muito tempo por conta da vida de hj.. Parabens pelo texto, belissima historia, amo suas historias.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Karina, as crianças não paravam, eram ativas! Bons tempos!!
      Que bom que você gosta dos meus textos, obrigada pelo carinho!

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Achei o texto incrível. Pensar na infância é algo que sempre traz nostalgia ainda mais quando vivemos um tempo tão divertido, com tantos amigos e guardamos tantas lembranças. É impossível pensar na minha e não lembrar de correr na rua, subir no pé de manga, brincar de esconde-esconde e ficar ansiosa esperando pelo Natal. Minha infância foi muito boa agradeço todas as experiências que tive. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você tem boas lembranças da infância, Érika!
      Fico feliz sabendo que gostou do texto, obrigada!!

      Beijos!

      Excluir
  5. Era o tempo das pessoas, dava valor a natureza, árvores, animais, pessoas, crianças, hoje em dia, as pessoas vivem no seu organismo e esquecem até de plantar no próprio quintal, as pessoas hoje ficam ansiosas,e são preguiçosas é muito triste que a gente está vivendo hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mudanças foram muitas, tudo é diferente agora!

      Muito obrigada pelo comentário, Lenny!!
      Beijos!

      Excluir
  6. Amei o texto, antigamente as pessoas valorizavam mais o meio ambiente. Essas queimadas que estão acontecendo na Amazônia é muito triste, não pensam nas consequências. Estamos em uma era que cobra engole cobra. As brincadeiras das crianças, que saudade! Brincavam de roda, pião, bolinha de gude, boneca...Hoje já nascem com um celular na mão, meu bisneto tem 1,8 e já sabe mexer no celular. Tudo isso é a evolução do mundo. Peço a Deus que essas tecnologias que estão aparecendo cada vez mais sejam somente para o bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te ouça, Cleuza, precisamos que o bem faça parte da vida de todos nós.
      Que bom que gostou do texto, obrigada!

      Beijos!!

      Excluir