quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Pai





Falar sobre pai muitas vezes é complicado. Há PAI e pai. Há o pai presente e o pai ausente. Há o pai que desconhece a existência do filho e o pai que se torna pai inesperadamente.

Conheço homens que são ótimos pais. Sabem cuidar do filho tão bem quanto a mulher. Esses homens merecem todo o respeito e admiração!

Em contrapartida, muitos homens ao se separarem da esposa, separam-se também dos filhos. Alguns não assumem, sequer, a responsabilidade da pensão. Outros somem no mundo e não se preocupam com o filho.

Recentemente assisti o filme Tal Pai, Tal Filha na Netflix, onde o pai reaparece na vida da filha no dia do seu casamento.

A realidade é muito diferente da ficção.

Na realidade, a criança sente a falta do pai durante a infância, a adolescência e no decorrer da sua vida e o pai sequer sabe da sua existência.

Muitas mulheres fazem da tripa coração (como diz o ditado) para criar seus filhos, para suprir suas necessidades de maneira que as crianças não sintam a falta da presença masculina.

Existe, ainda, o tipo que sai por aí fazendo filhos, orgulhoso da sua masculinidade.

Sabemos que há o pai consciente, que paga em dia a pensão alimentícia, mesmo tendo três ou quatro filhos com mulheres diferentes.

Por outro lado, há o pai que não paga a pensão e ao ser denunciado vai parar na prisão.

Ao falar sobre pai, tem o pai que se torna pai muito jovem por uma fatalidade e tem que assumir um compromisso que não estava em seus planos.

O dia dos pais como todas as datas comemorativas é uma data comercial.

O dia é festivo para os filhos que têm os pais presentes no dia a dia ou que os encontram semanalmente.

Mas, para as crianças que não tem seus pais, seja por qualquer razão, é muito triste.

Os filhos adultos que cresceram sem entender a ausência dos pais, no caso do abandono, não se importam mais com eles.

Muitas escolas aboliram as comemorações do dia das mães e do dia dos pais. Há uma data em que se comemora o dia da Família, assim as crianças não ficam ressentidas. Foi uma ótima iniciativa.

Enfim, aos pais que merecem, um FELIZ DIA, não só no segundo domingo deste mês, mas em todos os dias do ano! Que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre cada pai!

https://www.youtube.com/watch?v=cKEkePEpcp0 (SE QUISEREM OUVIR A MÚSICA)
Pai, pode ser que daqui algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez
Pai, pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz
Pai, pode crer eu 'tô bem, eu vou indo
'Tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer
Pai, eu não faço questão de ser tudo
Eu só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você
Pai, senta aqui que o jantar 'tá mesa
Fala um pouco tua voz 'tá tão presa
Nos ensina esse jogo da vida
Onde vida só paga pra ver
Pai, me perdoa essa insegurança
É que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu
Pai, eu


Grata pela visita!

Abraços,
Cidália.


37 comentários:

  1. É uma grande verdade. A presença de um pai na vida do filho é de extremo valor. Uma pensão, por mais importante que seja, jamais vai suprir o contato e a amizade que deve existir.

    ResponderExcluir
  2. O presente da presença é o melhor presente que um pai pode dar a seus filhos e vice -versa! Excelente texto reflexivo e muito verdadeiro!

    ResponderExcluir
  3. A presença do pai é de extrema importância na formação do caráter de toda criança.

    ResponderExcluir
  4. O carinho, a preocupação e a presença são os maiores presentes que os pais podem dar aos seus filhos. Desejo um feliz dia dos pais para todos os homens que conhecem o verdadeiro sentido da paternidade.

    ResponderExcluir
  5. linda a presença do pai é muito importante em nossa vida,eu não seu como seria viver sem o meu pai ..amei seu texto bjus

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente não sei como ficaria nesse mundo sem meu pai, ele é meu pilar mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Verdade existem pais e pais, alguns são ótimos outros tem os filhos e os abandonam como objeto, isto é muito triste, pois a figura paterna é muito importante para a criança, o adolescente, o jovem e até o adulto. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Realmente existem homens que não merecem ser chamados de pai. Mas os que sao pais fe verdade merecem todo o nosso respeito e carinho.

    ResponderExcluir
  9. Quando pequeno,eu era muito apegado ao meu pai,mesmo não o vendo poucas vezes durante o ano.Muitas vezes ele dizia que iria vir me ver e eu ficava o dia todo esperando e ele não aparecia.Isso doía muito e hoje eu simplesmente não sinto quase nada por ele.Mas mesmo assim ainda existe o respeito. Ele tem outra família e outros filhos,portanto,não me sinto mais parte do vínculo familiar dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pai faz muita falta na vida dos filhos . Lindo texto , parabéns . Não consigo ouvir essa música pai herói sem chorar , saudades de meu amado pai .

      Excluir
    2. Penso que quando o filho tem pouco contato com o pai, principalmente quando mais precisa da presença dele, o amor acaba. Muito obrigada pelo depoimento!!
      Abraço!

      Excluir
    3. Nem fale Cleuza, essa música traz muitas recordações!! Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  10. Para mim ainda é bem complicado o tema, pois sinto demais a falta do meu, que já se foi já alguns anos.

    ResponderExcluir
  11. A partir do momento em que meu pai abandonou minha mãe, ele nos abandonou também, essa é a verdade. Eu o abandonei completamente, assim como a maneira que eu senti que ele fez para a minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mereceu o abandono uma vez que abandonou a família! Obrigada pelo depoimento!!

      Beijos!

      Excluir
  12. Que texto lindo. Pra mim que tive um pai ausente, sentimos muito a perda ao ler textos lindos como esse.

    Parabéns pela matéria, linda e tocante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Cidália!
    ótimo texto, é um assunto bem sensível para algumas pessoas né? Tem gente que sente uma falta enorme de seus pais, mesmo eles ausentes desejam estar perto!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatah!
      É verdade, concordo com você!! Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  14. Adorei o texto, realmente existem pais e pais assim como mães e mães! muita gente tem um pai, mas que não é verdadeiramente pai como deveria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é a mais pura realidade!! Obrigada pelo comentário, que bom que você gostou!

      Beijos!

      Excluir
  15. Olá!
    A música de Fabio Júnior é um ícone e me emociona sempre que escuto. E é uma verdade, quem não tem um pai presente ou nunca teve pode mesmo se sentir deslocado nessa data, assim como no dia das mães. Eu acho justa essa iniciativa de algumas escolas abolirem a comemoração da data em respeito aos demais.

    Bom texto o seu.
    Diego, Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma música emocionante!! Muito obrigada pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
  16. Amei o post!
    Quando pequena, eu era muito mais grudada no meu pai.. dai eu cresci , e acabei me afastando um pouco...mas eu o amo muito, e estamos nos reaproximando...
    Temos que dar valor enquanto temos , depois que se forem só nos restam lembranças..

    ResponderExcluir
  17. Oi Cidália!!
    Texto lindo. Eu tive um pai ausente e a minha mãe sempre foi pai e mãe para mim e meus irmãos. Eu não gostava muito dessa data, mas passamos a comemorar e hoje comemoro mais ainda por causa da minha filha. O pai dela é super presente, então incentivo a comemoração.
    Obrigada pelas lindas palavras!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!!
      Fico feliz sabendo que você gostou do texto. Que bom que sua filha tem um pai dedicado!
      Obrigada, beijos!

      Excluir