domingo, 2 de fevereiro de 2020

Final de semana em Paraty/Trindade



Desta vez uma viagem, com uma amiga de longa data, para conhecer as praias de Trindade e Paraty e saber mais sobre a cidade histórica.

O ônibus saiu às 22h e alguns minutos da rodoviária da minha cidade,na penúltima quinta do mês de janeiro, e foi lotando nas cidades vizinhas.

Mães e filhos, casais e amigas partiram rumo ao passeio.

A previsão do tempo marcava chuva, porém essa possibilidade não afetou ninguém.

Após uma longa viagem (11 horas) com apenas duas paradas para lanche e banheiro, chegamos ao hotel localizado há 1km do centro da cidade, rodeado pela mata atlântica.

Como o check in seria só a tarde, o hotel disponibilizou um quarto e banheiro para a troca de roupa e para guardar as malas. Algumas pessoas usaram o banheiro na área da piscina.

No horário combinado saímos de Van para Trindade, o ônibus ficou no pátio do hotel. Detalhe, estava garoando.

Fomos direto para o restaurante à beira da praia. A comida demorou muito para chegar. A chuva aumentou. Quase caí de costas quando vi o preço de um sorvete, catorze reais.

A chuva diminuiu até que parou completamente, daí saímos a pé para o passeio. Algumas mulheres preferiram ir às lojas. Um grupo seguiu o motorista da Van. Infelizmente não foi possível seguir todo o roteiro (o passeio pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, com oportunidade de conhecer a Vila Caiçara de Trindade a as praias paradisíacas: praia do cepilho, praia dos ranchos, praia do meio, praia do cachadaço, piscina natural do cachadaço). 

Fizemos uma trilha e conhecemos algumas das praias citadas acima. No início fiquei com medo de escorregar por causa da lama, mas tive ajuda de duas moças que foram solidárias nos lugares onde não tinha apoio.


Eu, minha amiga e mais uma turma voltamos antes do horário para o hotel. Tomamos um bom banho e pegamos a Van das 19h para o Centro Histórico de Paraty. A cidade com suas luzes escuras estava repleta de pessoas que caminhavam ou conversavam em volta de uma mesa em frente às lanchonetes e restaurantes. Andamos sobre as pedras com atenção e paramos numa lanchonete. Dividimos pizzas.


Como estávamos cansados, voltamos às 21:30h para o hotel. Uma outra turma ficou até mais tarde na cidade.

No dia seguinte saímos após o café para o tour no centro histórico, onde a guia foi contando a história sobre a cidade. Aproveitamos para tirarmos algumas fotos.


Às 11h fomos fazer o passeio de escuna, onde passamos o dia. O passeio teve paradas para mergulho e banho. Eu e minha amiga ficamos tirando fotos, não quisemos cair na água. Admiramos, apenas, a beleza de cada parada, praia de ilha comprida, praia da lula, lagoa azul e praia vermelha.


No final da tarde voltamos para o hotel. A noite teve bolo para os aniversariantes do mês. Algumas pessoas saíram para o centro da cidade e outras ficaram no hotel. Minha amiga achou alguém para jogar com ela e foram à sala de jogos.

Na manhã de domingo arrumamos a mala após o café e tivemos um tempo para ficar na piscina e tirar fotos. Teve gente que foi a pé dar uma volta na cidade.

Eu estava chateada por voltar para casa sem comprar uma lembrança, porém, na hora do almoço achei uma loja de artesanato e comprei a encomenda do meu marido (enfeites para o jardim).

No sorteio feito no ônibus eu e minha amiga fomos sorteadas e ganhamos um mimo.

Cheguei em casa na madrugada da segunda-feira.

Pena que não houve tempo para conhecermos os pontos turísticos sugeridos pela irmã da minha amiga e pela minha sobrinha. Minha amiga pensa em voltar com uma sobrinha, mas eu espero conhecer Búzios e Cabo Frio.



Obrigada pela visita, 
Cidália.



26 comentários:

  1. Você descreveu com detalhes seu passeio e através das lindas fotos conheci um pouquinho de Paraty obrigado Cidália amo tudo o que vc escreve .

    ResponderExcluir
  2. Cidália que maravilha conhecer essas praias lindas, está perto do mar é muito bom, passeio incrível nas praias de Paraty e Trindade bjs.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo passeio , não conheço Parati mais já quero, amei as fotos , me senti transportada a esse paraíso.

    ResponderExcluir
  4. Que passeio maravilhoso ainda mais quando viaja de ônibus a vai curtindo as paisagens daqueleas cidadezinhas e vamos pensado sobre as maravilhas existentes no Brasil.
    Eu aind nao conheço Parati mas tenho muita vontade de visitar..
    Quem sabe em uma de minhas férias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Robson, passando por Ubatuba pudemos apreciar belas paisagens, o Brasil tem lugares lindos!
      Obrigada, abraço!

      Excluir
  5. Olá
    amei a sua viagem esse ano quero ir a Paraty novamente... lugar lindo e cheio de encantos... foi minha ferias ´preferidas e acho que a sua tb... Adorei o post e as fotos.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Parati é uma cidade maravilhosa aí da maia pra se passar um fim de semana especial. E pelo visto foi divertido né? Adorei o post! Beijos ❤️

    ResponderExcluir
  7. Tem coisa melhor do que sair e conhecer lindos lugares? A viagem é meio pesada, 11 horas pegam, mas depois de tudo vale muito a pena né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Minda, apesar do cansaço valeu a pena!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  8. Que passeio agradável, amei as praias, Paraty parece ser uma cidade muito simpática e esse ar bucólico deixa tudo ainda mais atraente. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Patrícia, Paraty é uma cidade bacana.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. oi!
    Que legal :D eu adorei as fotos ficaram lindas, eu amo Paraty é incrível..

    ResponderExcluir
  10. Eu já fui umas três vezes para Paraty e para Trindade. Tem muita praia bonita e a cidade é encantadora, mas realmente alguns preços assustam. Precisa ver na Ilha Grande como quase tudo é caro. Já faz um tempinho que não vou pra esses lados, e pra mim é bem mais perto. Tem uma igrejinha nas suas fotos, essa com uma torre só, que acho que é a mesma onde filmaram a minissérie da globo, O sorriso do Lagarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só que legal, Evandro, que bom que é perto para você. Os preços são assustadores! Se a guia comentou sobre a igrejinha e a minissérie não ouvi, devia estar tirando fotos.
      Obrigada, abraço!

      Excluir
  11. Muito bem escrito, não é uma crônica, é uma narração. Confesso que não sou fã desse tipo de turismo de excursão. Mas gostei de você escrevendo sobre.

    ResponderExcluir
  12. Fui muito às praias de Trindade e Paraty na adolescência, fui com minha mãe com meus irmãos tão lindos, que maravilha essas fotos ... Ainda pretendo voltar a Paraty,quando fui à praia com minha família. Era um lugar muito deserto, havia mais canoas de pescadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora está bem diferente, mas você vai gostar, Lenny!
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  13. Adorei as fotografias do passeio.
    https://www.ladomilla.com/

    ResponderExcluir