quarta-feira, 7 de julho de 2021

O caderno


                                           (Este caderno foi presente de uma amiga querida)


Ao entrar numa papelaria o olhar vai diretamente para os cadernos. As capas chamam a sua atenção. Um desejo de comprar alguns cadernos lhe consome. Mas, daí ela se pergunta, o que é que vai fazer com tanto caderno?

Ela ainda usa o caderno para anotar o orçamento do mês. Apenas um é suficiente.

Nas suas lembranças ela sempre foi cuidadosa com seus cadernos na época em que estudava. O material escolar era comprado com dificuldades pelo pai. A escola fornecia alguns materiais para os alunos da caixa escolar. Era preciso ter zelo, cuidar do material.

Foram as folhas de um caderno que registraram os primeiros rabiscos quando ela começou a se aventurar no mundo das letras.

O caderno de desenho, o caderno de caligrafia, ...

Mais tarde, o caderno de perguntas que passava de mão em mão entre os adolescentes.

Alguns cadernos foram guardados como lembrança.

Cadernos de receitas que não são mais utilizados. 

Cadernos do ensino básico do filho.

Agora, as receitas são pesquisadas na internet e os cadernos ficaram esquecidos.

Ela já sentiu vontade de trabalhar numa papelaria.

 

O CADERNO

(Chico Buarque)

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Sofrer também nas provas bimestrais
Junto a você
Serei sempre seu confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E…

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer?
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer

Fonte: LyricFind

 

Obrigada pela visita,

Cidália.


18 comentários:

  1. Infelizmente o caderno foi esquecido para muitas pessoas, com o avanço da tecnologia com computadores, celular, o caderno está de lado, mais não podemos nos esquecer que o caderno foi muito importante no passado pra fazer anotações, lindo o caderno, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Lucimar e pelo elogio, minha amiga é muito caprichosa.

      Beijos!

      Excluir
  2. Interessante esse texto, no meu caso ainda amo cadernos, compro sempre que posso, e minhas receitas da net anoto no caderno, acho que é pra não esquecer como se escreve e ter a oportunidade de ter um caderno nas mãos, adoro! ...
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu sempre uso cadernos como agenda,e também para fazer listas. Eu amei o poema, sou fã de Chico Buarque

    ResponderExcluir
  4. Apesar do advento tecnológico, ainda compro meus cadernos, inclusive minhas anotações das aulas remotas ainda são a moda antiga.

    ResponderExcluir
  5. Comprar os cadernos bonitos é a única parte que sinto falta da época em que eu estudava. Hoje em dia, mesmo no início do ano, quase não se vê aquele montante de materiais nas portas das lojas.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Ah, que post mais nostálgico. Eu também sou doida por papelaria. Cadernos mais ainda. Se deixasse toda semana compraria modelos novos haha Isso é algo que carrego desde criança e adolescente. Também já escrevi diários e guardo a maioria deles. Dá uma dó de jogar fora. Já me mudei várias vezes mas sempre os carrego comigo. Sou fã de caderno e lápis ou caneta, amo escrever a mão. Parece que os textos fluem melhor dessa maneira. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika, tudo bem!!
      Que legal! Temos muito em comum.
      Um abraço.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Mesmo com o advento da tecnologia eu continuo adorando um caderno e não abro mão, uso para anotações, mas também para estudos, é muito bom. Eu acho o texto e a publicação interessantes. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem!!
      Que bom que gostou do texto, obrigada.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, amei esse caderno, já fiquei aqui babando e querendo um para mim. Tambémn gostei bastante do seu texto, pois me fez relembrar toda a fase em que era mais apaixonada em papelaria e, inclusive, queria trabalhar em uma. Uma sensação de quentinho no coração se apossou de mim. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem!
      Minha amiga é muito caprichosa, fico feliz que tenha gostado do caderno e do texto, obrigada.

      Beijos!

      Excluir
  9. Muito lindo seu texto eu amei eu sempre gostei de passar minhas anotações em um caderno ,a música é linda parabéns Cidalia amo tudo o que vc escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cleuza, pelo carinho de sempre.
      Que bom que gostou do texto!
      Beijos!

      Excluir