terça-feira, 5 de outubro de 2021

Adeus

 

O telefone toca ao meio-dia no sábado, dia 02.

Os dois conversam por alguns minutos depois de muito tempo.

Em seguida pego o telefone da mão do meu marido e converso com o meu ex-cunhado.

Ele responde as perguntas feitas por mim, passa o número de telefone e o endereço.

Ele diz mais de uma vez que deve ter muitos pecados para pagar, pois continua bem aos 80 anos de idade.

Ele conta que anda sozinho pelo centro da cidade, que conhece muita gente, que cuida do seu salário, que vai aos dois Bancos quando necessário. Muitas pessoas se admiram pelas coisas que ele faz, pela sua autonomia.

Ele mora num quarto de pensão, tem a roupa lavada e tem onde comer nas proximidades.

Ele deixou a esposa há onze anos e desde então mora sozinho. Por opção. Nesse meio tempo ele veio visitá-la uma única vez. Conversaram muito e as mágoas foram esquecidas.

Ao telefone ele diz que sente saudade do concunhado e pergunta sobre toda a família.

- Como você está, já publicou seu livro? Sei que você fala sobre mim, quero comprar um.

- Ainda não, ela responde. Por enquanto continuo escrevendo somente no blog (explico como é).

Conversamos mais um tempo e ele pergunta se já almoçamos.

- Eu estava terminando o almoço quando você ligou.

- Pode ir terminar seu almoço, tá na hora do meu rango também.

Depois de conversarmos sobre vários assuntos nos despedimos com o convite para que ele viesse nos visitar.

No dia seguinte passei o telefone dele para a minha irmã. Naquele mesmo dia ela tentou falar com ele, mas não conseguiu. Na manhã seguinte ela ligou novamente e conversaram por muito tempo. Relembraram as viagens de caminhão que fizeram juntos, ele comentou que nunca brigaram, que nunca mais se interessou por outra mulher e perguntou se podia vir visitá-la.

Na manhã do dia 05, às 7:30h o telefone tocou. Fiquei na cama enquanto meu marido se levantou para atender a chamada.

No início pensei que fosse um trote, porém conforme ia ouvindo o que meu marido falava, percebi que era uma notícia triste. Não era um trote.

No dia anterior, no dia em que ele conversou muito com a ex-esposa, um dia como outro qualquer para aquele senhor de 80 anos, completados no mês de setembro, que vivia sozinho numa pensão, um dia em que ele provavelmente tenha se emocionado ao ouvir a voz da mulher que foi sua companheira por vinte anos, a mulher que apesar dos pesares o perdoou, que ficara feliz ao saber que ele estava bem, de repente passou mal e não resistiu.

Na segunda-feira de manhã, após conversar com a minha irmã, ele disse ao dono da pensão que já havia conversado com todos que gostava e poderia partir em paz se fosse chegada a sua hora. Na segunda-feira ele participou do último ato na cena que sem ele imaginar seria a última. Na segunda-feira, dia 04 de outubro a cortina se fechou para ele. Deus ouviu seu coração.

Naquele final de semana, a voz dele foi ouvida pela última vez e ainda ressoa no ouvido dos três que conversaram com ele.

Quão fugaz é a vida! Ninguém sabe quando será o último abraço ou a última vez que ouvirá a voz do outro.

Aquele telefonema foi uma despedida. 

Aquele homem independente que abandonou a primeira mulher e os filhos, que foi caminhoneiro por muitos anos, que conheceu muitas cidades, muitas pessoas e que após viver vinte anos com minha irmã, um dia resolveu deixá-la, se foi. Morreu longe dos parentes e conhecidos. Morreu entre pessoas que conheceu na pensão onde vivia.

Que Deus na sua infinita bondade o tenha recebido de braços abertos. 

 

Grata pela visita,

Cidália.

 

 



 

26 comentários:

  1. É muito triste quando perdemos pessoas que conhecemos, é verdade a gente não sabe quando será o último abraço, o mais triste que ele morreu longe dos parentes e conhecidos, que Deus console os familiares, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom que vocês conseguiram uma despedida em paz, com isso ficam a saudade e as boas lembranças que são a verdadeira imortalidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu...chorei! Muito comovente essa crônica e seu modo de escrever, sem pieguice, mas com sentimento, é brilhante, Cidália! Ele estava despedindo de vocês, impressionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vera, até o endereço ele deu e assim Cleuza conseguiu passá-lo para o filho dele através do Facebook.
      Obrigada pelo carinho, beijos.

      Excluir
  4. Puxa vida, que Deus o tenha 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Muito triste estávamos separados a 11 anos só cheguei a vê lo uma vez nesses anos mais foi esse o destino que ele escolheu foi embora porque queria viver só ,tivemos bons momentos , mais na vida nada é em vão um dia tudo acaba .vc está com Deus agora Clóvis , obrigado Cidalia por escrever esse texto .

    ResponderExcluir
  6. Oi
    É muito ruim quando perdemos alguém que amamos e fez parte de nossa vida,mas infelizmente isso faz parte da vida.. Sinto muito e que Deus abençoe você e sua família

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Gosto de ler textos assim cheios de sentimentos. Que nos faz lembrar de pessoas que passaram por nossas vidas, relacionamentos que tivemos, e o que vivemos dia após dia. Sempre fica uma saudade. Algumas pessoas marcam mais do que outras e nos são muito queridas. Gostei muito das suas palavras. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érika, tudo bem!
      Muito obrigada pelo carinho.
      Um abraço, Cidália.

      Excluir
  8. Sinto muito. Meus sentimentos e que Deus possa confortar o coração da família.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤🍃

    ResponderExcluir
  9. Por isso que sempre digo que guardar mágoas não vale a pena e manter um certo orgulho também não, a vida é tão fugaz, que o que temos de fazer precisa ser feito hoje e nunca deixar para amanhã! Sinto pelo acontecido, que Deus o embale em seus braços amorosos!

    ResponderExcluir
  10. Seu texto é triste mas é uma boa reflexão, devemos pensar no amanhã e boas ou más lembranças dependendo do que cotiávamos com os outros, é triste perder alguém sempre estará um grande vazio, devemos tentar ser amigos porque o futuro será o que nós plantamos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Cidália, tudo bem?

    Nossa, que texto tenso. Ao mesmo tempo que é pesado, também é belo, porque ele conseguiu se despedir de todos antes de partir, o que considero algo bem raro, que poucos conseguem fazer, infelizmente. Que Deus o tenha recebido de braços abertos!

    ResponderExcluir
  12. Oie minha linda! Espero que esteja melhor e que Deus esteja confortando o coração de vocês.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫🍃

    ResponderExcluir