segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

O feirante

Numa conversa com um feirante, numa certa manhã de quarta-feira, o assunto foi a prisão de uma espécie de pássaros.

Ele mencionou que ao ouvir o canto desse pássaro ao pular nos poleiros dentro de uma gaiola o levou a pensar nas pessoas que se entregam à depressão. Não que ele seja um especialista ou que esteja julgando alguém. 

O fato dele ver a pequena ave indefesa, cantando e pulando de um poleiro ao outro o deixou reflexivo. Segundo ele, há pessoas que além da liberdade têm tudo de que precisam para viver uma vida boa, mas estão sempre infelizes.

Pessoas que só sabem reclamar, que  vivem com o semblante fechado, e que passam o tempo somente olhando para dentro de si.

Aquele pássaro, na gaiola do vizinho, para o feirante, é um exemplo de superação. O bichinho poderia viver amuado num canto da gaiola. Poderia se entregar à tristeza e solidão. Poderia deixar de se alimentar até sua vida se esvair. Poderia desaprender o seu canto. Mas, não, aquela gaiola não o detém. Ele pula de um poleiro ao outro para exercitar suas perninhas. Ele canta a sua linda melodia todos os dias no mesmo horário. Ainda que esteja enjaulado nada o impede de alegrar as pessoas com seu canto.

Ao fazer a comparação de algumas pessoas com o pássaro o feirante procura entender a mente humana. Para o leigo é algo complicado. Ele frisa, ao falar, que não está julgando ninguém. Na sua ignorância, foi apenas um pensamento que nem sabe porque surgiu no momento em que viu e ouviu o pequeno pássaro.

O vizinho mantém alguns passarinhos em gaiolas. São espécies variadas. Talvez esses pequeninos seres não consigam sobreviver soltos na natureza. Desde que nasceram foram enjaulados.

Quanto às pessoas tristes e solitárias, só quem passa por alguma dificuldade sabe o grau do seu sofrimento.

                                                              (texto copiado da internet)

                      Grata pela visita,

                          Cidália 






16 comentários:

  1. Conheço pessoas que tem tudo e são depressivas vivem com medo de tudo é a gente pedir pra Deus que os proteja

    ResponderExcluir
  2. A depressão é um processo muito doloroso, só quem passa ou tem alguem na família com essa doença, entende o sofrimento. Em nossa ignorância, muitas vezes tentamos entender, enquanto apoiar ajudaria muito mais.Seu texto leva a reflexão, gostei muito. www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Infelizmente a depressão é uma doença bem comum em nossa sociedade e por algumas vezes não damos a devida importância..
    Mas é muito importante ir ao médico e fazer um tratamento com apoio da família

    ResponderExcluir
  4. A depressão ainda é uma doença que faz muito mal a pessoa, é sempre bom ficar atento com as pessoas que vivem perto de nós.

    ResponderExcluir
  5. É fácil "julgar" mesmo não querendo fazê-lo quando vemos alguém que aparentemente tem tudo mas continua infeliz. A felicidade não está no ter, e sim no ser. E as vezes o ser está tão machucado, e a dor é tão intensa que mesmo tendo tudo a felicidade passa longe .. Quem está de fora não entende, mas quem esta dentro também não!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Gostei muito dessa reflexão. Acredito que semelhante aos pássaros muitas pessoas se sentem aprisionadas, não fisicamente, mas emocionalmente, psicologicamente. O que torna mais difícil se libertar. As vezes é preciso ajuda, em outras apenas olhar para a nossa vida de outra perspectiva. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Eventos da vida como adversidades na infância, perdas e desemprego contribuem e podem catalisar o desenvolvimento da depressão. Existem tratamentos psicológicos e farmacológicos para a depressão. Mas infelizmente, no Brasil, faltam cuidados especiais para que esse tratamento seja eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lenny, infelizmente!! Obrigada pelo comentário, um abraço.

      Excluir
  8. Olá Cidália, tudo bem?

    Nossa, esse texto está simplesmente magnífico, pois nos traz várias reflexões importantes e impactantes. Realmente, apenas cada pessoa sabe como o sofrimento lhe afeta, e fazer tratamentos para os problemas é sempre o melhor caminho. Me fez refletir bastante por aqui...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice, tudo bem!!
      Fico feliz sabendo que você gostou do texto, muito obrigada!!
      Beijos!

      Excluir