domingo, 14 de março de 2021

Outro dia

 


Outro dia ela era uma criança de pés descalços correndo livre pela rua. Pega -pega, amarelinha, queimada, bolinha de gude...

Os cabelos esvoaçantes com o vento a tocar a sua pele.

O banho no rio, as brincadeiras sob as árvores.

A boneca de pano feita pela mãe era a maior alegria.

O carrinho de madeira feito pelo pai para o irmãozinho era o melhor presente.

Outro dia ela só pensava em comer, brincar e dormir.

Ao dormir pedia a bênção do pai e da mãe.

Dormia um sono tranquilo e sonhava com os anjos.

Os dias eram sempre iguais.

As emoções eram vividas nas pequenas aventuras como subir numa árvore para colher uma fruta ou andar sobre duas latas de leite amarradas por um barbante.

Outro dia os amigos viviam nas casas uns dos outros.

Outro dia lá estava ela na calçada de casa, de short com a barra desfiada, camiseta do irmão e chinelo nos pés, com um sorriso no rosto. Ela esperava os amigos para começarem as brincadeiras.

Se chovia ela brincava na chuva, gostava de sentir a água caindo pelo corpo, principalmente nos dias mais quentes.

Se ela caía e aparecia um machucado, a mãe dava um beijo no local e sarava.

Se ela espirrasse ou sentisse uma dor na garganta, um copo de leite quente na hora de dormir a curava.

Outro dia ela não se preocupava em se olhar no espelho.

Hoje a criança virou uma mulher.

A responsabilidade faz parte do seu dia a dia.

É preciso se preocupar com as contas no final do mês.

Hoje ela já não anda mais descalça pela rua.

Hoje o vento espalha seus cabelos só quando ela vai à praia.

Hoje ela não toma mais banho no rio e nem sobe em árvores para colher as frutas.

Hoje os amigos se distanciaram, cada um vivendo a sua própria vida.

Hoje a sua vida é muito diferente.

Hoje ela precisa pensar nas prioridades.

Hoje é ela quem dá um beijo no joelho ralado dos netos.

Hoje ela sente falta de coisas que deixou de fazer.

Hoje a saudade daqueles que já se foram é grande.

Hoje ela se olha no espelho e vê os sinais do tempo. Cada linha de expressão acentuada na sua face foi adquirida na vivência diária como prova inalterável da sua existência.

O tempo mudou seu corpo, seu rosto, seu jeito de enxergar a vida. Ela deixa resplandecer as fases da vida e toda experiência obtida.

Hoje ela é sinônimo de força e determinação.

Hoje ela aproveita a vida ao máximo sem pensar no amanhã.

 Hoje ela curte a família, seu bem maior.

Poema:

"Faz da tua casa uma festa!

Ouve música, canta, dança...

Faz da tua casa um templo!

Reza, ora, medita, pede, agradece...

Faz da tua casa uma escola!

Lê, escreve, desenha, pinta, estuda, aprende, ensina...

Faz da tua casa uma loja!

Limpa, arruma, organiza, decora, muda de lugar, separa para doar...

Faz da tua casa um restaurante!

Cozinha, prova, cria, cultiva, planta...

Enfim...

Faz da tua casa

Um local criativo de amor." 

                                                                (Cora Coralina)

 Grata pela visita,

Cidália.

24 comentários:

  1. Sua escrita me tocou profundamente! Parabéns, desejo muito sucesso à você!

    ResponderExcluir
  2. Quando somos crianças somos como os pássaros vivemos livres sem preocupações, mais quando chega a idade adulta tudo muda, como você disse no texto é preciso se preocupar com as contas, a vida é assim, mais o melhor da vida é poder viver feliz, excelente texto para refletir bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o que importa é que sejamos felizes em todas as fases da nossa vida, Lucimar!
      Obrigada, bjs!

      Excluir
  3. É a evolução, todos passamos por essa transformação.Lindo texto, que mostra as várias fases pelo qual passamos.Toda mulher tem uma guerreira dentro, esperando o momento certo para sair e arrasar.Parabéns pela sensibilidade,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tânia, pelo comentário!!
      Fico contente sabendo que gostou do texto.
      Bjs!

      Excluir
  4. Parabéns, que linda,muito sucesso querida.Um bj.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me fez lembrar minha irmã e minhas filhas muito lindo eu amei parabéns Cidalia como sempre suas escritas são maravilhosas

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre falo que bobão devemos levar a vida tão tão a sério! Esse texto me fez voltar no top e relembrar alguns momentos especiais da minha vida. Prestes a completar meus 30 anos ler essas coisas me emocionam super! Amei o texto! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz sabendo que gostou do texto!!
      Muito obrigada, Julli, beijos!

      Excluir
  7. Amei! Amei tudo! O texto e o poema! Quanta sensibilidade!!Esse texto me emocionou muito!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cidália, tudo bem?

    Que post maravilhoso, já amei demais seu texto. Concordo demais que quando somos crianças, temos momentos mais incríveis e tudo parece até bobo demais. Arrasou muito. Parabéns pela qualidade do texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice, tudo bem!!

      Muito obrigada, fico feliz sabendo que gostou do texto.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi?

    é a segunda vez que visito o seu blog e só hoje me dei conta que é voce mesmo que escreve os textos..

    estou encantada e eu acho um dos mais lindos dons que uma pessoa pode ter . Saber escrever o que o leitor gosta de ler ..

    e mais uma vez lembrei da minha infancia e o quanto aquilo me fazia bem, mas a maturidade tbm me fez bem a felicidade não acabou só se reinventou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laysla,
      Sim, sou eu que de vez em quando fico inspirada.
      Muito obrigada pelo comentário e elogios!
      Bjs!

      Excluir
  10. Olá, bem me deixou com as lagrimas no canto do olho e me fez lembrar de como era feliz quando o meu avo me atravessa pelo rio para irmos para a outra terra ou quando nos levava a passear a beira mar. Esta historia e linda e a natureza tem poder em nos. Adorei ler o poema no fim do texto é tão verdade a nossa casa é o nosso lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Que bom que esse texto lhe trouxe boas lembranças!
      Muito obrigada, bjs!

      Excluir
  11. A sua verve em narrar a vida como ela é, me encanta, uma escrita enxuta, objetiva, emocionante sem pieguice. Amo ler você, Cidália!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto lisonjeada com suas palavras, Vera!!
      Obrigada, bjs!

      Excluir