terça-feira, 23 de março de 2021

Através da janela

                                             

Através da janela ela observa a chuva e lembra de um poema que tem tudo a ver com seu estado de espírito naquele momento.

 

"Da janela eu vejo o céu lá fora.

Vem a chuva, de mim não vai embora.

Sou morada, mas tão frágil.

Preciso de reparos, preciso de cuidado."

                                          (Arautos do Rei)

 

                                               (Desenho feito por Marcos Wagner)

    

Enquanto a maioria das pessoas dorme tranquilamente em suas camas, ela assiste filmes, séries, lê, vê vídeos da neta ou apenas reflete sobre a vida. A insônia é sua companheira desde a infância. O sono só chega às 3h da madrugada.

Às 8h ela levanta e começa a sua rotina diária. Que ninguém fale com ela antes do seu desjejum.

Após o café ela é outra pessoa.

Geralmente ela carrega na face um sorriso radiante, um sorriso daqueles que ilumina quem o recebe. Ela é sinônimo de alegria.

Porém, nestes momentos difíceis pelos quais a população do planeta está passando, têm dias em que ela não encontra motivos para sorrir.

Ela se preocupa com a saúde dela, dos familiares e dos amigos, mas vê que tem muita gente que não tem empatia pelo próximo e não está nem aí com a própria saúde.

Ela sente saudade das reuniões familiares, dos encontros com as amigas, de andar livremente com seu sorriso estampado no rosto.

A janela é um de seus lugares preferidos para contemplar o dia ou a noite. Há tanta beleza lá fora, seja na luz do dia ou à luz do luar.

Como seria bom se as pessoas amassem umas às outras e se preocupassem com o bem estar delas. Certamente o mundo seria muito melhor.

Será que a humanidade não tem mais jeito?

Será que a humanidade está corrompida, deteriorada?

Outro dia um texto no perfil de uma amiga chamou a sua atenção. É exatamente como ela age e como gostaria que todos agissem.

 

“Uso máscara ao sair da minha casa para ir ao supermercado ou à farmácia, para ir ao médico ou fazer alguma diligência importante, uso-a mesmo para receber entregas. Fico a dois metros de distância de você, fico em casa em isolamento social o máximo que posso. Eu tenho medo desse vírus, que tanto pode pegar leve, como pode ser grave, deixar sequelas e até matar. Não me sinto obrigada a nada. Apenas me preservo. Se todos pudéssemos contar com a consideração dos outros, esse mundo seria um lugar melhor. Usar uma máscara, ficar em casa o maior tempo que puder, manter a distância de 2 metros dos outros não me torna uma pessoa fraca, assustada, burra ou “controlada”; torna-me uma pessoa responsável, atenta e respeitosa. Vejam se entendem, eu cuido de mim, da minha família e de você e sua família. Vamos ser mais empáticos com as circunstâncias!”

 

Ela sabe que muitos precisam sair de casa para trabalhar e reza para que Deus os protejam.

Ainda bem que a vacina, apesar do ritmo lento, está chegando.

 Obrigada pela visita,

Cidália.

 

26 comentários:

  1. EMOÇÃO! Ser a musa de uma cronista que admiro tanto!😪😊💖
    #Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a sua colaboração, Vera querida!

      Beijos!

      Excluir
  2. Essa ideia de dormir tarde aqui em casa já faz parte da rotina, o silêncio da noite é bom para ler, refletir e claro para rezar por dias melhores. Essas atitudes de cuidado conosco e com os outros, é que estão em falta em nossa sociedade.Apreciei o texto por abordar assuntos tão reais e necessários,bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive insônia desde criança, mas aí cheguei na menopausa e agora virei a bela adormecida, no começo achei estranho e até reclamei rsrs mas agora acostumei .... Realmente em relação a responsabilidade das pessoas em algumas chega a zero, ontem mesmo um cliente do meu marido foi no estabelecimento dele sendo que recente perdeu o pai com covid e a mãe está com o vírus, deveria estar em casa de quarentena, mas ao invés disso anda passeando por aí ... quando questionado disse simplesmente que deu negativo o exame ... ou seja, se importa zero com a saúde alheia, sinceramente mesmo sendo contra denúncias, num caso desse dá vontade de denunciar, é um propagador de vírus irresponsável ... se ele não se importa com a saúde dele, ao mesno deveria se importar com a dos outros ... Mas a vida está repleta de gente assim né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Minda, infelizmente, o que mais tem é gente irresponsável que não está nem aí para os outros.
      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  4. Cidália! Que saudades de ler suas coisas! Estamos vivendo o culto à ignorância, minha amiga! Infeluzmente é uma era muito difícil. As pessoas não se importam mais com cultura, educação, com a verdade, com fatos... É a era da negação! Uma lástima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Oscar, a era da negação, que tristeza!!

      Obrigada, um abraço.

      Excluir
  5. Que inspirador o texto, realmente se as pessoas se preocupassem uma com as outras, o mundo seria melhor, graças a Deus a vacina está chegando pra todos, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lucimar!!
      Graças a Deus tomei a primeira dose da vacina.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Tocante! Nós, brasileiros, estamos sentindo na pele a corrupção da humanidade. O mundo seria um lugar melhor, e o Brasil também, se as pessoas não se importassem apenas com si mesmas. Por enquanto, o que nos resta é tentar ser bom a cada dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Daiane!!
      Vamos continuar fazendo a nossa parte.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi
    Com essa fase em que vivemos é normal ter noites de insônia,o mundo anda muito triste e quase sem esperanças... Muitas pessoas vivem como se não estivéssemos em uma pandemia,sem pensar no próximo..Peço sempre a Deus que isso tudo acabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Pois é, mas não podemos perder a esperança, vamos continuar firmes acreditando que tudo isso vai passar.
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  8. Tbm não consigo dormir direito ainda bem que eu gosto de ler e os livros as séries me ajudam bastante ocupam minha mente essa pandemia está deixando muita gente doente dos nervos amei o texto amei a foto dessa moça linda e muito querida na janela , escreva mais Cidalia suas histórias são adoráveis .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do texto e da foto Cleuza!!
      Obrigada pelo carinho de sempre, beijos.

      Excluir
  9. Eu gostei tanto da sua crônica que gostaria muito de usar uma parte em uma legenda do instagram. Posso?
    Eu te dou os créditos! 🥰🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elizabeth!
      Fico muito feliz sabendo que gostou desta crônica, obrigada!! Pode sim usar no Instagram.
      Beijos!

      Excluir
  10. Vivemos em um mundo onde é raro as pessoas se preocuparem com a segurança umas das outras. Muitos colocam seu próprio bem estar acima dos outros mesmo que prejudique o próximo e é isso o que estamos vendo durante a pandemia. Amei sua crônica!

    www.quinzeprasnoveblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente sabendo que gostou do texto, Ana.
      Muito obrigada pelo comentário.
      Beijos!

      Excluir
  11. Que texto lindo e reflexivo. Mais empatia mesmo! E que a vacina possa ser mais agilizada e que nossa esperança em Deus esteja sempre firmada!

    ResponderExcluir
  12. Hoje, mais do que nunca, são iguais na humanidade ... não se trata da dignidade da "humanidade" em geral, mas de cada um ... Por mais difícil que seja a vida, há sempre a possibilidade de aprender. . A valorização e o aprendizado na prática cuidam de nós mesmos, das pessoas ao nosso redor. Infelizmente, eles perderam o respeito. Tenho uma amiga enfermeira no Brasil, acredite ou não meus parentes falam que ela vai a todo lugar sem máscara nessa pandemia, ela que deveria ser a primeira a dar um bom aprendizado para a população, ela põe em risco vidas deles. Ela diz que fica muito tempo com a máscara no hospital, que não tem que usar lá fora, vê como as pessoas estão? Triste realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais dura e triste realidade, Lenny. Infelizmente como você citou, muitas pessoas perderam o respeito pelo próximo e por elas. O que essa enfermeira faz é inadmissível.
      Muito obrigada pelo comentário.
      Beijos!

      Excluir
  13. Ler um texto tão reflexivo num momento como esse faz toda a diferença, é a empatia que vai salvar a gente de tudo o que estamos passando! Lindo texto!

    Beijos

    ResponderExcluir