segunda-feira, 21 de junho de 2021

O passado

 

                                                            (foto copiada da internet)

Muita gente não gosta de visitar o passado, prefere viver o presente e focar no futuro.

O futuro a Deus pertence.

É no passado que estão as boas lembranças, as más devem ser excluídas da memória.

É lá no passado que está a lembrança da família reunida em volta do fogão à lenha.

A lembrança das brincadeiras de rua, da primeira boneca, das histórias contadas pelo pai, do primeiro dia de aula.

A lembrança do irmão tocando violão e cantando com a irmã mais velha e um amigo.

Da comida da mamãe.

Da alegria quando um circo chegava à cidade.

A lembrança do vendedor de quebra-queixo e do fotógrafo que passava mensalmente.

A lembrança das paqueras, do primeiro beijo.

Dos amigos inseparáveis, da cumplicidade.

É no passado que está a lembrança dos bailinhos na casa de uma conhecida, do parque de diversões, do chapéu mexicano.

Dos professores queridos.

Das tradicionais festas juninas com as barraquinhas.

A lembrança do baile de formatura, a valsa.

Do dia do casamento.

Das guloseimas feitas pela sogra.

A lembrança do primeiro local de trabalho.

Do nascimento do filho. A lembrança do primeiro dia de aula dele.

Dos encontros familiares.

Dos encontros com as amigas, das viagens. 

A lembrança do casamento do filho.

Do nascimento da neta.

Os bons momentos devem ser recordados com carinho.


O Baile da Saudade

Ai que saudade tenho dos bailes de outrora
Das valsas bem rodadas de branca e de aurora
Das rondas de serestas nas noites de Lua
Dos jovens namorados aos pares na rua
Já não se dançam mais essas valsas tão lindas
A falta que nos faz que lembranças infindas
Evocação divina da lira sonora
O baile da saudade dançamos agora
Que saudade, da retreta
Espartilho, bengala e palheta
Do bondinho de 100 réis
Das varandas e dos coronéis
Ai que saudade tenho dos bailes de outrora
Das valsas bem rodadas de branca e de aurora
Das rondas de serestas nas noites de Lua
Dos jovens namorados aos pares na rua
… 
 

 https://www.youtube.com/watch?v=L-a8ffJtQs8
 

 Obrigada pela visita,

Cidália.

22 comentários:

  1. As boas lembranças a gente não esquece minha escola primeira escola mista de serrana s/a minha professora era bem criativa fazíamos peças de teatro no salão onde tbm tinha cinema e bailes minha primeira boneca era uma noiva linda eu tinha duas amigas Irene e Luiza eram vizinhas a gente brincava muito na escola minhas amigas se chamava Darcy e Laura meu avô morava no sítio quando nos visitava trazia potes de doces caseiros eu adorava as histórias que meu avô contava aprendi a ler romances com minha tia Amélia ela comprava revistas grande hotel capricho e outras eram lindas histórias .obrigado Cidalia amei seu texto a música é linda eu fui no baile da saudade inesquecível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar algumas das suas boas lembranças, Cleuza.

      Beijos!

      Excluir
  2. Impossível não ficar mexida com esse post! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Eu de vez em quando visito meu passado, algumas vezes para recordar bons momentos em outras buscar erros cometidos pra não voltar a fazê-los novamente. Cultivar memórias é bom, faz-nos lembrar quem somos e de onde viemos!

    ResponderExcluir
  4. Verdade Cidalia é no passado que estão as boas lembranças, guardo muitas lembranças boas do passado, se pudesse voltaria ao passado pra viver-los, um maravilhoso texto, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Foi o passado que nos fez o que somos hoje e que nos conforta muita vez o coração.

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adorei a reflexão :D existem momentos em nossas vidas que queremos esquecer, mas também momentos que é bom recordar e estes momentos nós fazem muito bem ;)

    ResponderExcluir
  7. Somos um reflexo do passado, seja qual for a nossa complexidade, somos o presente de uma história passada, que não esqueceremos.

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto. É no passado que temos lembranças afetivas e aprendemos, crescemos e amadurecemos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Ah, que reflexão mais profunda. Diferente de outras pessoas eu já gosto de pensar e refletir sobre o passado. Não apenas pelos ensinamentos mas pelas coisas que vivi. Lugares, pessoas, experiências, acredito que tudo isso contribuiu de alguma forma para tornar quem somos hoje. As vezes minha mãe diz que vivo muito no passado e pouco no presente, que preciso ter mais consciência do que estou vivendo agora. Talvez ela esteja certa (risos). Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem!! Sim, sem dúvida, Érika.
      Obrigada, um abraço.

      Excluir
  10. Oi Cidália,
    Amei seu post, e realmente acho importante revisitar o passado, pois acabamos tendo boas lembranças de coisas que as vezes não valorizamos mais. Eu finalizei um livro essa semana que fala disso,de como é importante essas lembranças e de como deixar claro a quem amamos, que o amamos com gestos e palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que legal, deve ter sido uma ótima leitura.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  11. Olá! Eu acho importante a gente relembrar o passado mas não ficar se lamentando pelo o que poderia ser mas não foi . Visitar o passado de maneira saudável é uma boa forma de perceber o quanto amadurecemos. Amei a reflexão!

    ResponderExcluir