domingo, 13 de junho de 2021

Quando a tempestade passar

 


Desde o mês de março de 2020 que passamos por momentos difíceis e continuamos firmes na fé e esperança de que tudo vai passar em breve. Durante esse tempo alguns parentes e amigos se foram por conta desse vírus. Muitos se contaminaram e conseguiram se recuperar com a graça de Deus.

Continuamos vendo dois tipos de pessoas, àquelas que têm medo, vivem angustiadas e àquelas que não se preocupam.

Na porta do mercado, uma senhora com mais de 70 anos confessou que continua viajando uma vez por mês para fazer compras e que chegou a viajar numa excursão para outro estado.

Na feira uma mulher de 60 e poucos anos estava usando duas máscaras para se proteger. Enquanto isso um senhor de 80 anos passeia sem máscara.

Fotos de aglomerações são compartilhadas.

As viagens de excursão continuam acontecendo.

A vacina está devagar.

Enquanto todos não forem vacinados, mesmo quem já recebeu a vacina corre o risco de ser contaminado.

Muitas pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina. Motivo? De acordo com uma entrevista, por causa das notícias falsas que circulam essas pessoas ficam com medo de voltar ao P.S. para se vacinar.

O medo de tomar a vacina, ainda, é grande. Alguns conhecidos idosos dizem que quem toma a vacina, morre. Infelizmente, a ignorância é tanta que eles não ouvem a razão. Todos irão embora um dia.

 PS: Não podemos ficar estagnados, paranoicos, porém,vamos continuar tomando todos os cuidados, independentemente de ter tomado as duas doses da vacina.

Achei cabível para o momento, a beleza desse poema escrito há 2 séculos e quis compartilhá-lo.

Quando a tempestade passar,

as estradas se amansarem,

E formos sobreviventes

de um naufrágio coletivo,

Com o coração choroso

e o destino abençoado

Nós nos sentiremos bem-aventurados

Só por estarmos vivos.

E nós daremos um abraço ao primeiro desconhecido

E elogiaremos a sorte de manter um amigo.

E aí nós vamos lembrar tudo aquilo que perdemos e de uma vez aprenderemos tudo o que não aprendemos.

Não teremos mais inveja pois todos sofreram.

Não teremos mais o coração endurecido

Seremos todos mais compassivos.

Valerá mais o que é de todos do que o que eu nunca consegui.

Seremos mais generosos

E muito mais comprometidos

Nós entenderemos o quão frágeis somos, e o que

significa estarmos vivos!

Vamos sentir empatia por quem está e por quem se foi.

Sentiremos falta do velho que pedia esmola no mercado, que nós nunca soubemos o nome e sempre esteve ao nosso lado.

E talvez o velho pobre fosse Deus disfarçado...

Mas você nunca perguntou o nome dele

Porque estava com pressa...

E tudo será milagre!

E tudo será um legado

E a vida que ganhamos será respeitada!

Quando a tempestade passar

Eu te peço Deus, com tristeza,

Que Você nos torne melhores.

como Você "nos" sonhou.

(K. O ' Meara - Poema escrito durante a epidemia de peste em 1800)

 

Grata pela visita,

Cidália.

 

28 comentários:

  1. Realmente estamos vivendo algo diferente que está nos colocando a prova, os que nunca deram importância a vida vão repensar suas atitudes, alguns vão continuar seguindo em frente apesar de tudo, e os que sempre respeitaram vão continuar no mesmo caminho ... temos o livre arbítrio de escolher nosso caminho, que façamos com responsabilidade para não prejudicar o próximo! Lindo poema, tão atual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Minda! Muito obrigada pelo comentário.

      Beijos!

      Excluir
  2. Estamos no meio de uma pandemia e infelizmente há pessoas que não se cuida, quando veja pessoas andando pelas ruas sem a máscara fico olhando, e penso será que a pessoa não tem amor pela sua vida. Temos que nos cuidar a vacina está aí mais está lenta, vamos cuidar da nossa vida que é muito preciosa, vamos usar máscara, um belo poema bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lucimar!! Muito obrigada pelo comentário.

      Beijos!

      Excluir
  3. O que falta nas pessoas é empatia, pois se todos nós cuidássemos da maneira correta, já teríamos controlado essa situação. Usem máscara e álcool, sejam empáticos.

    ResponderExcluir
  4. Devemos manter a esperança que dias melhores cheguem mas nunca negar o que está acontecendo, todo cuidado é pouco, é uma doença traiçoeira que é difícil saber como vai reagir em cada pessoa, perdi pessoas muito amadas pra ela e a dor é acompanhada de muita revolta em pensar que muitas mortes poderiam ser evitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale Deisy, tudo isso é muito triste.
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Cidália, sua linda, tudo bem?
    Fiquei emocionada com o poema. E o que mais me tocou, foi saber não só a data em que foi escrito, mas a circunstância. O mundo já passou por situações semelhantes antes, e ainda não aprendemos. Isso dói. Principalmente pelo o que você testemunhou. Enquanto existir 1 pessoa que não se importe, ela irá contaminar outras mil, que por sua vez, irão repassar a doença para outras mil e assim a contaminação nunca irá acabar. E o que mais choca é o fato de que eles sabem que podem ser responsáveis por matar alguém e não se importam. Essas pessoas são mais assustadores do que a própria doença. Vamos ter fé como diz o poema de que existirá um tempo em que a tempestade terá passado. E tudo se renovará, inclusive o ser humano. Amei a postagem. Fique com Deus você e sua família, em segurança.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, tudo bem, graças a Deus!
      Pois é, vamos continuar tendo esperança no ser humano, queira Deus que as pessoas se conscientizem para que tudo volte ao normal logo.
      Amém, desejo o mesmo a você e sua família.
      Beijinhos!

      Excluir
  6. A falta de responsabilidade das pessoas me assusta demais, principalmente por se tratar do coletivo. Enquanto a população não se conscientizar que esses atos impensáveis afetam a tosa a população continuaremos com a más notícias, mas tenho fé que com a vacinacao avançando logo viraremos essa página! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Realmente o momento que estamos vivendo é diferente de qualquer coisa que já aconteceu. Pelo menos para nós que ainda não passamos por nada parecido. Aqui em SC, pelo menos na cidade onde moro, muitos estabelecimentos já voltaram ao normal e outros nem chegaram a fechar. Acredito que apesar de tudo é preciso seguir vivendo e fazer o que precisa ser feito. Trabalhar, estudar, e seguir buscando realizar nossos sonhos. Concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika, tudo bem!
      Concordo!!
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos!

      Excluir
  8. É um caso sério né, mas as pessoas podem ficar sem máscara se estiverem sozinhas, andar pelo lugar longe das pessoas, mas a máscara precisa ficar no pescoço, evitar a aglomeração, as pessoas têm que estar mais atentas ao perigo e tomar uma segunda dose, procurar os postos de saúde em que confiam, proteger-se para a segurança de si mesmas e dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cidália,
    Infelizmente o que mais vemos são pessoas que não tem empatia pelo outro e nem por sua vida, acham que é brincadeira. Infelizmente os casos não acabaram e mesmo assim muitos não se cuidam e ainda nem querem tomar a vacina. Eu tomei a primeira dose essa semana por ser da educação e estou muito feliz e ansiosa pela próxima e esperando que voltemos presencial ao trabalho. Adorei o poema, não conhecia, mas ele transmite esperança. Abraços e fiquem bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Pois é, muitos não acreditam, infelizmente. Que bom que você tomou a primeira dose da vacina, em breve tomarei a segunda.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  10. Olá,

    É tão triste perceber situações como essas, de pessoas que andam sem máscaras e que até não querem tomar a vacina. Tá faltando mais empatia as pessoas, que só se preocupam consigo mesmo (e às vezes nem consigo mesmo) e saem por aí normalmente, como se tudo estivesse normal, quando na verdade ainda estamos longe disso. Eu já tomei a primeira dose da minha vacina, mas em contrapartida, minha mãe não tomou, por exemplo, o que é bem triste. Gostei muito do poema, muito bom!
    Espero que em breve as pessoas possam ter mais consciência e que a vacina chegue o quanto antes para todos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice,
      Nem fale!! Que bom que você já tomou a primeira dose da vacina, acredito que nessa altura sua mãe também já tomou.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  11. será que esta tempestade algum dia terá um fim?!
    estamos todos a viver um situação fora do normal que nunca pensados em viver e que só acontece aos outros mas esta por todo o mundo.
    gostei muto do poema e 100% real.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus quando tudo isso vai passar perdemos tanta gente conhecida , parentes agora mesmo minha prima me disse que o filho dela está na UTI que Deus proteja ele e a todos nos que estãmos sofrendo . O poema me deixou muito comovida obrigado Cidalia

    ResponderExcluir
  13. Quando tudo passar seremos mais humanos, sofreremos as perdas, guardaremos as lembranças dos queridos e aprenderemos a amar hoje, a cuidar hoje🙏💞

    ResponderExcluir