segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Túnel do tempo

 


Ao ver uma foto antiga dele no Facebook, as lembranças dela vieram à tona. Ela viajou pelo túnel do tempo. 

 


Eles tinham uma ligação transcendental, mais do que primos, amigos, quase irmãos. Ele tentou ensiná-la a tocar violão, porém não rolou. Ele tocava maravilhosamente e cantava. Aprendeu sozinho, tocava de ouvido, tinha um dom.

Ele frequentava sua casa. Volta e meia aparecia para tomar um café, tocar violão e passavam um bom tempo conversando.

Ele era ciumento, cuidava dela como um irmão mais velho. Se ele a via num barzinho bebendo ou paquerando algum rapaz, ia contar para sua mãe. Sua mãe a deixava de castigo, mas isso não fazia com que ela sentisse raiva dele.

Numa das vezes em que a visitou, olhou para a sua mãe e falou:

 - Olha, sua filha sentada nos degraus com essas microssaias está chamando a atenção dos peões que transporto. Eles mexem com ela e chegam a gritar porque a saia é tão curta que deixa a calcinha aparecendo.

Esse comentário a fez sentir muita raiva e uma grande vergonha. Mas, no fundo ela sabia que ele cuidava dela, tomava conta da prima assanhada.

Ele era lindo, faceiro, pegava geral, era um baixinho charmoso, de sorriso cativante, muito educado e gentil. As moças o perseguiam e ele não perdia tempo.

Quando ele encontrou a moça que seria sua esposa, a mãe de seus filhos, a convidou para ser a madrinha do casamento. Tempos depois apareceu todo formal para convidá-la para ser madrinha da sua filha.

 -Você é uma amiga muito querida e eu te adoro. Só você pode ser a madrinha da minha filha. Ela ficou comovida com o convite. O batismo foi feito em casa, ministrado pelo pai dele.

Então, num dia cinzento do mês de março, ela estava dando aula quando, próximo ao sinal da saída, foram buscá-la. Sua memória ficou entorpecida, ela não lembra quem foi buscá-la de carro. A levaram direto para o pronto atendimento, onde no consultório o médico a aguardava com uma seringa na mão. Ela entrou amparada e assustada. O que estava acontecendo?

-Tenho uma notícia triste, seu primo faleceu num acidente.

-Cala a boca, ela gritava, cala essa boca.

A agulha foi injetada em seu braço enquanto ela batia nas pessoas que estavam ali. De repente apagou. Ela não consegue lembrar, tantos anos depois, de quem a levou ao médico.

Quando o efeito do calmante passou e ela voltou a si, estava em estado de choque, atônita. Não falava, não chorava, estava amortecida. Abriu a boca apenas para dizer que queria ir para sua casa.

À noite, no velório, ela o abraçou no caixão, e segurou suas mãos frias. Até hoje ela não pode sentir o cheiro das flores que estavam no caixão. Algumas coisas ela lembra bem, outras lhe contaram. Ela desmaiou na hora do enterro. Dizer adeus naquele momento foi impossível.

Aquela perda foi tão doída, uma tragédia que a marcou. Aquele primo tão jovem, que a amava e que ela amava, uma amizade inesquecível. Aquele jovem, primo, amigo, afilhado, compadre, cúmplice, deixou um vazio enorme em seu coração.

Aquele jovem primo viveu intensamente a curta vida que teve.

As lembranças das conversas, confidências, do carinho mútuo, dos conselhos e do cuidado com ela estão vivas em sua memória. Ele punha defeito nos rapazes que se interessavam por ela. Ninguém era bom o suficiente para paquerá-la segundo a opinião dele.

Hoje ela sente uma enorme gratidão por ter tido a sua companhia durante a sua adolescência, por ele ter feito parte da sua vida, por ter sido um amigo querido e amado.

PS: A letra de uma das músicas que ele gostava de cantar:

 

Meu bem já não precisa
Falar comigo dengosa assim
Briga só pra depois
Ganhar mil carinhos de mim
Se eu aumento a voz
Você faz beicinho
E chora baixinho
E diz que a emoção
Dói seu coração
Já não acredito
Se você chora dizendo me amar
Eu sei que na verdade
Carinhos você quer ganhar
Um dia gatinha manhosa
Eu prendo você
No meu coração
Quero ver você
Fazer manha então
Presa no meu coração
Quero ver você
Um dia gatinha manhosa
Eu prendo você
No meu coração
Quero ver você
Fazer manhã então
Presa no meu coração
Quero ver você.
 
 
Grata pela visita,
Cidália.

 

20 comentários:

  1. Escreveu lindamente a minha história com seu irmão, querida prima! Muita emoção! Obrigada por esse presente❣ Você é uma escritora nata, seus contos e crônicas fluem e entram nas mentes e almas dos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço os seus elogios prima querida, e agradeço também por ter compartilhado comigo suas lembranças para que eu pudesse escrevê-la.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Estou lendo com lágrimas nos olhos ,vc escreve muito bem Cidalia ,eu lembro do imenso carinho que Antônio tinha por Vera partiu desta vida muito cedo com apenas 23anos tinha tanto pra viver não pode criar sua filhinha amada quando ele se foi ela tinha menos de. 2 anos cantar era seu hobby preferido adorava tocar violão um dia vamos nos encontrar novamente .

    ResponderExcluir
  3. Lembranças de momentos únicos. Quantas saudades!

    ResponderExcluir
  4. Lembranças fazem parte da nossa vida,não tem como não lembrar, essa música é tão linda bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    É muito bom quando percebemos que somos amados,cuidados e gestos pequenos são os que nos marcam.. Lembranças são muito reconfortantes

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que bacana você eternizar em um texto a história de duas pessoas tão importantes pra ti, eternizando ainda mais estas lembranças.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Ah, quando eu vi a música do Roberto Carlos senti uma certa nostalgia. Minha irmã desde pequena gostava das músicas dele. Quanto a fotografia o que posso dizer? Creio que elas são uma prova de tudo aquilo que vivemos. Como contar uma história sem fotografia? Como mostrar os lugares que visitamos? As pessoas que conhecemos? Faz parte de quem nós somos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika, tudo bem! Sim, a fotografia é a melhor prova do que vivemos. Por isso gosto de registrar os momentos vividos. Pena que antigamente as fotos eram uma raridade.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Que nostalgia! Você escreve tão bem que posso passar o dia todo aqui.

    ResponderExcluir
  9. Linda e doce lembrança de pessoas que foram importantes em nossa vida, lindo texto me emocionou muito, lembro também de bons momentos com amigos e parentes e do passado que se foi, Adoro essa canção do Roberto Carlos.

    ResponderExcluir
  10. lembranças saõ lembranças e sao boas, memorias que nos fazem felizes, e ter pegano numa linda lembrança e deslumbrar com palavras tao lindas como as suas sao 5*. parabens por mais uma bela historia
    beijos

    ResponderExcluir