quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Abusadinha

 


Ao escolher a cor vermelha para as unhas dos pés, ela ouviu da manicure que estava, naquele dia, um tanto abusadinha. Talvez, pelo fato dela ficar muito tempo sem esmaltar as unhas e da última vez que o fizera escolhera uma cor neutra.

Ela saiu do salão pensando em quantas vezes foi abusadinha em toda a sua vida.

Uma criança introvertida, acanhada, envergonhada, muito tímida. E assim prosseguiu pela adolescência. Nunca gostou de ser o centro das atenções.

Mas, na maturidade, com mais de cinquenta anos de idade, entrou na natação (não aprendeu a nadar) e se apaixonou pelas aulas de dança do ventre. Foi ousada ao participar das apresentações usando as roupas à caráter.

Se a manicure a visse na época, o que diria?

Naquelas apresentações ela deixou a vergonha de lado e no meio de outras mulheres de meia idade misturadas s mais jovens, se sentiu esplendorosa por alguns minutos, durante o tempo de cada apresentação.

Se a manicure a visse desfilando pelo salão para tirar fotos ainda com a roupa da apresentação, o que pensaria? Naquele dia, ela não estava preocupada com as opiniões alheias. Ela contava com o apoio da família.

Naquele dia ela se sentiu bem ao deixar a timidez em algum canto bem escondida.

Naquele dia ela se divertiu muito.

No dia seguinte ela ouviu da boca de uma criança que não deveria ter postado as fotos, segundo a sua avó. Isso, pelo fato dela ser professora.

Ela fora ousada na época, porém não se importou com a opinião da tal avó.

Se a manicure visse as fotografias provavelmente pensaria como essa avó e ainda a chamaria de abusadinha.

O que tem de errado em fazer algo diferente de vez em quando?

O que tem de errado em sair da rotina uma vez ou outra?

O que tem de errado em perder a vergonha uma vez na vida?

O que tem de errado em escolher a cor vermelha para esmaltar as unhas?

O que tem de errado em postar umas fotos na sua página?

Do que a chamaria a manicure se a conhecesse na época em que ela fazia as aulas da dança do ventre?

O que uma mulher com mais de cinquenta pode fazer? Qual o tipo de roupa que pode usar? Qual o tipo de foto que pode postar? Qual a cor que deve escolher para pintar as unhas?

Grata pela visita,

Cidália.

 

16 comentários:

  1. Uma mulher com mais de cinquenta anos pode fazer o que quiser, ela não pode se envergonhar, todas nós temos nossas preferências, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher com mais de 50 anos pode e deve fazer o que ela quiser. Foi-se o tempo em que idade era parâmetro de escolhas. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu amo esmalte vermelho nas unhas dos pés como nas das mãos. Essa avó deveria ser muito recatada e do lar para se incomodar tanto com as fotos. Kkkkkk
    A sociedade é hipócrita na sua maioria, por isso devemos ser nós mesmos independente de qualquer coisa.
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Paloma! Eu não liguei, deixei as fotos lá, ela que parasse de olhar o meu perfil.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  4. Oi
    Eu amo vermelho 🙂 em todos seus tons, e acredito que não tem idade pra se usar qualquer cor ou usar uma roupa. Temos que fazer o que gostamos e nos faz bem

    ResponderExcluir
  5. Uma mulher seja ela de que idade for, pode tudo o que quiser, quanto as críticas é problema de quem se incomoda com isso, não da mulher, não nosso. Eu estou com 58 anos, uso todas as cores de esmalte que eu acho bonito do azul ao amarelo, as vezes até preto. E se alguém fala qualquer coisa, eu dou risada, e digo que enquanto alguém presta atenção na cor das unhas, roupas etc, não fica focando nas minha ruguinhas, eu brinco com comentários preconceituosos, porque não vale a pena gastar meu tempo com pessoas assim ... A mulher pode tudo o que ela quiser, contanto que se sinta bem, o resto é só preconceito bobo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Minda, amei seu comentário, obrigada!!
      Beijos!



      Excluir
  6. Uma mulher com mais de cinquenta pode tudo quem crítica é porque tem inveja ,eu tenho 75 e amo esmalte vermelho sempre gostei de batom a timidez as vezes atrapalha a vida da gente adorei o texto

    ResponderExcluir
  7. Oi Cidália, tudo bem?
    Eu aprendi que nunca iremos agradar as pessoas. Sempre vai ter alguém incomodado ou falando alguma coisa. "Abusada" é só mais uma forma de intimidação. Mas aprendi também, que isso não tem nada a ver com a gente, e sim com a pessoa. Por isso faça tudo o que lhe deixa feliz.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, tudo bem!
      Verdade, provavelmente a pessoa gostaria de fazer determinada coisa e não tem coragem.
      Beijinhos, Cidália.

      Excluir
  8. Tudo é permitido, somos livres para sermos nós mesmas. E ter dó de quem critica porque, no fundo, queria libertar a sua personalidade escondida.
    Amei a crônica,Cidália!

    ResponderExcluir