segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Determinação

 


O que é possível fazer aos setenta anos de idade? O que o corpo é capaz de fazer nessa idade?

Muitos idosos sentem o corpo enferrujado. Passam o dia na inércia. Entregam-se ao comodismo, à mesmice, às dores, a uma rotina pacata. Celular, televisão.

Uma determinada série mostra que é possível realizar um sonho aos setenta anos. Após descobrir que está no estágio inicial do Alzheimer, o idoso corre atrás para realizar o sonho que ficou lá atrás, num passado remoto. Dançar balé, subir num palco ao menos uma vez antes da memória se perder de vez.

Sem contar para a família sobre a doença, ele vai atrás de um jovem bailarino que ensaia num estúdio de dança que fica nas proximidades. Muitas vezes ele parou ali para admirá-lo. No início o jovem acha difícil ensinar balé para aquele senhor. Porém, seu professor o desafia.

Então, o idoso começa a aprender os passos iniciais do balé. Ele anota tudo numa caderneta que carrega consigo. Torna-se o assistente do jovem e o acompanha para garantir que assim como ele, aquele jovem possa realizar o sonho de voar alto.

A determinação do senhorzinho é incrível. Mesmo gemendo ao fazer o alongamento ele diz que está bem. Ele se dedica de tal maneira que numa corrida matinal deixa o filho de 39 anos para trás.

No início, parte da família, ao descobrir, é contra. Ao ver o desânimo nele após a pressão para que desista, a esposa muda de opinião e resolve apoiá-lo.

Ele cuida do jovem professor com carinho, limpando sua casa e preparando a comida quando a gripe o pega.

O jovem professor retribui os cuidados. Depois de algum tempo há entre eles um entrosamento, uma camaradagem como se fossem avô e neto.

O idoso tem uma maneira especial de aconselhar um jovem aspirante ao futebol, um rapaz que se mostrou violento em relação ao jovem bailarino, responsabilizando-o por atitudes cometidas pelo seu pai, no passado, durante os treinos.

Ao descobrir, por acaso, sobre o Alzheimer, o jovem professor preocupa-se no início, mas depois muda de atitude ao ver a importância do balé na vida daquele senhor. Subir no palco, ao menos uma vez, antes da memória se perder completamente era tudo o que o senhor mais desejava.

A família foi convidada para assistir à apresentação. O jovem e o idoso compartilham o palco, num dueto. A memória daquele senhor dedicado falha, porém com o carinho e paciência do jovem bailarino, o senhor consegue brilhar no palco deixando a família emocionada. Ele conseguiu realizar seu sonho.

O Alzheimer, infelizmente, acelera. Aquele senhor que havia encontrado um asilo quando descobriu a doença, porque não queria dar trabalho para a família, acabou desistindo da ideia por insistência dos filhos. 

Sua memória lembra de coisas do passado e a esposa o ajuda a vivenciá-las.

E o balé? Estava no seu corpo. Depois de algum tempo, ao rever o jovem bailarino que conseguiu realizar o sonho de voar alto, aquele senhor que perdeu as memórias recentes, consegue lembrar os passos iniciais do balé.

 PS: Se alguém se interessar em assistir a série para acompanhar a trajetória desses personagens adoráveis, o título é NAVILLERA. É uma série coreana.


Grata pela visita,

Cidália.

12 comentários:

  1. Poxa é emocionante ir lendo a trajetória dos personagens, Me fez lembrar de Para Sempre Alice, o que conseguimos fazer até que nosso cérebro pare e se esqueça de tudo. Acho que vou assistir hein. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Seu post bastante emocionante, mesmo com uma idade avançada, a pessoa não pode se entregar ao comodismo, essa série é bastante interessante, gostei muito de conhecer bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Nossa vou acompanhar a jornada,com certeza é muito emocionante. Infelizmente o Alzheimer é uma doença que faz você esquecer, e mas muito lentamente e nós que convivemos com o portador da doença sofremos com suas perdas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Gosto muito de indicação de séries, ainda mais quando traz uma lição tão incrível como essa. Creio que não há idade certa para fazermos algo ou ir atrás de nossos sonhos. Muitas vezes a correria do dia a dia, as dificuldades, cobranças, acabam nos afastando do que realmente queremos. Mas é importante prestar atenção no caminho que estamos trilhando. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Nossa, fui completamente fisgada por cada linha do seu texto, porque acompanhar cada momento e dificuldade, me lembrou pessoas que conheço que estão passando pelo mesmo, inclusive próximas a mim. A idade é um limitador que apenas nos coçam os, mas que somos capazes de superar. Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice, tudo bem!!
      Muito obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  6. Essa série é belíssima é comovente ver a superação do idoso mesmo com o esquecimento ele conseguiu realizar seu sonho obrigado Cidalia por escrever sobre essa série que é um exemplo de vida

    ResponderExcluir