domingo, 24 de abril de 2016

Dominado pelo medo





Tarde de domingo e eu em casa, sem nada para fazer, estava entediado. Uma preocupação rondava a minha mente, a entrevista de emprego que faria no dia seguinte. Seria uma ótima oportunidade, com um bom salário, porém, muito concorrido.
Já estava quase convencido que seria melhor continuar no meu velho emprego e assim evitaria uma disputa com pessoas mais preparadas que eu. Com uma dúvida enorme, resolvi sair para dar uma volta na rua. Já estava cansado de ficar parado, esperando o tempo passar.
Parei numa esquina e fiquei observando as pessoas que passavam, sempre apressadas, cada uma com sua verdade. Algumas alegres, outras tristes, cada uma com sua história de vida.
Reparei que sentado numa calçada, estava um senhor de barba longa e branca cobrindo todo o seu rosto. Comecei a observá-lo e notei que aquela barba escondia um leve sorriso. Um sorriso tímido, que às vezes se transformava em lágrimas.
Sentei-me ao seu lado e tentei puxar conversa. De maneira tímida, ele se recusava a falar, apenas balançava a cabeça. Continuei sentado ao seu lado por um bom tempo, ainda observando as pessoas no seu ritmo acelerado. Pareciam personagens de um filme. Cada uma representando um papel.
Nessa altura eu já me sentia invisível; notei que um cãozinho se aproximou, enquanto o senhor lhe dava um pedaço de pão. Mais uma vez, tentei puxar assunto falando sobre os cães. E dessa vez, finalmente, consegui um pouco de atenção daquele homem, que fixou seu olhar triste em mim.
Comecei, então, a falar sobre as minhas dúvidas e como eu fugia sempre dos problemas, principalmente, quando havia desafios. Disse-lhe que tinha pavor de enfrentá-los. Contei a ele sobre a entrevista e que estava prestes a desistir e continuar acomodado no meu antigo emprego.
De repente, aquele senhor, com uma voz muito baixa, como se fosse um sussurro, falou:

-Eu era uma criança alegre e sonhadora, criei um mundo mágico, onde não existia dor e nem tristeza. O bem sempre vencia o mal. Quando um adulto tentava me mostrar a realidade, eu achava um jeito de me isolar. Preferia continuar no meu mundo, onde tudo era perfeito. Aos sete anos de idade, conheci um mundo novo e diferente. Nesse mundo sempre existia alguém que mesmo sem saber, estava competindo. Cada um com sua arma; era meu primeiro ano na escola. Foi um ano difícil, onde tive que me expor. Sentia que era julgado, mesmo sem motivos e aí conheci o medo. Esse medo se tornou meu companheiro inseparável e acabou me dominando. Convenceu-me a não encarar os desafios que a vida me proporcionava, me levando para um mundo onde só existia eu, meus sonhos e a certeza de que no futuro tudo se realizaria. Esse tempo passou muito rápido e quando me dei conta já era um adolescente. Cheio de dúvidas e desafios pela frente. Mas, nessas horas eu buscava refúgio no meu velho companheiro, o medo. Para mim era mais fácil e cômodo. Assim eu não precisava me expor, passava despercebido. E de novo, voltava a me esconder no meu mundo. Aquele mundo de fantasias. Quando percebi, já era um adulto, com um monte de oportunidades se escancarando a minha frente. Mas, lá estava o meu velho companheiro, o medo; me convencendo a virar as costas para elas. Continuei esperando, acomodado em meu emprego, na minha vidinha sem graça. O tempo, impiedoso, passou mais rápido e quando notei já era um idoso. E aquele meu mundo mágico, já não existia; meus sonhos se transformaram numa triste realidade. Hoje a vida me cobra por eu ter desistido dela tão cedo. Vivo sozinho, no meu canto, observando as pessoas vivendo as suas vidas. Umas alegres, outras tristes, mas todas vivendo sem medo. Aceitando a vida como um presente de Deus. Ao voltar para o meu mundo imaginário consigo sorrir, mas logo volto à realidade e sinto uma imensa dor no coração ao pensar nas coisas que deixei de fazer por medo.

Olhei para aquele senhor e notei uma lágrima que caía no seu rosto envelhecido. Dei-lhe um abraço e ele me surpreendeu dizendo que era seu aniversário. Há muito tempo ele não ganhava um abraço, sussurrou no meu ouvido. Não me contive e comecei a chorar.
Passei a noite acordado pensando na minha vida e nas coisas maravilhosas que ela me proporcionava. Percebi que estava deixando a vida passar por medo de enfrentar os desafios. Estava sendo dominado pelo medo!
Na segunda-feira, fui fazer a entrevista e fiz novas amizades. Resolvi, a partir daquele dia, viver a vida sem medo e a encarar todos os desafios que aparecessem pela frente! Percebi que o sorriso que havia sumido voltou a iluminar meu rosto e comecei a valorizar a vida.
Não sei se serei aprovado na entrevista, mas de uma coisa tenho certeza, a minha vida mudou depois daquele final de tarde de domingo.
Todos os dias volto ao lugar onde encontrei aquele senhor com a esperança de revê-lo. Quero que saiba da importância que o seu desabafo teve para mim. Ele simplesmente desapareceu. Ninguém jamais o viu por ali.
Até hoje, não sei se realmente falei com aquele senhor ou se foi um anjo que falou comigo através do sonho.

Como você encara seus medos? Ou você é uma pessoa destemida, pronta a encarar os desafios que a vida lhe oferece?

Colaboração de P.W.M.

85 comentários:

  1. Belíssimo texto! Passa uma mensagem muito edificante. Parabéns pelo post!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  2. Eu procuro pensar que se eu não tentar posso me arrepender no futuro, mas tenho um medo imenso que é o medo de morrer, é uma das poucas coisas que a gente tem certeza na vida, mas é a maior dificuldade de encarar que eu tenho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale Bia! Eu já perdi tantos entes queridos e continuo tendo dificuldade p/ pensar na morte.
      Obrigada por deixar sua opinião!
      Uma semana abençoada, bjs.

      Excluir
  3. Adorei o texto, parabéns pela postagem e pelo blog!

    http://vermelhodopoder.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O medo as vezes atrapalha a vida da gente ,eu tenho muito medo de perder meus entes queridos ,talvez porque já perdi pessoas que eu amava .mais uma vez parabéns pelo conto ,eu adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O medo atrapalha e muito!! Eu que o diga!
      Obrigada Cleuza, amei seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  5. Parabéns pelo texto,super lindo.
    www.btomporfavor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já fui muito medrosa! Mas a vida com sua delicadeza do dia a dia me fez e faz entender que não importa esse tal medo. É encarar e pronto! Adorei vc ter exposto essa realidade que tormenta muitos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui sempre medrosa, mas como vc disse, de um jeito ou outro temos que encarar esse sentimento negativo. Não podemos viver à mercê do medo!
      Amei seu comentário Tânia, obrigada.
      beijos

      Excluir
  7. olá Cidália, adorei o seu blog e amei o post, que texto lindo, estou te seguindo para não perde nada, vamos fazer parceria? me segue de volta, bjos horasnoespelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Millene, obrigada, seu comentário me deixou muito feliz! Estou te seguindo também.
      Vamos conversar!!
      Bjos

      Excluir
  8. Gosto muito de escrever e procuro fazer sempre com carinho. Fico feliz que vc tenha percebido a minha dedicação. Muito obrigada! Deus o abençoe!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Lindo, texto! Não devemos deixar nos dominar! Lindo blog
    Beijos <3

    www.blogsemprebella.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bella, é isso mesmo! Devemos deixar o medo bem afastado de nós.

      Amei sua visita, beijos.

      Excluir
  10. Por isso adoro esse blog. Os textos são sempre incríveis, envolventes e cheios de situações a serem pensadas. Simplesmente amei !!
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não imagina como fiquei feliz lendo seu comentário!! Sim, a intenção é essa, a reflexão. Muito obrigada, Luciana!

      Beijos

      Excluir
  11. Texto maravilhoso, um beijo <3 http://lorennacostablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O medo é um paralisante que pode acabar com sonhos. Às vezes, é preciso ouvir uma voz interior que estranhamente vem de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente!! Pois é, foi o que aconteceu com o meu personagem. Ainda bem que ele ouviu essa voz!
      Obrigada, beijo.

      Excluir
  13. Ótimo Post :)
    De maneira alguma devemos deixar que o medo nos domine!

    Vem conhecer o meu Blog 💕

    Tathybarbosa.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei esse texto.
    Eu tenho síndrome do pânico e realmente sofro pra não deixar o medo de dominar.
    Tudo no seu blog é realmente lindo. O layout, posts, imagens...perfeito, parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu blog quando puder, você será sempre muito bem vinda. Fiz um novo vídeo sobre a dieta Dukan. Já perdi 23 kg em 106 dias.
    Vem conferir!
    Beijão!
    http://makedamotociclista.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @cat_343
    Meu Insta: tamiya343
    Canal no YouTube (iscreva-se)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila!
      Tomara que vc consiga se livrar desse pânico. Pelo que vi no seu blog vc é uma pessoa determinada.
      Muito obrigada mesmo!
      Beijão!

      Excluir
  15. As visitas aqui deixadas são de grandes preciosidades Cidália! Amo tudo isso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Tânia, eu fico muito feliz com as visitas! Obrigada!!

      ❤💋💋

      Excluir
  16. O medo realmente atrapalha muito em diversas situações, mas a melhor forma é encarrar ele de frente.
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Conceição, e como atrapalha, às vezes!! Encarar o medo é a melhor coisa a fazer.
      Obrigada, bjos.

      Excluir
  17. Você escreve muito bem hein. Parabéns linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Um ótimo texto de reflexão, isso dá um livro menina você escreve super bem...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada!
      Quem sabe, um dia, é o meu sonho!
      Beijos.

      Excluir
  19. Texto excelente! O medo é um dos piores sentimentos, ele nos priva e nos impede de muitas coisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Nem fale, cresci tendo medo de tudo e deixei de fazer muita coisa por isso.

      Bjos.

      Excluir
  20. Uau, que texto! Uma belíssima reflexão!
    Realmente devemos parar de ter medo e encarar a vida, aceitar novos desafios e oportunidades!
    Nós perdemos muitos bons momentos assim ne?
    Melhorou o meu dia! Obrigada!
    Beijooo

    Www.bonitasemfrescura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Aline! A intenção é essa, levar as pessoas a refletirem sobre esse sentimento.
      Sim, vamos dar um basta no medo!! Vamos encarar a vida com coragem e determinação!
      Seu comentário fez meu dia mais feliz também, obrigada.
      Beijo

      Excluir
  21. Amei seu texto !! Parabéns !! O medo de perder é uma das coisas que mais consome as pessoas, infelizmente!!

    ResponderExcluir
  22. Eu adorei o texto!!!Adoro suas postagens! :)

    ResponderExcluir
  23. Sem dúvida Viviane! As crianças não tem medo de nada, os adultos é que acabam colocando esse sentimento horrível nelas.
    Muito bem, gostei da sua atitude!
    Muito obrigada, bjos.

    ResponderExcluir
  24. Eu amei o texo! Parabéns

    Um super beijo

    http://ladorosadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. APÓS LER ESTE CONTO LEMBREI-ME DA FRASE: "A CORAGEM NÃO É A AUSÊNCIA DO MEDO, MAS A CAPACIDADE DE AGIR APESAR DELE EXISTIR". O MEDO EXISTIU, EXISTE E SEMPRE EXISTIRÁ. TEMOS DE AGIR E NÃO DEIXAR Q ELE TOME CONTA. CASO TOME CONTA FICAMOS REFÉNS DELE E NÃO VIVEMOS VEGETAMOS.

    ResponderExcluir
  26. APÓS LER ESTE CONTO LEMBREI-ME DA FRASE: "A CORAGEM NÃO É A AUSÊNCIA DO MEDO, MAS A CAPACIDADE DE AGIR APESAR DELE EXISTIR". O MEDO EXISTIU, EXISTE E SEMPRE EXISTIRÁ. TEMOS DE AGIR E NÃO DEIXAR Q ELE TOME CONTA. CASO TOME CONTA FICAMOS REFÉNS DELE E NÃO VIVEMOS VEGETAMOS. o anônimo acima pertence a mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito dessa frase Sara!! Infelizmente, sempre existirá. Concordo plenamente (o medo de andar de avião, já perdemos né?). Precisamos aproveitar a vida e não nos deixar dominar pelo medo!
      Amei a sua opinião, muito obrigada.
      Beijos

      Excluir
  27. Como sempre escrevendo muito bem
    Bjs,
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, acabei de ler e amei.

    ResponderExcluir
  29. adorei o texto flor
    www.podeprincesa.com.br

    ResponderExcluir
  30. nossa adorei o texto e a forma de escrita, muito boa estruturação, sucesso sempre bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Estou feliz por ter gostado.

      Uma excelente semana, bjos!

      Excluir
  31. Meu pavor é ver alguém que amo sofrendo com alguma doença! De uns tempos para cá ( e você sabe do que estou falando), fui atingida por um raio! Estou tentando lidar com isso... Sua crônica me fez refletir. Muito boa! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, Vera! Sei bem o que é isso, não é fácil! Como é triste não termos o poder de tirar o sofrimento de alguém que amamos. Vou continuar rezando para que você tenha forças e consiga lidar com essa situação. Creia, tudo dará certo!
      Que bom que você gostou desta crônica, obrigada!
      Beijos

      Excluir
  32. Sou tímida e medrosa e acho que passei esse medo para meus filhos principalmente meu filho caçula, adorei o conto me fez refletir querer exorcizar esse medo de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim e acredito que esse medo foi passado pelos meus pais. Não me deixavam fazer nada sozinha.
      Obrigada pelo comentário, bjos!

      Excluir
  33. Oi Cidália!!
    Realmente o medo impede de realizarmos os nossos sonhos. Temos que enfrentar com a cabeça erguida!! Sou muito tímida e acredito que isso atrapalha os meus sonhos, mas temos que pedir a Deus para nós dar coragem e seguir em frente! Adorei o texto!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Somos parecidas, a minha timidez e insegurança sempre me atrapalharam em muitas coisas que eu gostaria de fazer.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  34. Já tive muito medo, hoje sou mais cautelosa. Acho que isso vem com a idade e com as experiências vividas.
    Mas, Deus sempre no comando e sei que ele reserva coisas maravilhosas na minha vida.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, com certeza! Deus é muito bom!!

      Obrigada, beijos.

      Excluir
  35. Oii amada, primeiramente amei seu texto! Realmente o medo pode nos impedir de realizar várias coisas e sonhos, não podemos deixar acontecer! Sempre com a cabeca erguida e com fé em Deus seguimos em frente, parabéns pelo post.

    http://dicasdarenally.wixsite.com/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renally, fico muito feliz que tenha gostado.
      Nem fale, o medo é terrível! Você tem razão, temos que enfrentá-lo com muita fé.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  36. Adorei o texto Ci, como sempre está arrasando. Tenha uma ótima semana <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dani!

      Obrigada, uma ótima semana a você também!
      Beijos.

      Excluir
  37. Adorei o texto!!! Maravilhoso e ótimo para reflexao! Beijao

    ResponderExcluir
  38. Cidalia, vc mais uma vez arrasando e supreendendo nos seus contos que leia com muita alegria. Realmente se deixarmos o medo pode paralisar e não vivemos. Frase que mais me chamou atenção "Umas alegres, outras tristes, mas todas vivendo sem medo. Aceitando a vida como um presente de Deus." super beijo e até o proximo #Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, você me deixou muito feliz com seu comentário.
      Pois é, não podemos deixar que o medo interfira nos nossos planos. Temos que aproveitar esse presente que Deus nos dá a cada manhã.

      Obrigada, super beijo!

      Excluir
  39. Mensagem maravilhosa!
    Muitas pessoas não se arrisca por causa do medo...
    Bjs,
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Keila!

      Eu que o diga!! Mas, não podemos deixar que o medo nos impeça de viver.

      Beijos!

      Excluir
  40. Arrasou no texto e colocação das palavras com muito sentimento,parabéns.

    ResponderExcluir
  41. Oi
    Que texto maravilhoso como sempre surpreendendo a gente,arrasou muito pois ele é ótimo para refletir.

    ResponderExcluir
  42. gostaria de perguntar se e uma historia veridica ou ficçao.
    de qualquer maneira eu amei.

    ResponderExcluir