sexta-feira, 29 de junho de 2018

Origem (Dan Brown)




“Não importa quem você seja nem no que acredite, tudo está prestes a mudar. ”
Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete abalar os alicerces de todas as religiões e mudar para sempre a face da ciência.
O anfitrião é o futurólogo e bilionário Edmond Kirsch, que se tornou conhecido por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. O brilhante ex-aluno de Langdon está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento, algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana:
DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo onisciente cujo poder parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch e com a verdade espantosa que ignoramos durante todo o tempo.
Minha opinião
Já citei há um tempo que não sou resenhista, portanto, neste post quis somente deixar a minha impressão como leitora.
Geralmente, minha irmã lê antes e dá a opinião dela. Se o livro é bom, leio com avidez, devoro-o em pouco tempo. Se ela diz que a história é ruim, nem perco meu tempo. Mas, se ela diz que a leitura é mais ou menos, que talvez eu goste, então me arrisco.
Esse livro na opinião dela era mais ou menos e como eu já tinha lido as demais obras do autor resolvi lê-lo a fim de comparar com os outros.
Afinal, fiquei tentada a descobrir qual era o mistério da trama. Duas opiniões publicadas na capa chamaram a minha atenção.
“ Se este livro não fizer sua pulsação acelerar, você precisa verificar seus remédios. ” (San Francisco Chronicle)
“ É impossível escrever um suspense melhor do que este. ” (The Denver Post)
Gente, sinceramente, li o prólogo numa boa, mas a partir daí, li os capítulos pulando algumas partes. Fiz uma leitura acelerada devido a chatice da narrativa até a página 357 e como fui viajar deixei para terminá-la na volta. Se a história fosse envolvente eu teria levado o livro.
Quando retornei quis terminar de ler a obra para descobrir o tal mistério. Nessa altura, meu interesse já não era mais o mesmo. Só queria terminar de uma vez para me livrar do livro. Já tinha mais dois livros da Agatha Christie me esperando.
Continuei a leitura, devagar, quase parando. Segui no mesmo ritmo, pulando alguns trechos (repetitivos) e dei graças quando cheguei na página 427. Leitura concluída!
Mas, afinal, e o tal mistério, o suspense que faria a sua pulsação acelerar, Cidália?
Já li muitos suspenses de tirar o fôlego, de me deixarem agoniada para chegar ao desfecho.
Não posso dizer que o livro é ruim, cada leitor tem a sua opinião. Uma leitura que não me agrada pode ser muito empolgante para outra pessoa. Porém, ORIGEM, nem de longe satisfez a minha expectativa. Darei a ele duas estrelas, pelo fato da trama, de um jeito ou outro, me manter curiosa até o final.
Há livros que tenho vontade de reler, quanto a esse entrará para a lista dos esquecidos. Agora entendo o que algumas resenhistas escreveram sobre ressaca literária. Até então eu não havia me deparado com uma leitura tão desestimulante como esta. 

Os demais livros do autor foram bem aceitos por mim, a ponto de eu me interessar pelas adaptações cinematográficas de ANJOS E DEMÔNIOS E O CÓDIGO DA VINCI.

Fique a vontade para expressar a sua opinião!!


 Obrigada pela visita,
Abraços,
Cidália.


26 comentários:

  1. Já li ANJOS E DEMÔNIOS e O CÓDIGO DA VINCI e acho ambas narrativas incríveis. Os filmes achei bem maçante. Que pena que você não gostou desse :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mariana, eu fiquei decepcionada com esta leitura. Obrigada pelo comentário!! Beijos!

      Excluir
  2. Amo ler, mas quando a leitura não me chama atenção eu nem termino, tenho alguns aqui pela metade, que até tentei terminar mas não consigo, o livro tem que ter uma história muito incrível para me chamar atenção. Esse que você deu sua opinião só em ler isso também não me chamou atenção já sei que será um que nunca entrará na minha lista de leitura. obrigada pelo post excelente. Sucesso
    www.josibarros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Josi, a leitura precisa ser empolgante, ter alguma coisa que desperte o interesse do leitor. Estou lendo "Tragédias em 3 atos" (Agatha Christie) e estou amando, só parei para responder estes comentários. Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  3. Adoro ler, principalmente suspense, pois prende nossa atenção, nada melhor que uma página após a outra. Obrigada pela dica, anotarei nos meus guardados.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de livro de suspense e mistérios pois as histórias de suspense e mistérios nos deixa mais ligado ao livro, ainda não conhecia o livro, mas é uma ótima sugestão de livro, pena que você não se animou com o livro, gostei muito de saber a sua opinião, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar, quando a trama tem mistério e suspense a leitura se torna muito mais emocionante. Pena que esta não foi como eu esperava! Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  5. Já li O Código da Vinci e Anjos e Demônios e adorei ambos. Também assisti os filmes (inclusive Inferno) e achei excelentes adaptações. Esse Origem não li, pena que não é um livro tão bom quanto os outros. Talvez por isso ainda não tenha virado filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Origem virar filme, espero que não seja tão maçante quanto o livro, Patrícia. Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  6. Ja ouvi falar muito desse livro, mas n sei se eu o leria, não é meu tipo de livro favorito

    ResponderExcluir
  7. Li O Código da Vinci apenas e gostei demais, nesse ponto entendo até ter um certo tipo de expectativa né? E é tão triste quando um livro não nos envolve. Te entendo totalmente! Confesso que sou dessas que pula trechos apenas para não deixar incompleto também. Uma pena que sua irmã tenha achado mais ou menos, era melhor ter dito que era ruim né rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Daiana, se ela tivesse dito a verdade eu nem teria perdido tempo!! Os primeiros livros do autor foram bons, mas esse ficou a desejar! Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Meu primeiro contato com Dan Brown foi em o Código da Vince e fiquei fascinado com o enredo, a história e, mais tarde, com a adaptação para o cinema. Depois, com os outros livros que fui lendo, embora tenha gostado, não houve nenhum fascínio, pois a fórmula parecia sempre a mesma, só mudando cenários e alguns personagens. A origem ainda não li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Evandro, concordo! Este, o autor continuou com a mesma fórmula e deixou a narrativa muito repetitiva. Obrigada pelo comentário que complementou meu texto!!
      Abraços!

      Excluir
  9. Eu nunca li esse livro e nem conhecia pra ser sincera. Adorei a sintonia que tu e a tua irmã tem, é amor mesmo. Já tive livros assim que li bem pouco e não quis mais ler, por serem sem sal. Gostei da tua sinceridade. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem livros ótimos e outros muito ruins!! Talvez eu tenha insistido nessa leitura em consideração aos outros, do autor, que li e gostei. Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  10. Eu tenho esse livro aqui, na minha estante, mas ainda não li, pois tenho aquela mania compulsiva de comprar mais livros do que dou conta de ler. Muito boa a sua resenha... Em breve lerei e já sei que vou gostar! <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você realmente goste da leitura, Isa!! Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  11. Ah socorro... Não curto nem um pouco quando um livro me dá vontade de pular trechos e quando termino só por terminar. Nunca li nada do autor, e pretendo fazer isso, mas não pretendo ler esse livro em específico. É horrível quando a gente acha a narrativa chata, mas pelo menos o livro conseguiu te manter curiosa até o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de um jeito ou de outro, o mistério foi mantido e tive que chegar até o final para conhecê-lo. Leia o Código da Vinci, é muito bom!! Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  12. Ah... colocava tanta expectativa nesse livro. Não li nada do autor, mas já me falaram tão bem de seus livros, que pensei em ler todos um atrás do outro. Só vou adiar ainda mais desse de ler tua opinião.

    Beijos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler os demais livros do autor, pois apesar da fórmula utilizada por ele ser sempre a mesma, os livros são bons! Só esse é que é muito chato!! Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  13. Eu gostei de todos os livros desse escritor mais esse a origem , não gostei . Vc fez a descrição desse romance muito bem Cidalia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei dos outros livros, pena que esse não superou a minha expectativa! Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir