sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O mentiroso


Antigamente a palavra de uma pessoa tinha um valor imenso. Qualquer um que desse a palavra fazia questão de cumpri-la. Era questão de honra.

Responsabilidade, compromisso, honestidade, eram valores que faziam parte da índole de cada pessoa.

 Ah, mas espera aí!! Desde que a humanidade surgiu existem as pessoas desonestas, sem palavra, prontas para passarem a perna no próximo.

Sim, certamente, mas as pessoas de caráter faziam parte da maioria. Eram confiáveis. Cumpriam seus compromissos.

Hoje em dia essas pessoas continuam firmes com seus valores. Se acontece algum imprevisto que as impossibilitam de cumprir a palavra, justificam-se. Porém, parece que o número de pessoas desonestas aumentou. 

Ouvi uma conversa, sem querer, no ônibus, de uma pessoa que bateu na porta do vizinho para pedir um dinheiro emprestado.

- O cara prometeu que no final de semana, sem falta, devolveria o dinheiro.

- E você acreditou nele? Não dá mais para acreditar em qualquer um.

- A pessoa não era um desconhecido, eu o conheço há muito tempo, por isso acreditei nele.

- Quanto tempo se passou? Pode ter acontecido alguma coisa que o impediu de cumprir a palavra.

- Vai completar um mês no final de semana. Ele desfez a amizade no Facebook e me bloqueou no Messenger, depois que perguntei se o negócio que ele tinha para resolver dera certo. Se tivesse acontecido alguma coisa ele poderia ter se justificado pelo atraso do pagamento.

- Poxa, que cara de pau! Provavelmente de agora em diante ele vai desviar o caminho para não correr o risco de te encontrar na rua.

- Ainda bem que foi um valor pequeno que emprestei a ele. O cara se sujou por muito pouco.

- Quem sabe ele não fez a mesma coisa com outras pessoas? Pode ter levantando uma boa grana e dado no pé.

A viagem chegou ao fim e tive que descer do ônibus. A conversa que ouvi, porque os dois passageiros sentados atrás de mim falavam muito alto, me inspirou a escrever este texto.

Bom, nem mesmo promissórias assinadas são pagas, quanto mais um empréstimo sem comprovante algum. Há casos e casos. Têm pessoas que estão acostumadas a dar o calote e pessoas que, por algum motivo, se apertam e não podem pagar em dia suas contas.

As pessoas honestas justificam e negociam suas dívidas. Fazem de tudo para andarem com a cabeça erguida e dormirem tranquilos, pois com a crise, fica complicado arcar com as responsabilidades em dia!

Obrigada pela visita!

Abraços,

Cidália.





17 comentários:

  1. É mesmo uma situação bastante desconfortável tratar com pessoas que faltam com a palavra e ignoram a honestidade. Aí eu faço uma pergunta: como podem apontar o dedo para os políticos corruptos? Soam como hipócritas, falsos moralistas.
    Mas não podemos deixar de valorizar aqueles que se esforçam ao máximo a fim de cumprirem com seus compromissos, são pessoas dignas de compreensão e respeito.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você!! Pois é, infelizmente, é isso que acontece com muitas pessoas, apontam o dedo sem olhar para si.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!

      Excluir
  2. Infelizmente existem muitas pessoas que não honra com a sua palavra, fala uma coisa e reage de outra foram, mais apesar de existirem pessoas assim tem muitas pessoas que é honesta, cumpre o prometido, paga as suas contas, são pessoas que não se deixaram se envolver com a mentira, Cidália bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar! Muito obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Infelizmente, as pessoas hoje em dia não dão valor à importÂncia da verdade. À honestidade. Hoje em dia anda meio mundo a tentar enganar outro meio e...é tão triste isso...ver que a sociedade perde valores. Antigamente emprestava-se X de dinheiro ao fulano Y porque sabiamos que ele era de palavra e que devolvia o dinheiro. Hoje? Hoje o louco que empresta dinheiro é pq está consciente de que nunca mais o vai voltar a ver...ainda há pessoas com palavra mas...já estão em vias de extinção.

    Adorei o seu post.

    Beijinhos
    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amei seu comentário! Infelizmente é isso que acontece, além de não ter o dinheiro de volta a pessoa perde o "amigo". Lembrei da época em que meu pai era comerciante, os devedores deixavam de passar na rua ou viravam a cara, rsrsrs!!
      Obrigada pelo comentário!!

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Está cada dia mais difícil encontrar pessoas realmente honestas, e que honram exatamente aquilo que dizem. Não está sendo possível confiar em quase nada, nem ninguém, a palavra do ser humano passou a vale nada mesmo. Acho isso muito triste, uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito triste, infelizmente!! Muito obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá!Realmente vivenciamos isto a cada dia,a honestidade e o caráter parecem ter sido descartados,eu mesma já vivi esta situação várias vezes,e o pior que sempre vem de alguém em quem confiamos e achamos que conhecemos,porque na verdade não conhecemos ninguém sobre o verdadeiro caráter até vermos seus atos,e não existe garantias porque quem quer enganar as pessoas simplesmente fogem.é lamentável.
    Todos nós passamos por dificuldades,mas temos que lutar com honestidade e sabedoria sem prejudicar o outro.
    Um excelente post!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até parece que alguns valores saíram de moda. As pessoas que têm o hábito de enganar não pensam que podem precisar novamente, se bem que daí vão procurar outra vítima. Obrigada pelo comentário!!

      Beijos!

      Excluir
  6. Confesso que senti muita raiva da pessoa no post. Incrível como algumas pessoas não dão o menor valor para palavra que dá, nem devem saber o significado de "honra"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, provavelmente não conhecem o significado da palavra honra!! Obrigada pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  7. Antigamente existia mais honestidade as pessoas não faltavam com a palavra gostei do texto Cidália amo tudo o que vc escreve .

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Infelizmente o mundo que vivemos hoje tem pessoas que não tem palavra fala e fala e não cumpre o que promete acaba ganhando o título de mentiroso e o pior até gosta,já teve muita gente honesta e hoje é difícil né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alzinete, infelizmente!! Se a pessoa não pode cumprir com a palavra é só justificar, não tem necessidade de ficar mentindo. Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Verdade, é impressionante o número de inadimplentes hoje em dia. Vi isso outro dia numa loja. Havia uma quantidade significativa de carnês sobre o balcão que eram dos inadimplentes.
    (Espero viver muito para ver as coisas melhorarem com a nova geração de crianças.. Que ao menos observo estarem sendo criadas com um senso melhor sobre sociedade, caráter, sustentabilidade e outros). Que os anjos digam amém!!
    Obrigada pelo comentário!!
    Beijos!

    ResponderExcluir