terça-feira, 16 de outubro de 2018

Uma data especial



Enquanto os colegas de profissão estão trocando homenagens nas redes sociais, ela está alheia a tudo, reclusa em sua moradia. Será que ela lembra que é o dia do professor, uma data especial para os educadores?

Ela já recebeu muitos abraços de seus alunos. Recebeu flores, participou de muitas homenagens. Fez amigos entre os colegas de trabalho. Sempre foi uma pessoa brincalhona na sala dos professores e uma profissional competente na sala de aula.

Atualmente sua vida virou às avessas. Sente saudades dos velhos tempos. Saudades do calor humano, das amizades que conquistara e se perdera com o passar do tempo.

Deitada sob o cobertor, na tarde chuvosa e fria, ela ouve seu nome. Deve ter cochilado e sonhado.

Quem iria aparecer ali naquele dia chuvoso para vê-la? A voz é insistente. Então, ela se dá conta de que tem alguém na área da frente. Ela não estava sonhando. Levanta-se meio zonza por ficar tempo demais na cama e abre a porta.

O sorriso que ela abre quando vê as três amigas é contagiante. Sente-se amada.

- Hoje é o dia do professor e vocês vieram me ver, que bom! 

- Não podíamos deixar de passar este dia com você, disse uma delas.

- A chuva não nos impediu de estarmos aqui, disse outra. 

- Um viva para nós, professoras aposentadas, completou a terceira amiga.

As quatro se abraçaram, riram e jogaram muita conversa fora. Em dado momento ela mostrou um livro e disse que estava pensando em voltar a estudar. As três se entreolharam e a incentivaram. 

- Nunca é tarde para estudar, já vi uma reportagem de uma senhora com mais de 80 anos  que se formou advogada, pois era o sonho dela, comentou uma delas. 

Os assuntos foram surgindo, inclusive algumas piadinhas. Ela precisava ficar a par das novidades e ao mesmo tempo rir um pouco.

Na hora do lanche tiraram fotos e riram mais um pouco. Aqueles momentos descontraídos eram ótimos. 

Ela perguntou à amiga que estava sentada ao seu lado se ela esquecia as coisas. A amiga respondeu que sim, que conhecia muitas pessoas, mas não lembrava o nome delas, por exemplo. Ela falou que, às vezes, mentia que esquecia das coisas para a família.

As horas passaram sem que elas percebessem. Quando se deram conta já era noite. Era hora de irem embora. Era a hora dela ficar sozinha novamente. Porém, aquela tarde lhes trouxe uma alegria imensa.



"O Tempo passa,
A vida acontece,
A distância separa,
As crianças crescem,
Os empregos vão e vêm,
O amor fica mais frouxo,
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração se rompe,
Os pais morrem,
Os colegas esquecem os favores,
As carreiras terminam,
Os filhos seguem a sua vida como você tão bem ensinou.
Mas... Os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês.
Um amigo nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, e abençoando sua vida!
E quando a velhice chega, não existe papo mais gostoso do que o dos velhos amigos... As histórias e recordações dos tempos vividos juntos, das viagens, das férias, das noitadas, das paqueras... 
Ah! Tempo bom que não volta mais... 
Não volta, mas pode ser lembrado numa boa conversa debaixo da sombra de uma árvore, deitado na rede de uma varanda confortável ou à mesa de um restaurante, regada a  bom vinho, não com um desconhecido, mas com os velhos amigos. 
Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabíamos das incríveis alegrias ou tristezas que estavam adiante, nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros."

(Rolando Boldrin)

É uma alegria receber a sua visita neste blog!!
Sinta-se à vontade para deixar um comentário, obrigada!

Cidália


34 comentários:

  1. Mais um conto incrível relatando sobre a velhice, período pelo qual todos passaremos. O dia dos professores se passou e a partir dessas palavras nos vem a reflexão, como estão nossos queridos professores? Aqueles que com tanto amor e carinho nos ensinaram e ainda ensinam? Principalmente aqueles que já tinham uma idade mais avançada? Precisamos valorizar e honrar esses grandes seres humanos!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amilton!! Pois é, às vezes, lembro de meus professores, principalmente daqueles que foram a minha inspiração na escolha da profissão. Precisamos valorizar e honrar esses grandes seres humanos, com certeza!!
      Abraços!

      Excluir
  2. Maravilhoso esse conto que nos faz refletir que como é bom poder ser lembrada por alguém, é muito bom ter amigos que se preocupa, ter amigos sinceros é uma benção. Para todos os professores desejo muitas felicidades pois sem vocês não seríamos nada, pois vocês são as primeiras pessoas que nos ensinam as primeiras palavras, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lucimar, muitos professores aposentados são esquecidos. Os verdadeiros amigos são muito importantes. Muito obrigada pelo carinho!!
      Beijos!

      Excluir
  3. É muito reconfortante para uma pessoa solitária saber que é querida, que é lembrada, ainda mais para uma professora, profissão que lida diretamente com pessoas. É um carinho que acalenta o coração .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a mais pura verdade, Patrícia! Muito obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  4. Que lindo, emocionante! Show amiga!👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse post! Foi uma homenagem muito bonita mesmo, parabéns! Acertou até na escolha da imagem da capa que deu um toque todo especial ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio!! Fico feliz sabendo que você gostou do post!

      Beijos!

      Excluir
  6. Como não se apaixonar por uma homenagem linda dessas? <3
    É muito admirável a sua sensibilidade. Fiquei emocionada!

    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou desta homenagem!! Obrigada pelos elogios!

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá,
    Simplesmente maravilhoso! Impressionante de como isso me fez refletir sobre mim mesma, juro!
    O dia dos professores deveria ser muito mais comemorado, afinal, todos os professores merecem ♥

    www.eudelirico.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maísa!!
      Fico muito contente sabendo que este texto a agradou! Obrigada pelo elogio!!

      Beijos!

      Excluir
  8. Que linda homenagem, parabéns pelo teu post!
    Uma data tão especial sobre pessoas tão importantes em nossas vidas e você trouxe essa bela homenagem que deixa uma grande mensagem de reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh que texto lindo! Amei <3 Essa data é tão especial, né? Sem os professores nós não chegaríamos tão longe em nossas carreiras! Amei a homenagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Priscilla, pelo comentário!! Que bom que você gostou do texto!
      Beijos!

      Excluir
  10. Adorei essa postagem, mas infelizmente não é mais a realidade. Sou professor e digo que não temos mais esse reconhecimento por grande maioria, ao contrário, somos vistos como inúteis. Mas adorei esse post, é muito reflexivo e nostálgico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao reconhecimento concordo com você, Gustavo. Infelizmente! Ainda tenho esperança de que essa realidade mude!! Obrigada pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
  11. Oi
    seus textos sempre são maravilhoso arrasa muito linda,a homenagem é simplesmente linda sem palavras você é uma pessoa incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alzinete, muito obrigada pelo carinho!! Suas palavras incentivadoras me deixam feliz. Um grande abraço!

      Excluir
  12. Parabéns Cidália , mais um belíssimo texto falando sobre a velhice ainda bem que existem amizades verdadeiras .

    ResponderExcluir
  13. Tenho tanto medo do futuro qunado penso que logo vem a velhice, as vezes parece que nem estou vivendo o suficiente do meu presente... muito bom o conto! Parabéns!

    leticia-trindade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite ao máximo o presente, pois a vida passa muito rápido, mas não tenha medo do futuro. Obrigada, Letícia, pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  14. Que homenagem linda contando um conto que na verdade pode ser a historia real de várias pessoas.
    Me emocionei com historia e com a amizade linda que existe entre as três amigas.
    Parabéns pela escrita, amei!
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fernanda, e esta é uma história real. A história de uma amiga muito querida que prometeu que não esquecerá das amigas que a visitam regularmente. Fico feliz que tenha gostado, obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Se os alunos se lembrarem de um professor, mesmo após 10 a 15 anos ou a vida, a melhor qualidade do professor será. Claro que foi um professor que fez a diferença Um professor deve demonstrar integridade, os alunos nunca vão esquecer.professores inesquecíveis para manter nos corações, é uma bela homenagem especialmente quando temos como encontrar todos os professores que tivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Leny! O bom professor faz uma grande diferença na vida de uma criança. Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  16. Um conto maravilhoso. Um retrato perfeito de como a nossa vida passa e as amizades permanecem. Me fez lembrar minha querida avozinha. Não era professora, mas aprendeu a ler e escrever já mais velha para poder dar apoio aos seus filhos na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do conto, Paula! Muito linda a atitude da sua avó!! Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  17. Que texto lindo e nostálgico. Impossível não nos sentirmos na pele da personagem, nem que seja por imaginarmos um futuro que ainda se mostra tão distante.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios, Malu, que bom que você gostou do texto!!
      Beijos!

      Excluir