terça-feira, 28 de abril de 2020

Distanciamento





Há mais de um mês que palavras como isolamento e distanciamento social são ouvidas todos os dias.

Na verdade, distanciamento físico, além do social, quando não podemos nos aproximar das pessoas. Sem abraços e sem apertos de mãos.

Durante o mês de reclusão (não que eu fosse uma pessoa que tivesse uma vida social ativa), saí somente cinco vezes com os cuidados necessários.

Uma das vezes fui ao mercado bem cedo. Encontrei poucas pessoas, mascaradas como eu. Vi uma conhecida e trocamos algumas palavras mantendo a distância entre nós.
Uma sensação ruim, como se as pessoas tivessem medo uma da outra.

Parei na casa da minha irmã para pegar uns livros e fizemos apenas o gesto do abraço. Mais de um mês sem nos encontrarmos pessoalmente. Fiquei no quintal onde conversei um pouco com um sobrinho e sua esposa bem longe um do outro.

Vejo minha neta quase que diariamente pelo face time. Quando irei sentir seus braços me envolvendo num abraço carinhoso? Por enquanto me contento em beijá-la através da tela do celular e de curtir suas fotos e vídeos.

Acompanho o crescimento e desenvolvimento do meu sobrinho mais novo pelas postagens da sua mãe, minha sobrinha neta.

Tenho um sobrinho que mora no Peru que está sem ver a esposa e os filhos desde o início da quarentena. Uns dias antes, ela foi visitar a mãe que mora numa outra cidade. Lá é necessário a autorização do governo para que meu sobrinho possa buscar a família.

O tempo está passando rápido, ainda bem, pois sabemos que tudo passa e tudo isso em breve será passado.

Só vejo o jornal uma vez ao dia para me atualizar sobre as últimas notícias. Afinal, têm muitos programas bons e interessantes na TV, é só escolher o que nos agrada.
Tem também as lives dos artistas e as missas ao vivo.

Nesse tempo tenho lido, assistido filmes e séries nas horas vagas. Gosto de fazer atividades físicas na parte da manhã, tomar sol no jardim e estou fazendo meditação online às 20h a convite de uma sobrinha. 

O mantra recitado pelo Tadashi Takomoto em suas lives no Instagram, é:

Que haja amor, compaixão e paz entre todos os seres do Universo.

Sinto estar em falta com o blog, minha inspiração está bloqueada, mas espero que em breve as palavras retornem com força total para eu continuar escrevendo.

Vamos seguindo a vida, algumas pessoas em casa e outras tendo que sair para trabalhar. Peçamos a Deus que proteja todos esses profissionais e a todos nós!

Vou deixar a letra de duas músicas ouvidas na meditação.

Aprendiz


Tim e Vanessa


Como alguém que encontrasse a luz
Depois de andar e andar
Procurando o caminho
Como alguém que, enfim
Já pudesse ouvir
Respostas que trazem consolo e sentido ao destino
Eu encontrei tuas páginas
E sequei minhas lágrimas
Percebi que a dor da semente
É o parto da vida
Como alguém que já quer seguir
Os passos do mestre com fé e razão conscientes
Como alguém que, em si
Já soubesse ouvir
As vozes dos seres que habitam
O espaço infinito
Eu encontrei tuas páginas
E sequei minhas lágrimas
Percebi que a dor da semente
É o parto da vida
Minha dor me trouxe aqui
Pra entender a flor que brota em mim
Meu amor é aprendiz
De um bem maior, que seja assim
Nesse vai e vem sei que voltarei
Pra cuidar da flor, pra acalmar a dor
E ser feliz


Não ha segredo nenhum
Apaga a dor, já passou
Abre a janela feliz
Olha que o vento soprou
Bem mais cor do que você quis
Canta o que nunca cantou
Foi teu irmão que pediu
Tudo o que sempre sonhou
Tava perto e você não viu
A vida é bola de gás
Segura a corda com a mão
Tudo o que o vento não traz
Ta guardado em seu coração
A estrada sempre tem luz
O amor tem sempre razão
Quando a alegria conduz
Não importa qual direção
Lembra da flauta que
Fonte: Musixmatch
Obrigada pela visita,

Cidália

40 comentários:

  1. Ah, eu me emocionei com seu post. É delicada essa situação, mas... Como já bem disse o Garcia Lorca: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura". São poucas as palavras que tenho a respeito desse momento. Mesmo porque todas as outras que tenho são sobre a nossa política... E sobre ela, só tenho uma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até imagino qual é a palavra sobre a política e concordo com você!!

      Obrigada pelo comentário, um abraço!

      Excluir
  2. Infelizmente esse isolamento social está sendo ruim para todos, ficar longe das pessoas que gostamos é péssimo, mais temos que obedecer, a nossa saúde é importante, só temos que ficar em casa, até tudo isso passar pois tenho fé que vai passar, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lucimar, temos que ser obedientes se quisermos preservar a nossa saúde e a saúde do próximo.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  3. Muito complicado mesma a situação que estamos passando, mas é importante seguir as orientações da OMG e rezar para que tudo isso acabe logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rafaela, vamos continuar ouvindo as orientações da OMG e continuar rezando, amém!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  4. É querida não está sendo fácil, ficar longe das pessoas que amamos é muito ruim! mas o que fazer né! temos que obedecer e ter muita fé em Deus, só ele para nos ajudar, obrigada pelas músicas lindas, parabéns pelo mantra recitado pelo Tadashi Takomoto, tem toda razão, que haja amor, é que tudo que Deus quer, compaixão coisa que quase ninguém tinha! que agora estou vendo muita! paz entre todos os seres do Universo, isso é maravilhoso, você está de parabéns pelo post, beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rúbia, eu que agradeço pelo comentário! Temos que continuar firmes, tenho aprendido muito na meditação que continuo fazendo todas as noites.
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Olá
    Eu tb saio super pouco aqui e qdo saio é com alcool gel e mascara e a maioria das pessoas de minha cidade nem estao ligando p esse virus ontem fui ao banco por precisao mesmo, e acredita q varias pessoas estavam falando q esse virus é ilusao, quem nos dera, eu tenho 30 dias q nao vejo minha familia, maior saudade de todos, sua resenha foi bem esclarecedora e informativa e bem real o que esta acontecendo no Brasil, espero que as pessoas mude o pensamento.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,

      Não sei o que passa na cabeça de algumas pessoas, por aqui também tem gente que não acredita, que acha que é exagero. Que Deus proteja essas pessoas e a todos nós!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Com toda certeza o distanciamento é necessário apesar de ser
    Muito difícil para algumas,adorei seu post lindas palavras.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cidália, mais um texto lindo e inspirador... não vi nada de criatividade bloqueada ai. Bom, eu sou uma pessoa que normalmente não gosta de uma proximidade social, e como trabalho em hospital, e te ho trabalhado dobrado, pouco senti nesses dias de isolamento. Mas tenho visto muita gente sentindo muito. Mas é como você disse o tempo passa e isso logo será passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína,

      Muito obrigada pelo comentário! Nas meditações pedimos pelos profissionais que estão saindo para trabalhar, Deus te proteja! Amém!!

      Beijos!

      Excluir
  8. É uma situação muito delicada a que estamos passando, rezo a Deus todos os dias para que possamos passar por isso logo, que nossas vidas voltem ao normal para que enfim possamos abraçar e nos encontrar com nossos entes queridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale Patrícia, continuo firme nas orações.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Oi
    Estamos vivendo um tempo de isolamento social, que é ruim mas necessário. Tenho fé que logo mais tudo voltará ao normal

    ResponderExcluir
  10. O momento é complicado, mas vamos passar por isso. Sobre o seu bloqueio: não se cobre em relação ao blog. Aproveite esse momento de reclusão para, quem sabe, "tirar férias" do blog, se dê um tempo ;)

    ResponderExcluir
  11. Momento complicado e muito delicado. Definitivanente não é apenas uma gripezinha, é algo sério e muito grave! Precisamos de todo o cuidado, isso vai passar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Julli!
      Vamos continuar firmes na fé de que tudo isso logo vai passar, amém!

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá!Estamos passando por momentos muito delicado,não poder abraçar quem amamos é muito cruel,porém necessário,vamos manter a esperança e fé.
    As letras das músicas são lindas para refletir e nos acalmar.
    Deus abençoe e proteja todos nós!Excelente post.Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Maria José!! Muita esperança e muita fé!
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos!

      Excluir
  13. quarentena não é nada bom, mas por outro lado estamos tendo mais tempo com a casa e a família, eu tenho me distrair e não pensar no assunto organizando minhas coisas, além de usar meu tempo para leitura, coisa que não tenho muito tempo sem a quarentena ... Que Deus nos abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Minda, obrigada pelo comentário.
      Amém!

      Beijos!

      Excluir
  14. Querida prima,pior que o isolamento, é o medo, a incerteza,uma pandemia angustiante, mortes...
    Gostei do seu texto, suave na tristeza. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ano depois e continuamos com medo, porém não podemos perder a esperança.
      Obrigada pelo carinho prima, beijos!

      Excluir
  15. Essa quarentena age de forma estranha em nós também me sinto um.pouco como você, por mais que o tempo pra mexer no computador tenha aumento, não consegui encher o blog de posts. Tomara que isso tudo acabe logo é bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Evandro!
      Amém, um abraço.

      Excluir
  16. É triste o que está acontecendo, mas infelizmente vemos que no Brasil muito não respeita a vida.

    ResponderExcluir
  17. O momento em que estamos passando requer o distanciamento e temos que nos cuidar de outros detalhes tais com a nossa saude psicológica.
    Eu penso que nao adiantaria ficarmos em casa sem se movimentar.
    Mas esta situação vai passar e voltaremos mais fortes.

    ResponderExcluir
  18. Esse isolamento está mexendo com as pessoas , mais por outro lado estamos mais unidos e aprendendo a valorizar a família que Deus nos proteja que essa pandemia vá embora e que tudo volte ao normal . Amei as letras das músicas . Tenho uma grande fé em Deus que muito em breve tudo isso vai passar bjs vc continua escrevendo maravilhosamente bem parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, estamos aprendendo muito com esse isolamento, Cleuza. A família é tudo! Se Deus quiser!!
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  19. Você como sempre expressando tudo com a mesma sensibilidade que lhe e peculiar. Obrigada amiga por me premiar com este texto. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Viramos uma nação solitária...
    São tempos estranhos estes do mês da quarentena.

    ResponderExcluir