quarta-feira, 19 de julho de 2023

Perigo na internet


Onde mora o perigo?

Tudo começou com uma simples curiosidade. O olhar atraído pela bela imagem de uma moça na sala de bate-papo, numa rede social.  

O homem beirando os sessenta anos de idade ficou empolgado quando a moça lhe desejou um boa noite. Ele era uma pessoa de pouca conversa. Sempre foi tímido, introvertido, de poucos amigos, apesar de ter muitos conhecidos e vizinhos. Estava separado da esposa há um bom tempo. Tinha dificuldade para se comunicar com as mulheres. Passava o dia trabalhando e nos finais de semana fazia uns bicos para aumentar a renda.

Numa determinada rede social ele tinha um círculo considerável de amigos, ali ele divulgava seu trabalho de final de semana. Em paralelo ele conversava com a tal moça que o abordara.

Com o passar dos dias a conversa foi esquentando. Ela começou, então, a oferecer fotos íntimas e ele não pensou duas vezes em comprá-las. 

A conversa era somente por mensagens escritas e pouco tempo depois a moça falou que era menor de idade e se ele não fizesse um pix no valor pedido, iria denunciá-lo. 

Iniciada a chantagem a vítima ficou sem saber o que fazer, chegou a pedir dinheiro emprestado aos amigos.

O valor pedido foi aumentando e o pobre homem foi se desesperando. Num final de semana viajou para tentar esfriar a cabeça, porém, voltou mais perdido do que antes.

As ameaças aumentaram. Se ele não mandasse o dinheiro o filho dele seria assassinado e ele seria preso como pedófilo.

Então, no ápice do desespero, não aguentando mais a pressão, quatro dias após voltar daquela viagem, aquele homem que, além do seu trabalho diário, fazia bicos vendendo de tudo na frente de um supermercado nos finais de semana, tomou algo para tirar a vida e ainda se enforcou. 

Segundo os comentários, ele não deixou nenhuma carta de adeus, nem contou para a família o que estava acontecendo. Foi uma surpresa para todas as pessoas que o conheciam desde sempre e até mesmo para aquelas que pouco o conheciam.

Muitos questionamentos foram feitos pelos curiosos.

Um mês se passou e as notícias de que o criminoso havia sido preso foi um alívio para a população. O jovem, morador da mesma cidade, provavelmente o conhecia pessoalmente.

Mas, como tudo na vida passa, o ato impensado da vítima caiu no esquecimento. Se ele não pediu ajuda por vergonha, todos ficaram sabendo dos acontecimentos e pouco depois o assunto foi morrendo. Ninguém mais fala sobre o caso.

O criminoso confessou e complementou falando de outras vítimas na cidade. 

PS: Ficar atento aos golpes online é de suma importância, mas se por ventura cair numa cilada, o jeito é manter-se calmo e pedir ajuda para alguém se não souber como fazer a denúncia. Não se deve atirar pedras porque qualquer pessoa pode se iludir e se tornar uma vítima das redes sociais. Todo cuidado é pouco!

 Após adicionar os homens nas contas falsas, o jovem iniciava uma conversa e vendia os conteúdos sensuais às vítimas. Pouco depois de receber o dinheiro, ele entrava novamente em contato, porém, afirmando ser o pai ou a mãe da 'mulher' e alegando que, na verdade, ela era uma adolescente. O acusado, então, passava a pedir dinheiro para não denunciar o caso à polícia.

 Uma das vítimas foi o homem de 58 anos, que não teve o nome divulgado pelas autoridades policiais. Segundo a Polícia Civil, o jovem o ameaçou dizendo que, caso não recebesse as transferências via PIX, faria a denúncia pelo suposto envolvimento dele com uma menor de idade. Os valores transferidos ao acusado, porém, não foram divulgados. (g1.globo.com)



Obrigada pela visita,

Cidália.


8 comentários:

  1. Estamos vivendo num tempo onde tudo é perigoso então devemos ter muito cuidado foi lamentável o que aconteceu que sirva de exemplo para outros amei o texto .

    ResponderExcluir
  2. Olá
    A Internet veio para,ajudar e as redes sociais pra fazer as pessoas interagirem,mas infelizmente existem más intenções de algumas pessoas que usam para dar golpes,roubas e até mesmo chantagens.. Temos que sempre estar em alerta

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente a gente tem que tomar muito cuidado ao utilizar a Internet e as redes sociais porque estamos cada dia mais expostos à esse tipo de situação.

    ResponderExcluir
  4. Tudo tem um lado bom ou ruim, precisamos ficar sempre alertas,!

    ResponderExcluir