domingo, 28 de janeiro de 2018

Vulgo Grace




Inspirado num caso real, Vulgo Grace conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão e a governanta da casa onde trabalhava, na Toronto do século XIX. Com uma narrativa repleta de sutilezas que revelam um pouco da personalidade e do passado da personagem, estimulando o leitor a formar sua própria opinião sobre ela, Atwood guarda as respostas definitivas para o fim. Afinal, o que teria levado Grace Marks a cometer o crime? Ou será que ela estaria sendo vitima de uma injustiça?

Em 1843, Grace Marks, uma empregada doméstica de 16 anos, foi julgada no Canadá pelo assassinato de Thomas Kinnear, seu patrão, e Nancy Montgomery, governanta da casa e amante de Thomas. O julgamento sensacionalista chegou às manchetes de todo o mundo, e o júri a declarou culpada. A opinião pública, no entanto, permaneceu ferozmente dividida em relação a Grace: ela era uma mulher desprezada que descontou sua ira em duas vítimas inocentes, ou era também uma vítima, envolvida involuntariamente em um crime?
Alegando não ter nenhuma memória do que aconteceu, Grace passou seus anos seguintes em uma variedade de prisões e asilos, onde era exposta como uma atração bizarra. Apesar da pouca escolaridade, seus relatos redigidos pelo próprio punho e seu comportamento nas instituições que a abrigaram impressionaram personalidades respeitáveis, como clérigos, médicos e políticos, que trabalharam incansavelmente a seu favor, elaborando petições para sua libertação, procurando opinião clínica para dar suporte ao caso.
Em seu esforço para descobrir a verdade, o dr. Simon Jordan, um jovem médico estudioso de doenças mentais, faz visitas constantes à jovem prisioneira e, em um misto de simpatia e incredulidade, utiliza as ferramentas então rudimentares da psicologia para chegar cada vez mais perto do que realmente aconteceu.


"Às vezes eu sussurro a palavra para mim mesma: Assassina. Assassina. Assassina. Ela produz um som farfalhante, como uma saia de tafetá pelo assoalho." (Grace Marks)

Grace Marks: Mulher insana, femme fatale ou vítima das circunstâncias? Em torno da história real de uma das mulheres mais enigmáticas do século XIX, Margaret Atwood cria um extraordinário conto de crueldade, sexualidade e mistério.

"Brilhante. Tão íntimo que parece escrito sobre a pele." - Hilary Mantel

"Um romance sombrio e fascinante." - Time

"Vilã ou vítima, Grace é uma companhia intrigante." - People


Não sou resenhista, porém senti vontade de escrever alguma coisa sobre essa magnífica obra que ganhei de presente da minha neta no meu aniversário.
Eu já havia visto a capa da série na Netflix e lido uma resenha sobre o livro. Adicionei a série na minha lista para assistir este mês.
Quando ganhei o livro e vi a capa fiquei muito feliz. Resolvi, então, ler antes de ver a série. Só tive tempo de iniciar a leitura na sexta-feira, dia 20 e terminei dia 24 de manhã. Todas as horas livres nesses dias passei acompanhando a narrativa. Se eu não tivesse o serviço da casa para fazer teria lido as quinhentas e poucas páginas em menos tempo.
Uma leitura composta de passagens tristes e comoventes.
Foi através dessa trama impressionante que conheci a escrita da autora e parei para refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que viveram no século XIX.

Bom, o próximo passo será assistir a série para fazer a comparação. Espero gostar tanto quanto o livro.

Se você já leu o livro deixe a sua opinião e se não leu ainda, anote a dica, pois valerá a pena!

Obrigada pela visita!

Cidália.




38 comentários:

  1. Pela resenha esse livro deve ser sensacional quero ler vc escreve muito bem cidalia adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar do livro, a leitura é envolvente!!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia essa história, parece bem interessante esse livro.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma história incrível, ainda não tinha ouvido falar do livro, fantástica a história da Grace Marks, o livro foi um excelente presente, ainda não li mas quando tiver com certeza vou querer ler, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima história e eu amei o presente!
      Obrigada pelo comentário!!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!!
    Parece ser uma otima história, gostei da dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, e é mesmo uma ótima história!!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  5. Eu realmente não conhecia e não tinha visto ainda comentários/resenhas sobre o livro, fiquei curiosa pela história e curti sua resenha. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, vale a pena conferir!!
      Beijos

      Excluir
  6. Parece ser uma história bem interessante e linda!

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante e intrigante, fiquei curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!!
      Quando tiver oportunidade leia, você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  8. Olha esse livro só pela resenha já posso dizer que é muito bom. Ainda não li, mas comecei a assistir a série. Confesso que estou morrendo de vontade de saber o final. Dica anotada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, uma história comovente!! Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  9. Ainda não o li o livro mas já assisti a série e a história de Grace é bem intrigante. O livro deve ser tão impactante quanto a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro traz a história bem detalhada; comecei a assistir a série e senti falta de algumas cenas.
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  10. Parece ser muito interessante, fiquei curiosa quanto ao desfecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, vale a pena conferir a leitura!!

      Beijos

      Excluir
  11. Parece ser uma história muito intrigante, por certo o leitor será levado a dar seus palpites e sofrer uma surpresa final, muito empolgante! Fiquei ainda mais curioso por ter menção à psicologia, vou começar essa ano a faculdade!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo uma história intrigante e eu fiquei satisfeita com o desfecho. Que legal, tenho uma sobrinha que está começando este ano, também, a fazer psicologia.
      Obrigada, abraço.

      Excluir
  12. Não sabia que tinha um livro da história da Grace, eu assisti a série na Netflix e achei INCRÍVEL e de um mistério imenso, série que te faz questionar várias e várias vezes! Poxa, fiquei muito interessada em ler o livro, muito mesmo!

    Valeu a resenha! <3

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tinha pensado em ver a série e coincidentemente ganhei o livro. Amei o presente!!
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  13. A resenha ficou ótima! Gente, que história intrigante e curiosa. Eu já ouvi falar da história, mas não sabia que tinha série no Netflix e muito menos um livro. Que aliás, belo presente da neta hein. Já quero ler! Interessante demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!! O livro traz a história bem detalhada, mas a série (Alias Grace) não deixa a desejar!! Foi um ótimo presente!!!

      Beijos

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, gostei da sua resenha o livro parece ser bem interessante.
    Gosto de livros baseados em fatos reais.

    Te espero em meu blog!
    Beijinhos
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem!!
      O livro é muito interessante e envolvente!!
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  15. Olá!Parabéns pelo presente maravilhoso!ainda mais vindo de uma neta,pois filhos e netos são nosso maior tesouro,não sei quando foi seu aniversário mas te desejo "Felicidades".
    Pela sua resenha estou convencida que a história é um pouco de tristeza mas também fortes emoções...parece ótimo mesmo,amei conhecer um pouquinho da história da Grace e curiosa pelo final.ótima resenha!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Muito obrigada, Maria José, eu amei o presente, pois gosto muito de ler. Sim, filhos e netos são nosso maior tesouro! Obrigada, amém!
      O livro conta a história real da protagonista, é triste e comovente, mas o desfecho me agradou.
      Beijos

      Excluir
  16. Só conheci o livro por conta da série da netflix, achei a série maravilhosa, e acredita que o post mais recente do blog cita essa série? Eu fiquei apaixonada pela inteligencia e pelas criticas enganchadas em seu enredo. A história me preendeu do começo ao fim, e o final não decepcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário e por complementar meu post com sua opinião!! É realmente uma história envolvente!
      Beijos

      Excluir
  17. Não tinha ainda ouvido falar nessa historia da Grace, mas achei interessante apesar de muito triste.
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a historia, vou procurar pela serie na Netflix enquanto não tenho o livro.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou assistindo a série, mas no livro a história é muito bem detalhada. É triste e comovente! Obrigada pelo comentário!!
      Beijos,

      Excluir
  18. VOU COMPRAR ESSE LIVRO URGENTE!! SUA RESENHA ME MOTIVOU E EU NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR. ADORO SUSPENSE PSICOLÓGICO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura, você vai amar!!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  19. Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, mas por conta de estarem virando série e caindo no gosto geral da nação eu fico meio atrás. Esse livro em si chama muito a minha atenção, nunca li nenhuma resenha dele, essa é a primeira que leio, mas já esbarrei nele nas lojas virtuais por aí. Espero curtir a leitura tanto quanto vc, gosto muito quando a trama se desenvolve em torno de uma investigação de um homicídio.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raíssa, gostei muito do livro, mas a série ainda não terminei de assistir. Talvez por já conhecer a história, a série não tenha despertado o meu interesse!

      Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir