sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Aventura em Capitólio

Uma semana de chuva de acordo com a previsão. A viagem programada há meses, chegou enfim. Na mala arrumada à véspera, biquínis, saídas de praia e shorts, além do protetor solar. O dia amanheceu chuvoso.

No grupo de viagens alguém comenta sobre a dança do sol. Outra, mais otimista diz que desde que não molhe a câmera, tudo bem, o resto é festa.

Eu, na dúvida, acrescento uma calça comprida, um agasalho e um guarda-chuva na mala. É melhor pecar por excesso do que por falta. Melhor prevenir do que remediar.

Não é certo reclamar do tempo, sabemos que a chuva é necessária, mas no final de semana anterior, foquei o pensamento positivo no sol.

Na rodoviária uma conhecida diz que nas viagens que faz, ela tem levado chuva, inclusive à Fortaleza que pouco chove.

- Por favor, não vá então, disse minha amiga, companheira de algumas viagens. Rimos muito!

Viajamos com chuva na esperança de que o sábado nos surpreendesse.

Na cidade próxima embarcaram mais duas amigas chegadas e outras pessoas conhecidas. Muita farra no reencontro.

Nas três paradas seguintes as poltronas foram todas ocupadas.

A viagem foi longa, a distância de acordo com a pesquisa no Google é de 652,3 km. Duas paradas para o lanche e banheiro.

Na última parada uma passageira passou mal e foi socorrida pela SAMU.

Chegamos no hotel em Piumhi, por volta das 8 horas onde trocamos de roupa e escovamos os dentes após o café.

Por causa da chuva o roteiro foi alterado. Não pudemos fazer as trilhas que estavam programadas.

Fizemos o tour acompanhados pelo guia turístico, pela cidade de Capitólio, sem descer do ônibus. Passamos por mansões de artistas e de políticos conhecidos que usufruem do dinheiro publico para benefício próprio.

Vimos a bela paisagem composta de plantações de milho, soja e café.

Fomos conhecer a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Na hora do almoço trocamos de roupa para o passeio de lancha. Nessa altura a chuva caía em pancadas. Usamos sombrinha e capa de chuva.

Eu já havia andado de lancha em Salvador, curti muito o passeio. Uma conhecida achou horrível, pensou que fosse morrer.

Algumas pessoas não quiseram fazer o passeio, preferiram ficar no ônibus.

Apesar do mal tempo conseguimos conhecer os cânions de Furnas (Serra da Canastra, Lago de Furnas, Capitólio, Minas Gerais, Brasil).

Nos encantamos com as cachoeiras magníficas. Maravilhas que encheram nossos olhos com tamanho esplendor.

Na volta paramos na casa de uma senhora onde além de saborear um ótimo café, pudemos comprar queijos, salame, goiabada e algumas bebidas da região.
Entramos no quarto lá pelas 19 horas. Tomamos um banho quente, nos arrumamos e fomos ao jantar com música ao vivo.

Uma comida muito boa. Muita alegria compartilhada. Algumas pessoas até dançaram um pouquinho.

A noite foi chuvosa e embalou nosso sono.

Na manhã seguinte, após o café, o guia nos esperava no saguão do hotel. Ele nos explicou que não poderíamos fazer uma trilha que constava no roteiro para aquele dia. Por causa da chuva constante durante a noite, a cachoeira estava interditada.

Fomos ao Mirante do Canyon de Furnas para tirar umas fotos. No mesmo lugar do dia anterior, só que do alto, uma vista incrível.

No almoço teve bolo para os aniversariantes do mês. Saímos às 14:20h. Já tínhamos no despedido do guia, uma pessoa simpática e carismática, no término do passeio.
O tempo havia melhorado.

Quando entramos no estado de SP o sol nos presenteou com uma imagem ofuscante.

Mais uma longa viagem com direito a duas paradas. Na primeira parada fui abordada no banheiro por uma das passageiras que estava sentada num banco da frente que me reconheceu. Trabalhamos juntas durante um ano na década de 90 numa escola rural. Trocamos contato. Senti não termos nos reconhecido no início da viagem.

Nesse final de semana pudemos constatar que não importa o clima, ensolarado ou chuvoso, o que vale são as amizades conquistadas ao longo do tempo ou àquelas feitas durante o passeio que fazem o dia ser perfeito.

Não podemos prever o clima ao programarmos uma viagem, o jeito é curtir o passeio com alegria.
Para nossa turma foi uma aventura, a primeira viagem em que pegamos mal tempo.

PS: Perdão pela quantidade de fotos que postei, mas não resisti.

Neste post quero agradecer as organizadoras da RBR Tur que nos proporcionaram a oportunidade de conhecer Piumhi e Capitólio e o guia local, Adauto, que foi muito simpático e atencioso.

Obrigada pela visita,

Cidália.

1. Que maravilha a cidade é um lugar muito bonito que passeio lindo esse, quantas fotos fantásticas que você nos presenteou, amei conhecer a cidade, a vista é incrível encantada com a cachoeira bjs.

1. Olá Lucimar, obrigada pelo carinho! São muitas cachoeiras, algumas não pudemos ir por causa da chuva.
      Beijos!

2. Que coisa linda! Com os mínimos detalhes contados e os registros não poderiam faltar

3. Adore as fotos e fiquei com vontade de conhecer esses lugares fantásticos vc descreve tudo muito bem com detalhes parabéns eu amei

4. Olá!Adorei conhecer esta linda aventura,apesar do inesperado teve grandes alegrias,o passeio foi incrível e esta belíssima cachoeira já foi o paraíso.
    Como você citou(melhor prevenir...)ouvi muito esta frase da minha mãe e levo p/vida inteira,como foi prevenida a chuva não desanimou o passeio,e sinceramente adoro estes pequenos imprevistos em viagens pois torna bem mais emocionante.
    Amei todas as fotos e gostei de te ver feliz nesta aventura.Bjss

1. Olá Maria José, que bom que você gostou do post. Pois é, a chuva não impediu que aproveitássemos o passeio. Lá tem muitas cachoeiras, mas o que vimos foi o suficiente para nos encantarmos com a cidade.
      Obrigada pelo carinho, beijos.

5. Que viagem maravilhosa! Tenho muita vontade de conhecer Capitolio pelas ótimas recomendações e pela vasta história que a construiu. Acredito que nem mesmo a chuva seja capaz de ofuscar toda a beleza que essa cidadã de possui, vendo a alegria em cada olhar tenho certeza de que foi um passeio e tanto.

Abraços!

1. Vá sim, Amilton, quando tiver oportunidade. Você irá se apaixonar pelas maravilhas que a cidade possui.
      Obrigada, abraços.

6. Esse local é lindo, meus primos já foram e trouxeram lindas fotos. Eu retendo um dia conhecer Capitólio, pois é um local onde podemos descansar muito do nosso stress diário, além de nos divertirmos muito.

1. Que legal que seus primos já lhe mostraram fotos de lá, Gustavo. Vá sim, você irá gostar muito do passeio.
      Obrigada, abraço.

7. Viagens em grupo tem tudo para serem uma ótima experiência, e qdo são realizadas com pessoas queridas, amigos de verdade, ai não importa o clima, o tempo, é 99,9% de chance para tudo ser perfeito.
    Adorei o post e as fotos.

1. Fico feliz que tenha gostado do post, Malu, obrigada. É verdade, quando a companhia é agradável não importa o clima.

8. Mas que bela aventura. as fotografias estão magnificas
    Com vontade de visitar
    beijos.

9. oi!
    Que lugar maravilhoso :D eu amei as foto estão lindas e quer por do sol lindo <3

10. Que viagem show! O lugar é incrível. Uma pena que uma das passageiras passou mal. E gente, como assim teve quem preferisse ficar no ônibus a ir ver os Cânions? Meu sonho na vida!!! deve ser um visual deslumbrante.

1. Olá Silvânia, pois é, mas depois ela se recuperou e aproveitou o passeio. Quanto às pessoas que ficaram no ônibus, eu também achei um absurdo, deixar de conhecer os cânions para ficar dormindo. Mesmo com chuva o visual é magnífico!
      Obrigada, beijos!

11. Parabens pelas dicas de passeio e achei o lugar muito maravilhoso da até vontade de conhece-lo.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

1. Obrigada, Robson, é um lugar que vale a pena conhecer.

Abraço!

12. Bemmm... as fotos mostram sítios mesmo lindos. E é assim mesmo, continuar mesmo contra as adversidades do tempo. ;)

13. Oi Cidália,

Parece ser um lugar maravilhoso e seu post me deixou querendo conhecer o quanto antes. Mesmo com a chuva, gostei de saber que vocês não desanimaram e fizeram os passeios que podiam, isto é o mais bacana, sem sombra de dúvidas, mostra a sua animação. Amei as fotos, mostrou bem como foi tudo!

1. Olá, Alice!
      Sim, é um lugar deslumbrante, tem muitas cachoeiras e os cânions são espetaculares! Fico feliz sabendo que você gostou do post, obrigada.

Beijos!

14. Que lugar lindo, adorei o post, que legal que vocês gostaram do passeio, as fotos ficaram ótimas.

1. Obrigada pelo comentário, Carol, o lugar é realmente lindo!

Beijos!

15. Destino que ainda preciso tirar da lista, um lugar que muito me interessa.

16. Que passeio legal. Gosto de gente assim que não se deixa abalar por uma chuvinha. Deu para perceber o otimismo no seu texto. Apesar de ser mineira ainda não conheço este lugar. Seu post só aumentou este desejo. Beijos

1. Nossa Jussara, em Minas tem lugares incríveis. No ano que vem tem um pessoal daqui que vai passar o carnaval em Capitólio.
      Obrigada, beijos!

17. Olá , viajar e tudo de bom . Faça chuva ou faça sol . O importante é aproveitar . Suas fotos ficar lindas , o lugar e encantador .