terça-feira, 17 de abril de 2018

Reclamações


Numa manhã chuvosa, após uma noite mal dormida, sem inspiração para escrever, ao ver uma publicação num dos grupos que participo, de vez em quando, das interações, me peguei refletindo.

Como tem gente que só sabe reclamar! Qualquer coisa é motivo para reclamação. Talvez um dia eu também tenha sido como essas pessoas. Talvez eu já tenha reclamado de tudo ao longo da vida.

Sim, já tenho muitos anos vividos, graças a Deus, e com o tempo aprendi que não devemos reclamar de nada. A gratidão passou a fazer parte dos meus dias. No momento em que abro os olhos, ao acordar, agradeço pela vida. Muitos não acordam. Meu pai deitou-se para dormir como fazia todas as noites e na manhã seguinte não acordou.

Algumas pessoas dirão: - Ah, mas eu não sou uma pessoa passiva, se algo não me agrada, reclamo. Não discordo dessas pessoas. 

Quando há alguma coisa errada que está nos prejudicando, então sim, há necessidade de reclamação.

Mas, reclamar à toa, reclamar apenas pelo fato de reclamar? A insatisfação faz parte do dia a dia dessas pessoas?

Penso que se algo não me agrada, deixo de fazer. Sem polêmica. Ninguém é obrigado a fazer nada contra a vontade. Se é uma troca, faço a minha parte mesmo que o assunto em questão não me agrade.

- Ah, Fulana, eu não sou como você. Eu reclamo mesmo. Não aceito coisa errada.

- Espera aí, não falei que aceito coisa errada. Só comentei que não reclamo por qualquer coisa.

- Cada um tem um ponto de vista.

- Sim, sem dúvida. Eu também reclamo, se algo não estiver me agradando. Ou simplesmente deixo àquilo de lado, ignoro.

Sou uma pessoa pacífica. Em tempos de guerra, penso que o melhor a fazer é semear o amor e não a discórdia. 


Só precisamos de um coração cheio de graça. De uma alma gerada pelo amor. Vamos dar mais amor ao mundo! ”


Nesse mundo virtual só conhecemos as pessoas através das fotos e do que elas escrevem.  Como elas se apresentam em seus perfis.

Desde que comecei a participar das interações, muitas pessoas passaram pelo meu blog e deixaram comentários. Assim como eu passei por muitos blogs e deixei comentários.

Sempre procurei cumprir as regras dos grupos. Já saí de um grupo quando a administradora não aceitou mais os blogs que não faziam resenhas de livros. Me senti um peixe fora d’água, vesti a carapuça e saí fora.

Ao invés de reclamar, seja grato, tenha empatia.


PS: Isto é apenas um desabafo, fique a vontade para fazer um comentário. Sua opinião será bem vinda!

Grata,

Cidália.







38 comentários:

  1. Infelizmente há muitas pessoas que só vivem reclamando da vida, e se esquecem de agradecer, reclamar todos tem o direito, mas reclamar por tudo acho isso errado, agradecer é tão bom, também penso como você o melhor é semear o amor e não a discórdia. Cidália bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lucimar, reclamar é um direito, mas reclamar à toa não vale a pena!! Obrigada pelo comentário e opinião!
      Beijos!

      Excluir
  2. Aplausos para esse desabafo oportuno e importante. É verdade, se as pessoas soubessem como a saúde mental se comporta diante de tanta reclamação talvez parassem um pouco e seriam mais gratas, mais amáveis, mais empáticas, enfim, seriam mais felizes.
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amilton, por complementar meu desabafo! Vamos priorizar a nossa saúde mental!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá , tudo bem Cidália? Acho que a experiência de vida faz com que vimos a vida de uma maneira mais valiosa . Aprendemos que não vale apena se extressar ,criar polêmica . Também tenho uns bons anos vivido e os meus problemas ou resolvo ou Largo de mão. Viver bem e em paz é minha meta . Me indentifique muito com seu pensamento. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia, tudo bem!!
      Sim, é verdade, temos que viver a vida da melhor maneira possível!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos.

      Excluir
  4. Sempre devemos ter um coração grato , e sempre optar por nao reclamar! Nao nos leva a nada e só revela o coracao ingrato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vany!! Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos.

      Excluir
  5. Reclamar assim não faz bem...acho que quando temos noção do valor de tudo que temos somos mais gratos e reclamamos menos
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz sabendo que você gostou do texto, Alécia!!
      Muito obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Só para lembrar do quanto temos que reclamar menos e agradecer muito mais! Adorei!

    ResponderExcluir
  7. EU sou como você mas acho que só chegamos nesse nível de maturidade com a idade, confesso que já desisti de 90% dos grupos por causas dessas reclamações diárias e sem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Érica! É isso mesmo!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Ótimo texto! É muito mimimi por pouca coisa, mas eu percebo que é os mais novos que sempre reclamam mais, ou seja é a geração da problematização, que não sabe dialogar, já vi muitas dessas reclamações nos grupos as vezes até eu tenho vontade de reclamar mas deixo pra lá pq não vai me acrescentar nada. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suzi, pelo comentário! Não vale a pena o estresse, não é mesmo?
      Beijos!

      Excluir
  9. É verdade, existem pessoas que só vivem reclamando, só conseguem enxergar o lado ruim da vida. Acabam deixando de aproveitar tantos momentos preciosos onde poderiam estar sorrindo, se divertindo. Depois que o tempo passar vão se dar conta de como perderam bons anos da vida só reclamando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Patrícia!! Obrigada por manifestar a sua opinião! Gostei muito!!
      Beijos!

      Excluir
  10. Acho que negativismo é uma doença ou então é mania mesmo porque tem gente que tem tudo e vive reclamando temos que agradecer a Deus pela vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cleuza, tem gente que gosta de viver reclamando à toa!
      Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Verdade, hoje em dia as pessoas reclamam mais e agradecem menos, qualquer motivo ou até mesmo opiniões diferentes, é motivo para reclamação, adorei o post, ele ficou ótimo, parabéns 😘

    http://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz sabendo que você gostou do texto, Pâmela!! Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  12. Achei extremamente válido esse post! As pessoas parecem que preferem viver reclamando ao invés de viver bem. Reclamam por motivos até mesmo inexistentes e se alguém tenta argumentar? Daí reclamam mais! Vamos viver em paz, gente. Adorei =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Daiana!! É muito melhor vivermos em paz, sem criarmos problemas por qualquer coisa. Obrigada pelo comentário e opinião! Gostei!!
      Beijos!

      Excluir
  13. Gratidão é o que mais devemos ter a Deus por nossa vida! nada pior do que pessoas que só reclamam!

    ResponderExcluir
  14. perfeito,"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.adoro essa citação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Melaine!! Muito obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  15. Tem hora que também vejo que algumas pessoas só conseguem reclamar das coisas, reclamam de tudo. Assim como vc, eu também acho que já fui assim, mas aprendi a priorizar as coisas boas da vida e não dar tanta importância as coisa ruins e isso é otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Sam Joyce!! Amei a sua opinião!
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Cidália.
    Tudo bom?
    Eu com os percalços da vida acabei aprendendo que não devo reclamar ate da própria sombra, pode acreditar já fui assim.
    Hoje em dia procuro viver minha vida mais agradecendo do que outra coisa, pois a vida é curta e temos que viver intensamente.
    Só reclamo ou brigo se for algo bem serio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, tudo bem!!
      Pois é, com o tempo a gente vai amadurecendo e percebendo que não vale a pena brigar por pouca coisa.
      Muito obrigada pelo comentário e desabafo!!
      Beijos!

      Excluir
  17. Olá, bacana o seu desabafo. Penso que ser uma pessoa que aceita a própria vida como uma graça e ser alguém em constante desagrado são fases ou estilo de cada um. Eu por exemplo sou uma constante insatisfeita, mas não quer dizer que saio por aí reclamando de tudo e de todos... Esta insatisfação, no meu caso me faz estar a todo tempo correndo atrás de transformação pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Meirilene, obrigada pelo comentário! Que bom que você usa a sua insatisfação para correr atrás da transformação pessoal!!
      Beijos!

      Excluir
  18. Que texto lindo Cidália, a gente quando amadurece percebe que reclamar não vai mudar a situação.
    Se está ruim, arregaça as mangas e faça melhor.
    Acho que mais nova também fui assim, apesar de ser sempre muito grata por tudo que sou e as pessoas que tenho a minha volta.
    Sempre agradeço cada graça a Deus porque me sinto privilegiada, sempre senti minhas preces atendidas e a presença forte do Pai ao meu lado.
    Uma das coisas que me incomodam é ver que as pessoas colocam defeito em tudo e reclamam de coisas que nem existem, apenas para mostrar que tem opinião e que são certas(a maioria nem são).
    Temos que agradecer sempre com o coração verdadeiro e cheio de amor.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz sabendo que você gostou do texto, Marisa! Muito boa a sua opinião, amei cada palavra!! É isso mesmo, temos que agradecer sempre! Abrimos os olhos ao amanhecer e nos deparamos com tantas coisas lindas. Basta olharmos à nossa volta!!
      Beijinhos!

      Excluir
  19. Oi,Cidália. Essa é a primeira vez que aqui estou, e adorei me deparar com esse desabafo. 
    Já fui uma daquelas pessoas que reclamavam de tudo, uma verdadeira chatice ambulante, como dizia minha mãe. Graças a Deus mudei os velhos hábitos, e hoje levo tudo numa boa. 
    Infelizmente muita gente cai nesse ciclo vicioso de reclamar e reclamar e reclamar... Vamos esperar mudanças delas também, e textos assim são ótimos para incentivo. 

    Beijos. 
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Johany! Que boa notícia, fico feliz sabendo que você gostou deste texto!!
      Muito bom seu depoimento! Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!

      Excluir